II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez é realizado com sucesso

(Publicado em 8 de dezembro de 2020)

Pesquisadores de 17 países apresentaram resultados de trabalhos sobre o xadrez como objeto de estudo científico


Foi com muito sucesso e participação expressiva de especialistas, que foi realizado por videoconferência, entre os dias 23 e 26 de novembro, o II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez. Organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), o evento teve como propósito proporcionar um espaço para a divulgação e discussão de pesquisas científicas acerca do jogo de xadrez.

O Encontro teve a participação de 101 ouvintes, 41 palestrantes e 10 conferencistas. Participaram representantes de 17 países: Alemanha, Angola, Argentina, Armênia, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, Índia, Inglaterra, Irlanda, Moçambique, Nicarágua, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Conferencistas de classe internacional

A realização por videoconferência permitiu a participação de diversas das maiores autoridades na área:

  • Smbat Lputian, da Armênia, presidente de xadrez em educação da FIDE, destacou a importância do Encontro de Pesquisadores para o mundo inteiro, dada a relevância que o xadrez na educação vem obtendo.

  • Kevin O’ Connell, da Irlanda, apresentou pesquisa sobre o uso de psicomotricidade para o ensino de xadrez para crianças.

  • O GM brasileiro Jayme Sunye, apresentou seus projetos para o desenvolvimento do xadrez no Paraná e no Brasil.

  • Fernand Gobet, da Inglaterra, discorreu sobre as tendências de pesquisas sobre xadrez.

  • Carlos Maury Escalante do Peru apresentou sua experiência com xadrez social e terapêutico. Vahan Sargsyan, da Armênia, apresentou as pesquisas realizadas no “Research institute of Chess”.

  • Uvencio Blanco, da Venezuela, falou sobre habilidades intelectuais e desenvolvimento da competência especializada em jovens enxadristas.

  • Claudia Amura, da Argentina, discorreu sobre o xadrez escolar em tempos de pandemia.

  • Claudio Sato do Brasil falou sobre oportunidades de financiamento para projetos sociais de xadrez.

As conferências estão disponíveis no sítio do evento: http://fexpar.com.br/ii-encontro-internacional-de-pesquisadores/

Comunicações Orais e Relatos de Experiência

Os autores submeteram inicialmente resumos para as suas apresentações. Após o evento poderão submeter artigos completos para publicação em edição de revista científica sobre o evento. Foram apresentados os seguintes trabalhos:


Mesa redonda

O Encontro terminou com uma mesa redonda aberta a todos os participantes para se identificarem as lições aprendidas, assim como elencar os pontos positivos e/ou negativos do evento, e assim trabalhar em melhorias para as próximas edições. Os congressistas manifestaram satisfação com a qualidade das conferências e dos trabalhos apresentados. A realização por videoconferência proporcionou a oportunidade de maior participação por parte de todos, não importando a distância geográfica. Os participantes tiveram oportunidade de interagir com os autores de forma muito satisfatória.

Os participantes entendem que deve ser realizado um terceiro encontro internacional de pesquisadores sobre xadrez em 2021, pois desejam participar novamente de uma nova edição do evento. Sugeriu-se que o próximo encontro seja híbrido, ou seja, tenha uma parte presencial e outra por videoconferência.

Organização

O evento foi organizado pelo Instituto Federal do Paraná, com a colaboração da UFPR, da FEXPAR, da CBXE, CBEM, UDESC e vários enxadristas que estão dispostos a trabalhar em prol do xadrez ciência.

A comissão organizadora contou com os seguintes integrantes: Doutor Valério Brusamolin (IFPR), Mestre Cleiton Marino Santana, Mestrando Emerson Nunes Brasilino (IFPR) e Mestrando Paulo Virgílio Rios Rodriguez (IFPR).