Esperamos que a leitura e reflexão desta Circular animem você a um maior compromisso com esta pastoral e missão. Usamos a parábola do semeador como uma analogia para a obra de Deus. De um lado, somos como a terra que recebe a semente que Deus semeia; e de outro, somos como mediadores do semeador, trabalhando para que sua semente chegue a toda a Terra.
A Pastoral Vocacional envolve cada Lassalista de forma pessoal, bem como todas as comunidades e obras educativas. Os animadores das Províncias têm uma responsabilidade particular nesta Pastoral. São eles que identificam, nomeiam, animam e acompanham aqueles que realizam o trabalho específico da Pastoral Vocacional. Um plano de Pastoral Vocacional deve ser elaborado, organizado e implementado por pessoas específicas, que assumem o protagonismo na promoção deste plano, contando com a corresponsabilidade de todos.
Às vezes, além de semear, os responsáveis da Pastoral Vocacional gostariam de ver resultados mais palpáveis na missão que lhes foi confiada. Por isso, às vezes temos que integrar momentos de solidão, frustração e desânimo com momentos de alegria, encorajamento, fé e esperança. Como Lassalistas, devemos fazer da Pastoral Vocacional parte de nossa própria identidade, bem como apoiar e animar os encarregados de animar a Pastoral Vocacional. Essas pessoas o fazem muitas vezes com generosidade, compromisso e em muitas ocasiões se desgastam. É importante sustentá-los com nosso apoio direto e pessoal e com nossa oração, assegurando seu bem-estar, sua saúde física, espiritual e vocacional. É responsabilidade dos animadores provinciais acompanhá-los e assegurar-lhes oportunidades de formação permanente, de reflexão e renovação, além de uma Pastoral Vocacional de qualidade adaptada aos desafios dos homens e mulheres de hoje.
A convicção de que o campo e a colheita são obra de Deus nos permite assumir a Pastoral Vocacional com uma perspectiva de esperança, serviço, gratuidade e fé. No final das Meditações para o Tempo de retiro, João Batista de La Salle nos convida a considerar a recompensa que Deus nos concede neste mundo. Reconhecemos que, através da Família Lassalista, muitos jovens e adultos chegam a descobrir sua vocação em resposta ao plano de salvação de Deus. La Salle nos convida a agradecer a Deus todos os dias por este dom e a “pedir-lhe… com toda insistência, que se digne aumentar vosso Instituto, e o faça frutificar de dia para dia, a fim de que, como diz São Paulo, os corações dos fiéis se consolidem na santidade e na justiça” (RM 207, 3).
Finalmente, é importante recordar que tudo o que faz parte de uma “cultura vocacional” é o fundamento de todo o nosso trabalho nesse campo. Deus chama todos a viver nossa vocação pessoal, seja qual for nosso estilo de vida, nossa idade ou nossa missão particular. Portanto, podemos oferecer o tesouro da vocação lassalista a todos quantos creem e também aos que estão distantes de nossa Igreja. Os Lassalistas de todo o mundo, com seus compromissos concretos e cotidianos, dão vida genuína a esse ideal e continuam abertos a novas formas de descobrir a presença de Deus em nossa Família Lassalista.
Oração do(a) Animador(a) Vocacional Lassalista
Senhor, Deus de todos os corações,
Nós vos agradecemos por plantar em nossos corações a semente de nossa vocação.
Obrigado pelo dom do carisma lassalista,
Um carisma que inspirastes em São João Batista de La Salle e nos primeiros Irmãos,
E um carisma que nos chega hoje com força renovada.
Obrigado pelos muitos e maravilhosos Lassalistas que,
Com o tempo, fizeram possível tantas coisas boas.
Hoje nos chamais a fazer o mesmo, para que nosso carisma continue dando frutos abundantes.
Obrigado por nos permitir descobrir e partilhar juntos
O dom de saber que somos chamados a vos seguir,
Como homens e mulheres comprometidos com essa missão educativa,
Especialmente para os mais necessitados.
Abençoai essa obra que é vossa.
Abençoai todas as famílias, crianças, jovens e adultos.
Abençoai todos os que entregam sua vida a vós e aos demais,
Especialmente os educadores lassalistas.
Abençoai os que se comprometem na Pastoral Vocacional.
Abençoai todos quantos ajudam outras pessoas a descobrir, discernir e acompanhar sua vocação.
Abençoai especialmente todas aquelas pessoas às quais foi confiada a Pastoral Vocacional Lassalista.
Abri, Senhor, nossos corações:
- Para que não cedamos ao desânimo e vivamos na alegria, na coragem e na esperança de saber que todos estamos em vossas mãos.
- Para que nossa fé partilhada fortaleça nosso próprio compromisso com o ministério das vocações lassalistas.
- Para que acompanhemos os demais, que nos deixemos acompanhar por outras pessoas, para descobrir a vocação à qual cada um está chamado.
- Para que os Lassalistas – Irmãs, Irmãos, sacerdotes e outros comprometidos na missão lassalista – vivam sua própria vocação como autênticas testemunhas.
- Para que reconheçamos, junto de vós, que “GRANDES COISAS SÃO POSSÍVEIS”.
Invocamos a intercessão de São Benildo, apóstolo lassalista das vocações, e a proteção de Maria, Rainha e Mãe de todas as vocações.
Amém.
Irmão Superior Geral e
Irmãos Conselheiros Gerais