2º curso de Docência EJA realizado em 2023/2


Curso com mais de 13 mil visualizações no Youtube


2ª FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONALIFSUL - DOCÊNCIA EM EJA: REALIDADE E DESAFIOS

 

Historicamente, no Brasil, a preparação para a docência no ensino de Jovens e Adultos (EJA) é feito de forma fragmentada, como um programa paralelo, cuja capacitação fica a cargo dos próprios docentes, haja vista que não há licenciatura específica para a modalidade e muitas faculdades que oferecem licenciaturas, não disponibilizam em seus currículos programas que tratem de forma específica da docência em EJA. Outrossim, os dados do IBGE revelam que, em 2022, apenas 53,2% da população brasileira conseguiu concluir o ensino básico obrigatório. Dessa maneira, o ensino de jovens e adultos ainda é o caminho para milhares de brasileiros obterem o tão sonhado êxito escolar.

Na maioria das vezes, os professores que escolhem (ou são escolhidos) para docência na EJA compreendem que o aumento da demanda por uma educação formal está associado à mudança de perfil no mundo do trabalho no qual a relação entre o mercado e a escolaridade está cada vez mais exigente, e, sendo assim, o retorno dos discentes à escola revela uma busca não apenas pelo conhecimento, mas também, como uma maneira de ingressar no mundo do trabalho formal ou mesmo uma forma de qualificar para manter a estabilidade no emprego atual.

Considerando que os professorem fazem parte dessa classe trabalhadora que se encontra com um número muito alto de tarefas a cumprir, horários sobrecarregados, pensamos em ofertar um curso de Formação Continuada para docência em EJA que abranja novas tecnologias, metodologias ativas e pertinentes bem como o debate sobre as diferentes realidades que coabitam o universo da EJA. De acordo com Miguel Arroyo (2017):

Articular a história da educação e as diretrizes e políticas com essa tensa e segregadora história da negação dos direitos humanos seria o caminho, os novos passos para entender, de um lado, a história da negação do direito à educação desses milhares de adolescentes, jovens, adultos; negação do acesso à escola e da sua segregação escolar. Essa segregação é inseparável das brutais segregações sociais, econômicas, de classe, raça. De outro lado, entender suas lutas por voltar à escola como passageiros da noite carrega radicalidades políticas para as diretrizes da EJA e para a formação de seus profissionais (ARROYO, 2017, p. 111)

 

Dessa forma, cabe aos docentes buscarem sua própria qualificação por meio de cursos e palestras ofertados para as redes de ensino com o intuito de fomentar a discussão acerca da EJA, seus sujeitos e suas especificidades pedagógicas e /ou metodológicas que contribuam para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem e que buscam uma construção coletiva do saber crítico transformador, articulado com a educação profissional e a busca do desenvolvimento e da inclusão social no mundo do trabalho e nas suas comunidades.

Nosso curso foi dividido em 09 encontros quinzenais com temáticas diversificadas que promoveram um debate profícuo para e com quem trabalha com Educação de Jovens e Adultos. Os temas escolhidos foram fruto de uma pesquisa com a comunidade docente das cidades e campus que participaram das ofertas de EJA integrada à educação profissional, projeto que atua no IFSul desde 2022 na modalidade FIC. Dessa forma, ofertamos na primeira palestra, um percurso da EJA no Brasil, com o título de A IMPORTÂNCIA DA EJA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO, e os palestrantes foram a professora Mariângela Graciano, coordenadora da SECADI, o pró-reitor de ensino do IFSul, professor Rodrigo Nascimento, e a coordenadora pedagógica do projeto EJA FIC do IFSul, professora Jaqueline Koschier.

A segunda palestra teve como tema A EJA E O CONTEXTO SOCIOECONÔMICO DAS COMUNIDADES, com a participação dos professores Jaisson Oliveira da Silva (SMED- Lajeado/RS) com o título A EJA e suas experiências em comunidades de risco e Shyrlley Dayanne Soares Possidônio (IFPE/PE) com o título A EJA no sistema prisional. Os palestrantes abordaram questões importantes acerca da vivência em comunidades de risco e os desafios cotidianos para os docentes e para os alunos desses contextos.

Nosso terceiro encontro teve como temática OS SUJEITOS REAIS DA EJA E SUAS PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO NA SOCIEDADE, e as palestrantes foram as professoras Meirivam Oliveira (IFNMG – Campus Salinas/MG) cuja palestra teve como título Aprendi a ensinar/Ensinei a aprender - Acolhimento e Inclusão dos Atores da EJA e Mirian Villagran (SME – Sant’Anna do Livramento /RS) com a palestra intitulada A EJA com o olhar na perspectiva da inclusão. As professoram trouxeram relevantes aspectos acerca da importância do acolhimento e da inclusão dos alunos da EJA nas escolas e nos cursos ofertados.

A quarta palestra foi A EJA E O MUNDO DO TRABALHO realizada por Patrícia Jabbar Peter (Psicóloga - Pelotas /RS) com o título de Competências socioemocionais na formação do perfil psicológico para o mundo do trabalho e por Carina da Rosa (Pedagoga - SMED Camaquã /RS) com o título A EJA e suas conexões com o mundo do trabalho. As palestrantes debateram sobre os perfis, a formação e a inserção no mundo do trabalho dos alunos da EJA.

O quinto encontro foi sobre A IMPORTÂNCIA DE CONSULTAR A COMUNIDADE PARA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS, e contou com os coordenadores do curso de Atendimento e Vendas dos campus Pelotas e Sant’Anna do Livramento. Ambos os cursos são um sucesso de público em suas comunidades. O professor Eliézer dos Santos Oliveira (IFSul – campus Sant’Anna do Livramento /RS) e a professora Giovana Cantareli (SMED Sant’Anna do Livramento) com o título A experiência da criação do curso de atendimento e vendas na fronteira: entre pesos, dólares e reais e o professor Luciano Ribeiro (IFSul – campus CAVG/RS) e a professora Adriane Martins (SMED Pelotas/RS) com o título Doce comércio: a criação do curso de atendimento e vendas em Pelotas – RS.

Na sexta palestra o tema foi A MULTIPLICIDADE DOS SUJEITOS NA EJA, tivemos como convidados os professores Marcos Ronei Fernandes (Colégio Pelotense – Pelotas/RS) com o título O sistêmico apagamento da sexualidade nos planos de educação e a professora Adriana Lessa Cardoso (Coordenadora do coletivo União Brasileira de Mulheres - UBM/Pelotas) com o título Feminismos como prática de liberdade: outros jeitos de pensar a Educação de Jovens e Adultos. Nessa Live os palestrantes abordaram as questões de sexualidade e gênero que permeiam as relações na escola e na educação de jovens e adultos.

Na sétima Live o tema escolhido foi METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS, com a participação do professor Leandro Neutzling Barbosa (IFSul -  campus Camaquã/RS), com o título Uso de novas tecnologias para ensino de Jovens e Adultos e a professora Célia Cristina Gautier  Maria Xavier (SMED Capão do Leão /RS) intitulada O Google Classroom como ferramenta de ensino de Língua Espanhola na EJA: uma proposta interdisciplinar. Os palestrantes trouxeram a discussão acerca das ferramentas pedagógicas utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos.

A penúltima palestra teve como tema EJA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO e os convidados foram os professores Sérgio Ronaldo Pinto Jr (SMED - Rio Grande - RS) com a fala A EJA como espaço de educação democrática: uma análise sobre inclusão e escola pública e o professor Felipe Flávio (IFPB – campus João Pessoa/PB) com a fala O profissional contemporâneo. Ambos os palestrantes debateram sobre a inserção na sociedade e no mundo do trabalho dos alunos da EJA.

Por fim, a nona e última palestra trouxe como tema ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO relatando algumas das práticas de sucesso da SMED Pelotas /RS, nossa parceira desde o início do projeto EJA FIC. As professoras Maristela Teixeira e Valdirene Lobato apresentaram a fala Boas práticas na EJA: ideias exitosas na SMED Pelotas.

Dessa forma, entendemos como bastante exitosa nossa 2ª FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONALIFSUL - DOCÊNCIA EM EJA: REALIDADE E DESAFIOS, haja vista que nosso curso possibilitou o debate com educadores e educadoras de todas as regiões do país, trazendo um mosaico da realidade da EJA com todas as dificuldades, mas, sobretudo, com muitas boas práticas que nos estimulam a permanecer nesse caminho da educação de jovens e adultos.



1º Aula - Acesso Permanência e Êxito



2º Aula - EJA como espaço de inclusão e democratização




3º Aula - Metodologias ativas no ensino da EJA






4º Aula -  A multiplicidade dos sujeitos da EJA








5º Aula -  A importância de consultar a comunidade para criação e manutenção de cursos técnicos









6º Aula -  A EJA e o mundo do trabalho










7º Aula -   Os sujeitos reais da EJA e suas perspectivas de inserção na sociedade





8º Aula -  EJA e o contexto socioeconômico das comunidades








9º Aula -  A importância da EJA no cenário educacional local e nacional