Entre os dias 3 e 8 de março de 2025 deslocaram-se ao Instituto Joan Llopis Mari, em Cullera, Espanha, 10 alunos e três docentes. Foram objetivos desta mobilidade:
- Conhecer diferentes estilos e métodos de ensino;
- Promover o desenvolvimento de um sentido de cidadania global, incentivando os participantes a preocuparem-se com questões sociais e ambientais a tornarem-se agentes ativos de mudança nas suas comunidades.
- Reforçar a importância da inclusão e do respeito pela diversidade cultural, combatendo a xenofobia e o racismo.
- Conhecer o papel e a importância das organizações que trabalham com imigrantes, os serviços que oferecem (apoio jurídico, social, linguístico, etc.) e os desafios que enfrentam no seu trabalho.
- Reforçar as competências interculturais, a autoconfiança e a consciência cultural.
- Conhecer a tradição das Fallas através dos seus artefactos e da sua história.
- Compreender o simbolismo e o significado cultural das Fallas em Valência e Cullera.
- Aprender a história de Cullera e do seu Castelo, o seu papel na região e o seu significado ao longo de diferentes períodos.
- Aumentar o apreço pelo património cultural e a capacidade de relacionar o conhecimento histórico com a sociedade contemporânea.
- Visitar a Cidade das Artes e o centro de Valência, de modo a conhecer a obra de Santiago Calatrava e alguma das tendências arquitetónicas contemporâneas.
- Visitar o Museu da Ciência e o Oceanogràfic: Os alunos foram encorajados a explorar as exposições; a questionar; a observar a diversidade da vida marinha em habitats recriados; a reconhecer ecossistemas marinhos e as interligações entre as diferentes espécies; explorar diferentes ecossistemas marinhos recriados e aprender sobre as suas características; discutir a importância da conservação marinha e os desafios que os ecossistemas oceânicos enfrentam.
- Aumentar o apreço pelo património histórico, reforçar o sentido do lugar e compreender de que forma a arquitetura e o design urbano contribuem para a identidade de uma cidade.
- Promover o trabalho em equipa, a colaboração e a cooperação entre os alunos, independentemente das diferenças culturais ou linguísticas.
- Estimular a curiosidade intelectual, o pensamento crítico e uma compreensão mais profunda do mundo que nos rodeia.
- Compartilhar aspetos da sua própria cultura, tradições e perspetivas, promovendo compreensão mútua, respeito e amizade.
- Melhorar as competências de comunicação dos alunos, em inglês, num contexto multicultural.
A interação com estudantes e professores de outros país promoveu a colaboração intercultural e a troca de ideias, fomentando amizades e parcerias.