O Projeto de Extensão Universitária “Cidades de Fato”, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), está em andamento desde 1º de março de 2021. Atualmente em seu quinto ano, o projeto mantém parcerias com o Núcleo de Estudos Urbanos e de Cidades (NEUCIDADES) e com a Rádio Universitária UFT FM (96,9). Sob a coordenação do professor João Bazzoli, a iniciativa reúne acadêmicos e colaboradores voluntários que produzem entrevistas semanais no formato de podcast.
O grupo desenvolveu as suas ações que estiveram voltadas para o campo da Divulgação Cientifica. Assim, o Cidades de Fato acompanhou o desenvolvimento do Projeto Palmas Participa seguindo uma linha do tempo bem definida. Em 2024, o foco esteve direcionado para a elaboração da “Agenda Popular pelo Direito à Cidade”. As atividades iniciaram com a panfletagem realizada em 27/08/2024, seguida da Oficina de Participação Popular em 30/08/2024, na Associação dos Moradores do Aureny IV. O processo culminou no seminário final, realizado em 09/11/2024, na sede do MST, em Palmas, ocasião em que a Agenda Popular pelo Direito à Cidade foi oficialmente entregue às lideranças e autoridades locais.
A partir dos resultados alcançados na atividade de elaboração da “Agenda Popular” e do diálogo estabelecido com a Associação de moradores do Jardim Aureny IV, firmou-se para o ano de 2025 um compromisso institucional (UFT e Associação) de elaboração de um Plano de Bairro para a localidade. Neste momento o trabalho do grupo direcionou os seus esforços para cumprir a sua missão de Divulgação Cientifica no acompanhamento e registro minucioso das atividades realizadas na construção coletiva deste Plano de Bairro, evidentemente dando continuidade, porém, aprofundando os olhares para entender as demandas da população, participar de diálogos amplos, compreender o compartilhamento de experiências e vivências, sempre voltados à unidade e coesão entre os próprios moradores.