Após muitos encontros e reuniões, em fevereiro de 2023, inicia na Casa Familiar Rural Presidente Médici, antigo espaço do Centro Educacional La Salle, a 1ª Série do Curso de Ensino Médio Integrado com o Técnico em Agropecuária, com 81 jovens oriundos em sua maioria da zona rural. Em 2025, a está com mais de 120 estudantes vindos de 47 localidades de 10 municípios da região e se prepara para formar os primeiros 39 Técnicos em Agropecuária. Um início promissor, mas também desafiador! Juridicamente, a instituição é dirigida pela Associação Casa Familiar Rural Presidente Médici/MA (ASCAFARME).
A Casa Familiar Rural está inserida numa realidade socioeconômica caracterizada por baixos índices de desenvolvimento e de escolaridade, agricultura de subsistência, pecuária extensiva, precipitação média anual baixa. Isso torna a população com pouco acesso a recursos hídricos, dificultando a produção de culturas irrigadas. Mostra a urgência na formação de profissionais que tenham capacidade de lutar para reverter o quadro de estagnação vigente.
O Curso está alicerçado na Pedagogia da Alternância, nascida na França em 1935, em que o estudante fica internado por 15 dias no Tempo e 15 dias no Tempo Comunidade. O currículo integra ensino e prática, dialoga com os saberes e práticas de cada estudante. Resgata a identidade camponesa e contribui para a permanência da juventude no campo. Ajuda no fortalecimento da agricultura familiar, na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais da Amazônia Maranhense.
A abertura da Casa Familiar Rural Presidente Médici responde aos objetivos da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028) de ampliar a conscientização pública sobre o papel dos agricultores familiares na sociedade e na economia e oportunizar a adoção de políticas de apoio à agricultura familiar sustentável e diversificada. Apoia na assessoria técnica para o cultivo de subsistência e formação agrícola das famílias e na criação de associações comunitárias e cooperativas agrícolas. Impacta na segurança alimentar e nutricional, qualidade de vida, geração de renda e permanência do jovem na família. Forma líderes e cidadãos comprometidos com o Cuidado da Casa Comum e, indiretamente, faz o La Salle retomar o protagonismo dos Cursos Supletivo de Ensino Fundamental e de Magistério (1984 a 2011) na região do Alto Turi Maranhense.
Maio/2025
Lançamento do PAGES: Projeto Amazônico de Gestão Sustentável
Junho/2025
Festa de São João do Maranhão