Com 130 anos de atuação em Porto Alegre (RS), a ser comemorado no dia 15 de agosto, a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio é referência em responsabilidade social e transformação de realidades. A instituição atende, anualmente, cerca de 1.400 crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo acolhimento, educação e formação profissional. Somente em 2024, foram servidas mais de 57 mil refeições e ofertados 15 cursos de aprendizagem, com foco na inserção qualificada no mercado de trabalho. A instituição abriga 160 crianças de zero a 18 anos incompletos, as quais foram afastadas de suas famílias devido a diversas violações de direitos.
Segundo João Rocha, gerente do Pão dos Pobres, esses números traduzem mais do que ações sociais: são indicadores de compromisso e resultado. “Nossa missão vai além do cuidado imediato. Trabalhamos para garantir oportunidades reais de autonomia e cidadania, sempre com transparência e responsabilidade no uso dos recursos”, afirma.
A atuação da instituição se sustenta por meio de parcerias com empresas, doadores e poder público, em uma rede colaborativa que potencializa o impacto social. Para Rocha, investir na instituição é contribuir com uma trajetória de sucesso coletivo: “Cada curso, cada prato servido, cada jovem inserido no mundo do trabalho é fruto de um esforço conjunto. Os parceiros são parte essencial dessa transformação.”
Neste marco de 130 anos, a Fundação convida novos apoiadores a somarem forças em projetos que transformam vidas e geram legado social. Com credibilidade, gestão profissional e resultados comprovados, O Pão dos Pobres segue como um agente essencial de inclusão e desenvolvimento humano.
Maio/2025
Entrega do pin comemorativo aos 130 anos e camisetas aos nossos parceiros
13/06/2025
Festa Santo Antônio
Dirigida pela Província La Salle Brasil-Chile, a Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio tem como missão potencializar o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens em uma perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioassistenciais. Seu trabalho se dá a partir do apoio de empresas, convênios públicos e comunidade que colaboram para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.
Suas frentes de atuação são:
Centro de Educação Profissional;
Acolhimento Institucional;
Centro de Atendimento Integral.
Acesse e saiba mais: paodospobres.org.br