“Meu primeiro contato com La Salle foi quando comecei a trabalhar como professor. Eu buscava um trabalho no qual pudesse desenvolver minha profissão educativa. Pouco a pouco, através da formação, descobri a vitalidade do carisma lassalista e me envolvi na missão educativa com os mais necessitados... ‘De um compromisso a outro’, senti que não tinha apenas necessidade de partilhar a missão, mas também a espiritualidade e a experiência comunitária. Após um período de formação e experiência em comunidade, decidi começar o processo da Associação”44.
A grande genialidade de São João Batista de La Salle não foi a criação da escola cristã, que já tinha sido inventada. Seu grande êxito foi que cada escola fosse animada por uma comunidade45. “Juntos e por associação” foi a alma, a peça essencial que assegurou o êxito dessas primeiras comunidades. Durante mais de 250 anos, uma “árvore” única cresceu no “jardim lassalista”, o Instituto dos Irmãos com uma vocação original: a vida religiosa apostólica.
A partir da segunda metade do século passado, uma semente inesperada começou a crescer em nosso “jardim lassalista”, um novo tipo de “árvore”, uma vocação, a do lassalista46. Inicialmente foram tímidos colaboradores na missão dos Irmãos; depois foram “colaboradores”; e mais tarde, no ano 2000, como resultado do 43º Capítulo Geral, alguns chegaram a ser Associados. Pouco a pouco, sem o ter previsto, os Irmãos deixaram de ser, em muitos lugares, os únicos responsáveis e protagonistas da escola lassalista.
Entre os Lassalistas que se comprometem com a missão, também há aqueles que querem partilhar em comunidade47 e encontrar novas formas de viver “juntos e por associação”. Esses Lassalistas vivem sua espiritualidade de modo excepcional, e vêm trazer uma contribuição essencial à missão lassalista. Hoje em dia não podemos pensar no “jardim lassalista” sem semear, animar e cuidar da vocação dos Associados como colaboradores lassalistas. Trata-se de uma Pastoral Vocacional para o processo de Associação.
44 Um professor anônimo.
45 Irmão Pedro Gil, https://youtu.be/HuHg9Boos30.
46 A vocação das Irmãs Lassalistas também surge durante estes anos.
47 “A Associação implica ser membro de uma comunidade para a Missão”, Circ. 461, 2. 1. Ver também em “O Instituto reforça sua ‘unidade na diversidade’, dando-se conta de que seu objetivo principal é assegurar o futuro da Missão Lassalista através de novas formas de vida comunitária”, 6. 9.