Prezados servidores do IFTM,
Desde 2013, o IFTM vem adotando um sistema de planejamento participativo anual que, por meio de seus diversos centros de custos e de um sistema informatizado (MPLAN), procura envolver todos os seus servidores no processo de planejamento, tais como:
aquisição de materiais de consumo;
aquisição de materiais permanentes;
contratação de serviços de pessoa física;
contratação de serviços de pessoa jurídica;
outros itens não licitáveis como:
Ajuda de Custo;
Auxílio financeiro a estudantes;
Auxílio financeiro a pesquisador;
Bolsa ensino/pesquisa/extensão;
Contribuições a entidades representativas de classe.
Diárias nacionais/internacionais/colaborador eventual;
Encargos Patronais;
Pagamento de juros e multa de mora;
Ressarcimentos diversos;
Taxas/Impostos;
Nossa instituição está desenvolvendo, ao longo desses anos, um ERP (Enterprise Resource Planning) que, mediante seus vários módulos, interliga todas as suas operações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Veja abaixo alguns exemplos:
Um desses módulos é o MPLAN (Módulo de Planejamento), por meio do qual todos os servidores – sejam eles responsáveis por centro de custo ou demandantes provisórios – podem planejar suas necessidades de itens para o próximo ano de exercício. Com o passar dos anos e diante de novas necessidades institucionais, tal módulo do ERP evoluiu e foi subdividido em submódulos da seguinte forma:
MPLAN-MPI: destinado ao cadastro e planejamento de itens de custeio e investimento.
MPLAN-MPO: destinado à elaboração da proposta orçamentária anual do IFTM.
MPLAN-MPO (MDR): destinado à elaboração da Matriz de Descentralização de Recursos - MDR.
MPLAN-MPE: destinado à elaboração do planejamento estratégico do IFTM, que se materializa no Plano de Desenvolvimento Institucional.
Desde então, o MPLAN e seus submódulos, juntamente com a metodologia de planejamento participativo anual, têm passado por implementações, a fim de deixá-los mais dinâmicos, eficientes e eficazes. Contamos com o feedback dos itens planejados (dentro da solicitação), com a MDR – Matriz de Descentralização de Recurso –, com a MAPI – Matriz de Acompanhamento do Planejamento de Itens – e com o PAR – Plano de Aplicação de Recursos. Todas essas inovações vieram para facilitar o rastreamento dos itens planejados, limitar os Centros de Custo de acordo como orçamento de cada Campus e, principalmente, dar transparência quanto à aplicação dos recursos orçamentários da Instituição como um todo.
Para 2025, o processo de planejamento também usará os documentos: MDR, MAPI e PAR, mantendo, assim, a metodologia atual de planejamento participativo dos centros de custos deste IFTM.
Desse modo, este site tem como objetivo esclarecer, por meio de informações, documentos e vídeos, as dúvidas de todos os servidores e ainda divulgar o Planejamento Participativo do IFTM que julgamos tão importante aos usuários do MPLAN e de seus submódulos.
Para tanto, solicitamos que leiam, com atenção, os materiais disponibilizados neste site, pois servirão de apoio aos usuários do MPLAN durante o período ordinário de planejamento participativo.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo endereço eletrônico: planejamento@iftm.edu.br.