Sobre o evento

 

A VIVA CIÊNCIA - Feira Científica e Tecnológica do Tocantins - busca estimular em alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio o desejo pela exploração e a descoberta, culminando no desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação, contemplando as diversas áreas do conhecimento.

A cada ano, A VIVA CIÊNCIA oferece por meio do evento Mostra de Projetos um momento para que os jovens cientistas e engenheiros sejam reconhecidos pela comunidade por seus esforços e realizações científicas, concorram a prêmios e disputem oportunidades de representar o Tocantins em feiras nacionais e internacionais.

A inscrição na VIVA CIÊNCIA é gratuita e aberta a recebe projetos de ciência e engenharia de alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. 

Dezenas de escolas da região são convidadas a conhecerem os projetos apresentados no evento. 

Acreditamos que essa iniciativa seja uma forma efetiva e prática de promover a metodologia científica e de engenharia entre alunos da educação básica e, ao mesmo tempo, ajudá-los a desenvolver habilidades de investigação, criatividade e resolução de problemas. 

A VIVA CIÊNCIA é coordenada por voluntários do Campus Araguaína do Instituto Federal do Tocantins, dedicados e apaixonados pela educação em ciência, tecnologia e inovação.

 

 O objetivo principal da VIVA CIÊNCIA é promover o desenvolvimento e a consolidação de atividades científicas, tecnológicas e de inovação entre os estudantes da educação básica, visando incentivar a produção de projetos de pesquisa e engenharia nos diversos campos de estudo da ciência. 

 

Com a realização do Evento VIVA CIÊNCIA espera-se:

Por que realizar a VIVA CIÊNCIA em Araguaína? 

O município de Araguaína, localizado no norte do estado do Tocantins, fica em uma área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado meridional que se estende pelos Estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Essa posição estratégica confere a essa região de fronteira, não apenas uma biota bastante diversificada, mas também grande riqueza cultural e multifacetada. Ao mesmo tempo, esta região ainda apresenta problemas relacionados aos índices de desenvolvimento humano (saúde, educação e PIB per capita). Essas características apontam para a necessidade de ações que ocasionem desenvolvimento tecnológico tanto para o uso dessa rica biota como na melhoria real da qualidade de vida da população da região. 

 

Onde a VIVA pode me levar?

Os participantes da Mostra de Projetos ganham a chance de participar de competições nacionais, como a FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia , organizada pela USP.

Saiba mais!

 

Alguma dúvida?

Envie -nos um e-mail para vivaciencia.tocantins@gmail.com e teremos o maior prazer em ajudá-lo!