Voluntariado Lassalista e Missão Lassalista Norte e Nordeste 2025
Missionárias Beatriz Helena Oliveira e Maria Regina Laner
Missionárias Beatriz Helena Oliveira e Maria Regina Laner
Realizamos a Missão Lassalista com imensa alegria no período de 12 de maio a 27 de junho de 2025, e com profundo sentimento de gratidão e um forte desejo de retornar às Comunidades por onde passamos durante uma fase tão importante e significativa da nossa trajetória profissional. Com certeza, foi uma experiência tão desafiadora quanto enriquecedora.
Tivemos a oportunidade de conhecer ou revisitar novas obras, como o Colégio La Salle de Ananindeua, a Escola La Salle, localizada no bairro Icuí, também em Ananindeua, Pará. No Maranhão, retornamos ao Colégio La Salle Zé Doca, em Presidente Médici, onde agora a Comunidade assume uma nova frente na Missão Educativa, com a Casa Familiar Rural. Também vivenciamos momentos significativos com a Comunidade de São Vicente Férrer. Cada uma dessas obras possui suas particularidades, mas todas compartilham o mesmo propósito: a vivência da Missão Educativa Lassalista.
Em cada Comunidade por onde passamos fomos recebidas com respeito, carinho e reconhecimento, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Vivenciamos experiências diversas e desenvolvemos diferentes trabalhos. Cada local teve sua singularidade e nos marcou de forma única.
Em Ananindeua, tivemos a oportunidade de realizar diversas atividades: trabalhamos com os alunos do Terceirão no Colégio La Salle sobre o Voluntariado Lassalista, participamos da missa em homenagem ao Fundador São João Batista de La Salle, trabalhamos com as professoras da Educação Infantil da Escola La Salle, participamos do encerramento da Semana de La Salle, visitamos famílias acompanhadas pela Comunidade dos Irmãos, vivenciando o bonito trabalho de oração e acompanhamento às famílias necessitadas do bairro Icuí. Participamos de Celebrações Eucarísticas, além de um significativo momento de oração com o grupo de “Pais que Rezam pelos Filhos”, além de partilhar a alegria e a cultura local durante a encantadora Festa Junina no Colégio La Salle.
A Comunidade de Presidente Médici nos recebeu com o seu acolhimento característico. Pudemos reviver a vida comunitária e realizar atividades com os alunos, como oficinas de massa caseira e crostolis, atendimento individual aos alunos de 1º e 3º Anos, palestra sobre Juventude, Voluntariado e Missão e, juntamente com a secretária Verônica Fossatti e a coordenadora pedagógica Ana Cristina, revisamos a documentação para o reconhecimento do Curso Técnico de Nível Médio, na modalidade integrada ao Ensino Médio, com habilitação em Agropecuária , desenvolvido em regime de alternância, da Casa Familiar Rural Presidente Médici. A convivência com a Comunidade foi marcada pela participação ativa e pelo calor humano que nos tocou profundamente.
A convivência com a Comunidade Religiosa e Educativa de Zé Doca, no ano em que a escola celebra seu décimo aniversário como Instituição de Ensino Regular, foi marcada por momentos significativos de emoção e alegria. Trata-se de uma Comunidade que se destaca pela qualidade das relações interpessoais e pelo ambiente de convivência harmoniosa. A Direção da unidade promoveu uma série de encontros, diálogos e ações formativas com os alunos, equipes dos Serviços Pedagógicos e Administrativos, colaboradores dos Serviços Gerais, participantes do Projeto Viver o La Salle e integrantes do Grupo de Jovens Pajula.
Em São Vicente Férrer, fomos calorosamente acolhidas por uma Comunidade comprometida com a busca de novos caminhos para vivenciar e fortalecer a Missão Lassalista, em integração com o município e a zona rural. Realizamos formações voltadas a pais e professores, com foco no fortalecimento do vínculo entre escola, família e comunidade.
Na Comunidade de Vista Alegre promovemos uma “roda de conversa” com as mulheres locais, durante a qual desenvolvemos uma oficina de bolos com reaproveitamento de cascas, além de uma oficina de jogos voltada aos alunos atendidos pelo Ir. Reinaldo, no reforço escolar.
Também visitamos a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Infantil Branca de Neve e a Escola Municipal Educandário São Vicente Férrer, fortalecendo, assim, o diálogo institucional.
No espaço do Projeto Fermento encontramos um grupo de mulheres engajadas e esperançosas. A oficina de bolos foi marcada por ativa participação, demonstrando interesse e envolvimento coletivo na proposta.
Neste momento, Regina retorna ao Sul e Beatriz segue a missão até Altamira e Uruará.
Retornar para lugares onde marcamos e fomos marcados é sempre um motivo de muita alegria. Poder partilhar saberes e afetos, reconhecer que os valores, a cultura e o carisma Lassalista seguem sendo cultivados só enche o nosso coração de alegria e de esperanças.
As comunidades de Uruará e Altamira seguem sendo comunidades religiosas e educativas acolhedoras. Nessas comunidades partilhamos a caminhada missionária com as equipes diretivas, com os educadores e demais colaboradores. Convivemos com os alunos e com as atividades que lá estavam acontecendo: festas juninas, feira da cultura paraense, festa da Eucaristia, além do diálogo e a convivência fraterna com todos.
Em Altamira tivemos a oportunidade de partilhar com as famílias uma reflexão sobre o bullying e a importância da escola e a família atuarem juntas na educação das crianças e jovens.
Finalizando, para nós, a Missão Lassalista acontece:
Na periferia.
No pôr do sol iluminado.
Na confiança de uma educação digna, possível e acessível para todos.
Na fé e na esperança.
Na alimentação preparada com esmero.
No ambiente acolhedor e cheio de espiritualidade.
Na beleza das flores e da vegetação.
No diálogo fraterno.
Na acolhida.
O Voluntariado Missionário acontece, enobrece, enriquece e dá sentido ao viver do Missionário Lassalista. Que outras missões possam vir, estamos dispostas e abertas para acolhê-las. Que Deus suscite novos voluntários para essa messe, que sabemos é grande e poucos são os missionários.
Nossa gratidão à vida, às oportunidades de crescimento, à Equipe Provincial, às Comunidades Missionárias Lassalistas, a São João Batista de La Salle.
Viva Jesus em nossos corações. Para sempre!