No segundo trimestre, o Centro de Educação e Cidadania La Salle Zé Doca iniciou o Programa de Formação em Manipulação de Alimentos e Nutrição Sustentável, com o primeiro módulo Boas Práticas na Produção e Conservação de Alimentos. O objetivo foi promover conhecimento sobre segurança alimentar e qualidade nutricional, capacitando cozinheiros, auxiliares de cozinha, profissionais de serviços de alimentação e demais interessados em práticas culinárias conscientes e seguras.
O programa foi desenvolvido de forma teórica e prática. As participantes aprenderam sobre os perigos de contaminação na produção de alimentos, os diferentes tipos de contaminação e as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), além das formas de prevenção, como a higienização correta das mãos, frutas, verduras e legumes. Também foram apresentadas as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que normatizam o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
Ainda neste trimestre, o CEC La Salle Zé Doca realizou a Primeira Ação Social do ano, em parceria com o Colégio La Salle, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A iniciativa teve como objetivo promover o autocuidado e a autoestima das mães de alunos atendidos pelo AEE. Foram ofertados serviços de beleza, como design de sobrancelhas e maquiagem, realizados pelas mulheres do projeto Empreendedorismo e Cidadania Feminina, também desenvolvido pelo CEC, que puderam colocar em prática e aperfeiçoar seus aprendizados.
Além dos cuidados estéticos, a equipe do CEC e do AEE proporcionou um momento de diálogo e escuta, com conversas sobre a importância do autocuidado, o impacto da sobrecarga emocional e a valorização da mulher para além do papel materno. A atividade promoveu leveza, bem-estar e reconexão com a própria identidade, fortalecendo a rede de apoio entre as participantes e contribuindo para a saúde emocional das mães atendidas.
Em agosto, o Programa de Formação em Manipulação de Alimentos e Nutrição Sustentável terá continuidade com o segundo módulo – Aproveitamento de Alimentos, que busca capacitar os participantes a implementar e disseminar técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo para uma sociedade mais sustentável e nutricionalmente consciente.
Também será iniciado o projeto Google para Educadores: Transformando a Sala de Aula, com o objetivo de capacitar professores no uso de ferramentas e recursos digitais. A proposta é apoiar o desenvolvimento de competências essenciais para uma prática pedagógica mais eficiente, inovadora e alinhada às demandas da sociedade contemporânea, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.