Todas as formas de vida consagrada buscam novos modelos de Pastoral Vocacional. Além disso, essa é uma das prioridades repetidas em todos os Capítulos Gerais. O novo modelo de Pastoral Vocacional para a vida de Irmão somente pode ser encontrado nos dias de hoje no contexto de uma “cultura vocacional”, uma Pastoral Vocacional Lassalista bem desenvolvida e em complementariedade e colaboração mútua com uma Pastoral Vocacional para a Associação. Com essa nova mentalidade, consciência e prática pastoral, a Pastoral Vocacional para a vida do Irmão exige que despertemos o interesse pela vida, identidade e missão do Irmão. Somente podemos transmitir eficazmente essa mensagem através da perspectiva, da cultura e da linguagem dos jovens. Acompanhá-los de perto e com total liberdade pode ser o momento oportuno para convidá-los a considerar o discernimento da vocação do Irmão. Contudo, em todo momento estamos conscientes de que essa é a obra de Deus. É Ele “quem faz crescer” (1Cor 3, 7).
BOAS PRÁTICAS DA PASTORAL VOCACIONAL PARA A VIDA DE IRMÃO
1. Acompanhamento pessoal para o discernimento vocacional da vocação de Irmão.
2. Conversas ou apresentações sobre as vocações na Igreja que incluam explicitamente a vocação do Irmão.
3. Presença ativa dos Irmãos em atividades vocacionais promovidas pela Igreja local e/ou por outros institutos religiosos.
4. Programas de acompanhamento que incluam oportunidades de discernimento vocacional para jovens interessados na vida de Irmão.
5. Experiências comunitárias do “Vinde e vede” para os interessados na vocação de Irmão.
6. Experiências vocacionais consistentes em um programa intensivo de atividades vocacionais para jovens interessados na vocação de Irmão.
7. Experiências de imersão missionária que incluam uma experiência intensa, mas de curta duração, de Associação para o serviço educativo dos pobres para os jovens interessados na vocação de Irmão em que se promovam atividades de desenvolvimento humano e evangelização.
8. Promoção direta e explícita da vocação de Irmão no plano provincial de Pastoral Vocacional, com um responsável em tempo integral, apoiado por uma equipe e os recursos necessários.
9. Comunidades mistas de Irmãos e Leigos nas quais os Irmãos se sintam animados e desafiados a viverem sua vocação com autenticidade.
Comunidades intercongregacionais que ponham em evidência a identidade e a missão do religioso Irmão.
POSSÍVEIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PASTORAL VOCACIONAL PARA A VIDA DE IRMÃO OU IRMÃ
1. Todos os Lassalistas conhecem e podem expressar a identidade e a missão dos Irmãos.
2. As comunidades de Irmãos estão abertas e disponíveis para chegar, acolher e acompanhar os Lassalistas em seus itinerários vocacionais, especialmente os jovens.
3. Os membros da comunidade educativa conhecem os Irmãos da comunidade local ou aqueles que visitam regularmente a obra educativa.
4. Os membros da comunidade educativa expressam seu apreço pela contribuição dos Irmãos à missão.
5. Há um número crescente de Irmãos que se dedicam à Pastoral Vocacional centrada na vocação do Irmão.
6. As comunidades e os ministérios educativos fomentam a oração pelas vocações de uma forma criativa e comprometida.
7. Todos os Lassalistas têm a oportunidade de se encontrar diretamente com os Irmãos.
8. As atividades vocacionais em cada ministério educativo comunicam aos Lassalistas a vida consagrada do Irmão como um chamado de Deus.
9. Os Irmãos encontram uma maior satisfação com suas vidas de fé, vida comunitária e ministério educativo.
10. Os Irmãos participam nas atividades locais de Pastoral Vocacional e nos esforços da Província com os pobres.
11. Os Irmãos participam em encontros vocacionais locais e provinciais com o testemunho de seu modo de vida.