Projetos Integradores

Introdução

O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática utiliza a Pedagogia de Projetos para integração e contextualização dos componentes curriculares.

Ao longo de cada semestre letivo, as turmas do 1o ao 5o período desenvolvem Projetos Integradores que geram produtos finais apresentados ao final do processo.

Eixos temáticos

Cada projeto envolve todos os alunos de uma determinada turma em torno dos seguintes eixos temáticos:

Etapas do processo de elaboração dos projetos integradores

Produções em cada etapa

Avaliações em cada etapa

Estrutura de apoio

Para organização e acompanhamento dos projetos as turmas contam com a disciplina Projeto Integrador.

Todos os professores de todas as disciplinas podem atuar junto com os alunos na construção pedagógica dos projetos. Para auxiliar este processo, são realizadas reuniões periódicas com os professores do curso.

Integração

Ao final da 1a etapa, já são conhecidos os objetivos dos projetos integradores. Com base neles, em reunião de equipe, são decididos os conteúdos a serem ministrados em aula por todas as disciplinas, de forma a contextualizar e facilitar o processo de contrução dos projetos.

Culminância

A culminância dos projetos ocorre em um evento no qual os produtos finais são expostos.

Avaliação

Cada etapa do projeto e o seu produto final são avaliados com a utilização de diversos instrumentos. Além da disciplina Projeto Integrador, a participação do aluno nos projetos é fundamental para composição de sua nota em todas as disciplinas.