Neste capítulo, nos centramos naqueles que percebem um chamado a levar adiante seu desejo de serem Lassalistas. São pessoas casadas, solteiras48, comprometidas com a vida familiar, ou atualmente não casadas, cada uma delas envolvida de alguma forma (como educadores, diretivos, catequistas, voluntários, pais e mães, antigos alunos, etc.) na missão lassalista e que querem desenvolver e aprofundar sua vocação lassalista.
O caminho rumo à Associação está aberto a pessoas de outras crenças religiosas, sempre e quando satisfaçam os cinco critérios da Associação:
1) “uma vocação inspirada no carisma de São João Batista de La Salle e seus valores;
2) uma vida de fé que descobre Deus na vida cotidiana à luz da Escritura, e para as pessoas de outras religiões, à luz de seus próprios textos sagrados;
3) uma experiência comunitária de uma forma ou outra adaptada à identidade de seus membros;
4) uma missão de certa duração que proporcione aos indivíduos o serviço educativo dos pobres; e
5) uma abertura de espírito que permite ver mais além do ambiente específico/local e imediato”49.
Embora seja verdade que, em um sentido amplo, todos os Lassalistas participam na missão “juntos e por associação”, aqui nos referimos a um convite direto a considerar a Associação lassalista como um compromisso para o resto da vida. Deus chama os Lassalistas Associados para a missão a participar na construção do Reino de Deus da forma apropriada a seu estado de vida50. Estamos conectados com a mesma Igreja que promove cada vez mais o desenvolvimento das famílias carismáticas. É evidente que há uma maior consciência de que a família carismática assegura a vitalidade futura do carisma de cada congregação51. Nos dias atuais, o carisma lassalista necessita da complementariedade de todas as vocações lassalistas: Irmãos, Irmãs, Associados e outros Lassalistas.
Com relação à Associação, recordamos o que já se falou na Circular 461. Ela afirma que a Associação representa o vínculo que une todas aquelas pessoas comprometidas com a missão lassalista, ou seja, a quantos se percebem responsáveis por ela e contribuem para sua vitalidade. Este vínculo pode expressar-se de diferentes maneiras:
- Para os Irmãos, é um voto que faz parte de sua profissão religiosa.
- Alguns leigos lassalistas o expressam publicamente depois de um processo pessoal e segundo os costumes de sua Província.
- Outros leigos preferem vivê-lo implicitamente através de seu compromisso na missão lassalista e de acordo com as características descritas nesta Circular. São Associados de fato52.
A Associação é um processo, e em algum lugar deste processo o Lassalista chega a um momento de descobrir o chamado a um compromisso para o resto da vida. Em consequência, nem todo Lassalista é Associado53. A Associação é gradual, e não um momento final ou um status adquirido54. A Associação oferece ao Lassalista a oportunidade de viver uma vocação com o mesmo compromisso de santidade como, por exemplo, a vocação do Irmão.
Em nível humano, o processo de Associação é o chamado interior a participar e identificar-se com a comunidade e a missão, em consonância com o carisma de São João Batista de La Salle e seus valores. A nível cristão, é o chamado do Espírito Santo a viver plenamente o próprio compromisso batismal como leigo em um grupo ou comunidade intencional55 para a missão e através da espiritualidade de João Batista de La Salle.
Portanto, este pode ser o conceito de Associado:
Um(uma) Associado(a) é uma pessoa que, ao partilhar a missão lassalista em uma de suas múltiplas formas, sente o chamado a aprofundar a espiritualidade e as dimensões comunitárias do carisma. Os(as) Associados(as) seguem um itinerário dinâmico56 para desenvolver: sua vocação lassalista, a missão com os pobres, uma vida de fé, o sentido de pertença à comunidade, e sua abertura à universalidade da missão lassalista57. Terão progredido consideravelmente em seu processo de formação lassalista58 e se comprometem na Associação durante um período de tempo definido59.
48 Dentro da Família Lassalista também há um bom número de religiosos de outras congregações e sacerdotes que partilham a missão e também se sentem chamados à Associação.
49 Circular 447, pág. 4-5.
50 Irmãos das Escolas Cristãs, 2019. Circular 461 – Associados para a Missão Lassalista… um ato de ESPERANÇA. Roma (2. 5. 1).
51 Cf. Associação AMCG – Famílias Carismáticas. Elementos fundamentais para elaborar a Carta de Identidade da Família Carismática. Roma, 12 de maio de 2018.
52 Cf. Circular 461 (4. 10).
53 Circular 461 (4. 18).
54 Circular 461 (2. 4. 1).
55 Intencional se refere ao desejo que mostram os membros desses grupos ou comunidades a viver explicitamente os dinamismos lassalistas; cf. também a Circular 461 (6. 10).
56 Circular 461 (2. 1).
57 Irmãos das Escolas Cristãs, 2000. Circular 447, Documentos do 43º Capítulo Geral. Roma (p. 4).
58 Circular 461 (4.20).
59 A Circular 461 (2. 7) apela à Província e seu Conselho a determinar a possibilidade deste compromisso (Cf. (4. 12); ver também a Circular 447 (p. 5).