O Processo Seletivo (PS) 2024 do Projeto de extensão EARTH envolveu as professoras Dr.ᵃ Rejane Barros e Ma. Sc. Vanessa Mello, os alunos dos cursos técnicos integrados de Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Saneamento, Design de Interiores e Edificações do 1° e 2° ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém. O evento foi realizado pelos alunos monitores do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional (GERAE). Em que os inscritos no PS 2024 desenvolveram um celular vintage na plataforma do Tinckercad.
Primeira reunião no dia 10/05, com todos os 24 alunos selecionados para que pudessem conhecer mais sobre o projeto, seus tutores, os eventos futuros e discutir sobre os seus temas para a próxima etapa, o seminário
No dia 24/05 ocorreu a apresentação dos trabalhos desenvolvidos a partir dos temas dados na última reunião. Com a presença das coordenadoras do projeto e dos monitores, os alunos voluntários exporam os frutos das suas pesquisas, trocando, desse modo, conhecimento com as outras equipes. Além disso, houve o encaminhamento da próxima fase: elaboração dos protótipos dos artefatos artísticos e robóticos.
No dia 12/06 os alunos extensionistas apresentaram os seus protótipos para os artefatos artísticos e robóticos, utilizando o Tinkercard, o desenho ou outras plataformas. Este momento foi o marco inicial para a confecção dos produtos com os resíduos eletrônicos.
A reunião ocorreu no dia 25/05/2024, para deliberar sobre as próximas etapas do projeto, juntamente com os monitores e os alunos extensionistas. Esta ação foi possivel graças as doações da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado do Pará, no dia 20/06/2024, de um lote de resíduos eletrônicos INSERVÍVEIS, para serem utilizados como insumos para o desenvolvimento de Sistemaz robóticos e Artefatos artísticos.
Agradecemos ao Superintendente da PRF, Dr. Haroldo Teixeira, e a todos os agentes da PRF envolvidos no processo, pela sensibilidade e apoio, especialmente ao Sr. Augusto Cezar de P. Moreira, Sr. Sherlon Ferraz dos Santos, Sr. Linsley Dias e o Sr. Marcelo Bastos.
Todos os alunos, em uma primeiro momento, se disponibilizaram no transporte dos resíduos para o laboratório maker. Já, em seguida, os monitores do GERAE se dispuseram a testar os equipamentos e etiquetar, realizando uma filtragem completa.