Colaborações internacionais 

Intercâmbio PPGCTS/IFPR e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) - Portugal. 

Entre os dias 04 e 14 de setembro a equipe de pesquisadores/mestrandos do PPGCTS formada por Cibelle Victal, Audrey Oliveira e Jesiê Reinert,  além da pós doutoranda do PPGCTS Joselaine Setlik e o coordenador do programa Prof. Dr. Everaldo dos Santos visitaram a IPVC,  instituição parceira a qual o PPGCTS tem convênio, e participaram de visitas técnicas, workshops, palestras, reuniões de trabalho e atividades científico-culturais para fortalecer a parceria. 

Como resultado dessa parceria a mestranda Jesiê Reinert ficará como pesquisadora visitante por três meses, como colaboradora em um projeto de pesquisa sobre Cidades Inteligentes na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC. Também, a pós doutoranda Joselaine Setlik fará uma colaboração no período de 6 meses com a equipe de Comunicação Científica da Instituição.

Destaca-se a receptividade, acolhimento e empatia dos profissionais do IPVC com a delegação do nosso PPGCTS/ IFPR, representado pela Profª Drª Ana Paula Vale, Vice-presidente do IPVC e o coordenador para assuntos internacionais, Hugo Delgado.


Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI): alimento e território

O IFPR/Paranaguá está participando, por meio do PPGCTS, do projeto (NAPI) Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação: alimento e território, e tem desenvolvido uma série de atividades que envolvem diversas instituições nacionais e internacionais, cujo propósito aqui no litoral é o desenvolvimento de estudos e também a implantação de 3 cozinhas comunitárias em 3 comunidades distribuídas nos municípios de Pontal do Paraná, Morretes e Antonina. O fomento é pela Fundação Araucária (R$ 1.650.446,00) e a coordenação geral realizada pelo professor Dr. Marcos Saquet (Unioeste). A coordenação local no IFPR é realizada pelo professor Dr. Antonio Marcio Haliski. Ainda neste mês de agosto estaremos realizando a seleção de um bolsista de mestrado para atuar no Napi e para se somar nas ações como aquelas que passamos a descrever.

Dentro da política de internacionalização do PPGCTS e da ampliação de nossas relações com outras instituições Universitárias do Brasil, participamos de duas ações vinculadas ao projeto Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI). No primeiro evento discutimos as conexões entre o Global e o Local, a partir de experiências desenvolvidas na Itália e Colômbia, no Brasil temas voltados à casos do Rio de Janeiro, oeste paranaense e também no litoral. Aqui no Litoral fizemos saídas de campo para discutirmos possibilidades de desenvolvimento local a partir das comunidades do Guaraguaçu (Pontal do Paraná), Candonga (Morretes) e Assentamento José Lutzenberger (Antonina). 

No segundo evento a conexão foi com Portugal, reunião interinstitucional  (via meet), onde o propósito foi conhecer a estrutura e possibilidades de parcerias com o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.





PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E INTERCÂMBIO

PUBLICAÇÕES