28 de agosto de 2024
APRESENTAÇÃO
Deslocar a concepção de ensino de línguas do âmbito meramente linguístico para o contexto político dos diversos modos de utilização de uma língua em uma esfera global em expansão, nos parece ser essencial para entendermos os entrelaces entre língua, cultura, economia, política e sociedade num mundo cada vez mais hiperconectado.
Discutir línguas e seus processos de ensino-aprendizagem é transitar em territórios de disputas culturais, sociais e linguísticas. No mundo globalizado, as influências das múltiplas linguagens, seus repertórios linguísticos e suas formas de comunicação se tornam materialidade linguística de extrema importância para o professor de línguas na contemporaneidade. Nesse entendimento nasce o Fórum CLAC – Decolonialidade no ensino de línguas adicionais e materna na esfera da extensão universitária.
Para tanto, buscamos o ensino decolonial como possibilidade pedagógica para a construção de repertórios linguísticos, com especial atenção a línguas adicionais e língua materna com suas influências coloniais, simbólicas, códigos e modos de comunicação para criar processos de ensino-aprendizagem mais significativos, democráticos, decoloniais, fluidos e abrangentes. Uma vez que ao utilizarmos o ensino decolonial como prática pedagógica, abraçamos as diversidades linguísticas e culturais locais e estamos abertos as suas diferentes formas de expressão. Os estudos decoloniais nos desafiam a repensar as fronteiras linguísticas, sociais e políticas e a reestruturar nossas práticas pedagógicas.
Esperamos que este evento, possa por meio de seus trabalhos, apresentações e discussões oferecer reflexões teórico-metodológicas que transcendam as barreiras linguísticas tradicionais, permitindo a todos nós repensarmos nossas práticas didáticas para contemplarmos as relações entre indivíduos de diferentes origens linguísticas, culturas e sociedades. Que possamos assim promover, nesse mundo moderno aulas de perspectiva decolonial e de compreensão mútua ao reconhecermos e valorizarmos nossas identidades, variações linguísticas, usos e as diversas formas de expressão cultural de nossas línguas.