Goiânia foi planejada e construída para ser a capital de Goiás e o estilo Art Déco fez parte do projeto assinado pelo arquiteto urbanista Attilio Corrêa Lima. Formado engenheiro-arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, Attilio graduou-se urbanista pelo Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris (Sorbonne).
O projeto da nova capital tinha como objetivo abandonar o antigo estilo colonial, presente nas cidades que nasceram com a mineração e promover modernidade e sofisticação ao buscar inspiração no Art Déco, movimento artístico de origem francesa que teve início nos anos 20 e acabou se espalhando pelas Américas.
Em Goiânia, o estilo Art Déco inspirou os primeiros prédios (erguidos entre as décadas de 1940 e 1950). O seu conjunto urbano inclui 22 edifícios e monumentos públicos tombados pelo IPHAN que estão concentrados, em sua maioria, no centro da cidade e núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana.
Nossos alunos registraram Goiânia, sob seus olhares, suas percepções. Fotografaram monumentos públicos conforme suas perspectivas. Foram protagonistas no processo de registros. Acompanhe!
Professoras: Paula Lobo, Najet e Isilda
PALÁCIO DAS ESMERALDAS - 1933
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA GOIÂNIA- 1952
BOSQUE DOS BURITIS
MONUMENTO DAS TRÊS RAÇAS – 1968
ESTÁTUA EQUESTRE DE PEDRO LUDOVICO - MONUMENTO ENCOMENDADO EM 1990
E ASSENTADA EM 2015.
MUSEU ZOROASTRO ARTIAGA - 1965
CORETO DA PRAÇA CÍVICA - 1942
TEATRO DE GOIÂNIA - 1942