O projeto faz parte de uma iniciativa liderada pelas professoras Dr.ᵃ Rejane Barros e Ma. Sc. Vanessa Mello, a fim de incentivar os alunos a criarem artefatos com os resíduos eletrônicos.
Sob iniciativas sustentáveis que se relacionam com a interdisciplinaridade, as professoras Dr.ᵃ Rejane Barros e Ma. Sc. Vanessa Mello, em parceria com a Rosilene Oliveira, coordenadora do Espaço maker do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), criaram o projeto EARTH, isto é, “Eletronic Art and Reciclying for a Triving Habitat” ou “Arte Eletrônica e Reciclagem para um Hábitat Próspero”, em português. O projeto recebe patrocínio da Embaixada Americana no Brasil, do Centro de Cultura Brasil Estados Unidos e possui apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, por meio da sua Diretoria de Extensão, Prof.ᵃ Dr.ᵃ Rita Vasconcelos.
A dinâmica de funcionamento é baseada na divisão dos alunos voluntários dos cursos técnicos integrados de Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Saneamento, Design de Interiores e Edificações em 6 equipes com dois monitores do Grupo de Estudos em Robótica Aplicada e Educacional (GERAE) em cada. Ao todo são 36 alunos participando, sendo 12 tutores.
A iniciativa detém como objetivo desenvolver a consciência ambiental dos alunos e da comunidade acadêmica, por meio do aproveitamento dos resíduos eletrônicos disponibilizados por doações. O EARTH iniciou no mês de Abril, tendo duração prevista de 1 ano e, nesse período, os voluntários criarão artefatos artísticos e robóticos utilizando apenas os resíduos eletrônicos. Por estarmos em junho, algumas ações já foram realizadas, como o processo seletivo 2024, em que os integrantes do GERAE ministraram uma oficina de prototipagem. Além disso, já ocorreram reuniões, seminários e amostras de protótipos desenvolvidos pelos próprios alunos participantes.
Logo, a primeira etapa está concluída e os voluntários vão iniciar os trabalhos de montagem. Ao fim deste processo, todos vão produzir livros artesanais, por meio de outro projeto nomeado de “Jovens Escritores”, de autoria da coordenação do CCBEU Maker. Em seguida, ocorrerão visitas em 3 escolas selecionadas, para a realização de palestras, visando proporcionar conhecimento a alunos (as) e professores (as) sobre a temática do reaproveitamento de resíduos eletrônicos em suas escolas. Por fim, os extensionistas passarão por uma cerimônia no CCBEU de entrega de certificados e noite de autógrafos, com exposição dos produtos produzidos com os resíduos eletrônicos (artísticos e robóticos).