⚠️ Disclaimer: Embora o Dr. Thiago Mamede seja atualmente médico da GSK / ViiV Healthcare, os serviços aqui oferecidos e conteúdo disponibilizado neste site não possuem qualquer relação com a empresa, sendo responsabilidade individual do próprio médico; e não necessariamente correspondem a posicionamentos da GSK ou ViiV Healthcare.
Matéria publicada em Maio/2020 Por Thiago Mamede 🇧🇷, MD/MSc 
Médico Infectologista (CRM 52.75445-5 / RQE 17801)

O que é Telemedicina e quais as suas modalidades?

Este tipo de atendimento médico foi autorizado, em caráter extraordinário e transitório, pela Portaria do Ministério da Saúde Nº 467/2020, Resolução CREMERJ Nº 305/2020 e Lei 13989/2020, enquanto durar a pandemia de COVID-19.

Conforme Resolução CREMERJ Nº 305/2020, a TELEMEDICINA é composta pelas 4 modalidades descritas abaixo:

⚠️  Apesar da praticidade, todas as modalidades da TELEMEDICINA são limitadas do ponto de vista clínico, sendo possível que, durante a consulta, o paciente seja orientado a procurar uma unidade de atendimento para complementar com uma avaliação presencial. ⚫️

Por Thiago Mamede 🇧🇷, MD/MSc 
Médico Infectologista (CRM 52.75445-5 / RQE 17801)
OBS.: Matéria baseada em texto publicado no site do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, de autoria do próprio Dr. Thiago Mamede.

O que é Infectologia?

A Infectologia é a área da Medicina que estuda as doenças infecciosas e parasitárias, que são aquelas doenças causadas por micróbios ou germes (Ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos e prions). É reconhecida como especialidade médica pela AMB (Associação Médica Brasileira) e CFM (Conselho Federal de Medicina) há mais de 20 anos. 

Antes de ser considerada uma especialidade médica, foi estudada por muito tempo  como um ramo da clínica médica e, posteriormente, pela Medicina Tropical. Todavia, com a descoberta da penicilina e de novas tecnologias, diversos outros antibióticos também surgiram e com eles, consequentemente, os germes resistentes e as chamadas “superbactérias”. Paralelamente, a urbanização desordenada, a influencia humana no ambiente e a evolução dos meios de transportes, favoreceram o aparecimento e disseminação de novas doenças infecciosas e reaparecimento de outras que já haviam sido controladas no passado. Tais fatores, aliados à descoberta do HIV e da AIDS,  implicam numa demanda crescente por médicos especialistas em doenças infecciosas, ou seja, infectologistas.

A Infectologia é atualmente uma das especialidades médicas mais completas, pois não estuda o ser humano apenas por um único órgão, mas como um todo; além de também atuar não somente na área clínica, mas também no controle das infecções hospitalares e na saúde coletiva, como base na elaboração e implementação das políticas de controle de endemias e epidemias. ⚫️

Matéria foi ao ar em Outubro/2011 Por Thiago Mamede 🇧🇷, MD/MSc 
Médico Infectologista (CRM 52.75445-5 / RQE 17801)

Complicações em Piercings

Entrevista sobre complicações em piercings concedida à Marcela Morato, no programa Ligado em Saúde, do Canal Saúde em Outubro/2011. ⚫️