EXÉRCITO BRASILEIRO

Instituto Militar de Engenharia

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 


Seção de Engenharia de Materiais (SE/8)

Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais

Histórico e Contextualização

Reconhecendo que o desempenho dos sistemas de engenharia é limitado pela disponibilidade de materiais adequados, o Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) do Instituto Militar de Engenharia (IME) se baseia na ideia de que os complexos problemas tecnológicos com que o País se defronta podem ser resolvidos por meio da formação de recursos humanos de alta qualidade e de programas de pesquisa de nível internacional no campo de materiais. 

O PPGCM do IME foi criado em 1969 e a primeira dissertação foi defendida em 1972. As raízes do PPGCM do IME estão ligadas ao curso de Engenharia Metalúrgica do IME, fundado em 1938. Ao final da década de 60, o Brasil já possuía um parque industrial apreciável e os interesses do Exército Brasileiro se voltaram para o desenvolvimento de materiais submetidos a condições extremas, como é o caso dos materiais de emprego militar. Essa classe de materiais compreendia aços de altíssima resistência mecânica e o interesse do Exército residia no fato de serem fundamentais para o desenvolvimento de carros de combate. Quando esses materiais estão em serviço, propriedades como alta dureza, tenacidade e resistência à tração são exigidas para proteção balística. Despontava, então, um cenário favorável à criação de um programa de PG, pois havia uma demanda tanto do Exército quanto das inúmeras indústrias que se estabeleceram no estado do Rio de Janeiro. Esse foi o ambiente que levou o curso de Engenharia Metalúrgica a se transformar, de fato, em um curso de Engenharia de Materiais e que forneceu as bases para a criação do PPGCM.

A produção acadêmica do PPGCM vem se mantendo contínua e crescente. Até dezembro de 2020, foram aprovadas 308 dissertações de mestrado e 134 teses de doutorado. Para divulgar os resultados das importantes pesquisas realizadas na área de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2139 artigos foram publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e vários trabalhos foram apresentados em congressos no Brasil e no exterior, resultando em 1110 trabalhos completos em anais de congresso e capítulos de livros. A avaliação da CAPES referente ao quadriênio 2017-2020 reconheceu o excelente desempenho do Programa, classificando-o com nota 7.

O Programa conta com quatro Linhas de Pesquisa: Materiais Cerâmicos, Materiais Eletrônicos, Materiais Metálicos e Materiais Poliméricos, todas vinculadas uma única Área de Concentração, Propriedades Físicas e Comportamento Mecânico dos Materiais. O conteúdo de cada linha é frequentemente atualizado com novos projetos, os quais são incorporados à medida que novos desafios e demandas tecnológicas surgem, tanto no setor militar quanto no setor civil. Desde sua criação, o Programa atua de forma dual, explorando temas científicos comuns aos dois setores da nossa sociedade.