O Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática utiliza a Pedagogia de Projetos para integração e contextualização dos componentes curriculares.
Ao longo de cada semestre letivo, as turmas do 1o ao 5o período desenvolvem Projetos Integradores que geram produtos finais apresentados ao final do processo.
Cada projeto envolve todos os alunos de uma determinada turma em torno dos seguintes eixos temáticos:
Para organização e acompanhamento dos projetos as turmas contam com a disciplina Projeto Integrador.
Todos os professores de todas as disciplinas podem atuar junto com os alunos na construção pedagógica dos projetos. Para auxiliar este processo, são realizadas reuniões periódicas com os professores do curso.
Ao final da 1a etapa, já são conhecidos os objetivos dos projetos integradores. Com base neles, em reunião de equipe, são decididos os conteúdos a serem ministrados em aula por todas as disciplinas, de forma a contextualizar e facilitar o processo de contrução dos projetos.
A culminância dos projetos ocorre em um evento no qual os produtos finais são expostos.
Cada etapa do projeto e o seu produto final são avaliados com a utilização de diversos instrumentos. Além da disciplina Projeto Integrador, a participação do aluno nos projetos é fundamental para composição de sua nota em todas as disciplinas.
O Colegiado de Curso MSI decidiu que:
A nota da disciplina Projeto Integrador (PI) é de responsabilidade exclusiva do Professor de PI. Ele avaliará o empenho de cada aluno durante a construção do projeto.
A Nota do Produto Final (NPF) é gerada assim:
NPF = (Nota da Apresentação no Auditório + Nota da Culminância + Nota da Auto-Avaliação)/3
Tanto a Nota da Apresentação no Auditório quanto Nota da Culminância são atribuídas coletivamente pelos professores presentes nestes eventos. A Nota da Auto-Avaliação é construída pelo aluno por meio de um formulário de feedback.
A Nota do Produto Final (NPF) poderá ser utilizada por qualquer disciplina que participou da construção interdisciplinar do projeto e representará 25% da nota do 2o bimestre letivo (MV2). Esta inclusão é opcional. Vai depender de cada professor de cada disciplina.
MV2 (a ser lançado no sistema) = MV2 (da disciplina * 3 + NPF)/4
Ao final de cada semestre letivo é disponibilizada uma "planilha conversora" para os professores interessados realizarem este cálculo de forma rápida e simples.