A Infectologia é a área da Medicina que estuda as doenças infecciosas e parasitárias, que são aquelas doenças causadas por micróbios ou germes (Ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos e prions). É reconhecida como especialidade médica pela AMB (Associação Médica Brasileira) e CFM (Conselho Federal de Medicina) há mais de 20 anos.
Antes de ser considerada uma especialidade médica, foi estudada por muito tempo como um ramo da clínica médica e, posteriormente, pela Medicina Tropical. Todavia, com a descoberta da penicilina e de novas tecnologias, diversos outros antibióticos também surgiram e com eles, consequentemente, os germes resistentes e as chamadas “superbactérias”. Paralelamente, a urbanização desordenada, a influencia humana no ambiente e a evolução dos meios de transportes, favoreceram o aparecimento e disseminação de novas doenças infecciosas e reaparecimento de outras que já haviam sido controladas no passado. Tais fatores, aliados à descoberta do HIV e da AIDS, implicam numa demanda crescente por médicos especialistas em doenças infecciosas, ou seja, infectologistas.
A Infectologia é atualmente uma das especialidades médicas mais completas, pois não estuda o ser humano apenas por um único órgão, mas como um todo; além de também atuar não somente na área clínica, mas também no controle das infecções hospitalares e na saúde coletiva, como base na elaboração e implementação das políticas de controle de endemias e epidemias. ⚫️