LINHAS DE PESQUISA


Linha 1 – Sociedade, Ambiente e Educação


A linha abarca a educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Pesquisa, a partir das ciências humanas e naturais, os nexos entre ecossistemas, tecnociência, atividades e saberes tradicionais. Estuda os impactos socioambientais das tecnologias e suas inovações. Investiga e fomenta metodologias de articulação da academia com a comunidade objetivando o incremento de arranjos produtivos, institucionais e educacionais.


Desenvolve pesquisas voltadas para os sistemas, mecanismos e canais de acompanhamento, avaliação, e controle de políticas públicas socioambientais.


Promove o desenvolvimento socioambiental, atuando nos seguintes eixos:

  1. Questões de injustiça socioambiental, gestão e tecnologias vinculadas ao desenvolvimento de regiões litorâneas;

  2. Pesquisa de metodologias de ensino, currículo e avaliação da educação com ênfase na formação profissional e tecnológica;

  3. Aprimoramento de profissionais da educação na área de CTS.


Linha 2 – Desenvolvimento tecnológico, Ciência e Inovação

Esta linha de pesquisa aborda de forma interdisciplinar as interfaces entre Ciências, Tecnologias e/ou Ensino. Promove a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos que atendam os arranjos produtivos. Trabalha com metodologias teórico-analíticas, empíricas e numéricas.


As pesquisas e tecnologias dizem respeito a:

  1. Produtos e processos;

  2. Ensaios de materiais;

  3. Desenvolvimento de softwares e metodologias para aplicação na indústria e/ou no ensino;

  4. Desenvolvimento de produtos educacionais para Educação Básica, tais como, novos materiais para o ensino, produções técnico/científicas, sequências didáticas, estudos de caso, entre outros, sob a luz da Tecnologia Educacional;

  5. Desenvolvimento de tecnologias socioambientais.