Tema da Semana

Financiamento educacional na perspectiva do FUNDEB - 24/08 a 28/08


25/08

Na semana passada, a Agenda de Enfrentamento trouxe uma importante temática: o Financiamento educacional na perspectiva do FUNDEB. E muitas coisas aconteceram!

Você sabia que agora o CINE IF agora é parceiro do CINE Vila Rica? Semana passada também tivemos a indicação de diversos materiais, incluindo podcasts, com reflexões sobre o FUNDEB.

Mas se você perdeu essas e outras atividades relacionadas à Agenda de Enfrentamento, temos uma novidade para você! A partir de hoje, o Fique Ligado, informativo semanal enviado aos alunos e servidores via e-mail, vai relembrar os temas e atividades desenvolvidas na semana anterior.

Nesta semana, a temática é o Sistema de Cotas no Brasil. Fique ligado em nossas redes sociais oficiais para não perder nada!

Democratização da escola em tempos de pandemia - 10/08 a 14/08


11/08

A construção de uma educação pública de qualidade depende da atuação de vários setores da sociedade e a presença dos estudantes nesse processo é de vital importância. Como se não bastassem os inúmeros desafios dessa construção, um gigantesco elemento é acrescentado à conta: a pandemia de 2020. Distanciamento social, mobilização digital, ensino remoto, precarização e mercantilização são alguns exemplos de questões relevantes para pensar o papel do estudante no momento em que vivemos.

Democratização da escola em tempos de pandemia é o tema da live desta quarta-feira, 12/08, no canal da Agenda de Enfrentamento da Pandemia Covid-19 no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA . Não perca!

Férias

Sabemos que pensar em férias em meio a Pandemia é bem esquisito. Férias sem viajar, sem passear, sem ir à casa da avó ou fazer aquele passeio gostoso na casa do colega é muito, muito frustrante. Ainda assim, é necessário um tempo de respiro de toda essa pressão que temos passado desde o dia 18 de março, afinal todos nós fomos enfiados dentro de casa sem uma previsão segura de saída! Tem gente cuidando da avó, do filho, das crianças da vizinha para que ela possa sair para o trabalho... enfim... são muitas e muitas histórias, muitas incertezas também. Por isso, hoje e na próxima semana nosso objetivo é relaxar. Se não dá para sair por aí sem lenço e sem documento, que pelo menos possamos curtir um filme, um livro, algo que nos inspire e nos ajude a respirar nesses tempos tão duros. Pensando nisso, cada uma de nós da equipe do ARTEculando ideias, do seu jeitinho, com seu gosto, separou para você um material especial. Sabe aquela história, aquele poema que mexe com a gente cada vez que a gente lê? Aquele filme que a gente já assistiu mil vezes e ainda ri da mesma piada, se emociona com aquela cena? Essa foi nossa proposta de sugestão para a semana:

As crônicas de Nárnia é nossa primeira sugestão: e o legal é que são muitas histórias que podem ser lidas ou assistidas ( e, sim, os filmes da franquia são muito legais!). Têm várias plataformas, sites que disponibilizam ambos. É só dar aquele passeio habitual no Google.

Outra sugestão são os poemas de Tomás Antônio Gonzaga para Marília de Dirceu: uma grande história de amor que se passou aqui nos calçamentos de Ouro Preto.

A Câmara dos deputados também deu uma repaginada nos livros de Domínio Público. Os e-books estão disponíveis num design mais atrativo. Achamos bem bacana, esperamos que você ache também! Basta dar uma passeada no site: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/39119

Agora, se aparecer aquela vontade de ver algo na telinha, sugerimos o filme O Contador (2016), do diretor Gavin O'Connor. Esperamos que você goste!

Bom descanso e boa semana!

Julho Amarelo: a importância do SUS - 20/07 a 24/07

20/07

O SUS - Sistema Único de Saúde, é um órgão público que atua em diversas frentes no âmbito da saúde. Uma dessas frentes inclui a realização de campanhas de conscientização e prevenção, fundamentais para o controle das enfermidades, rápido diagnóstico e tratamento.

Nesse mês acontece a campanha Julho Amarelo, sobre a conscientização e prevenção das hepatites virais.

Campanhas como essa são comuns durante todo o ano, e nesses momentos somos também lembrados da importância do SUS para o povo brasileiro, não somente para quem não tem acesso à saúde privada, mas inclusive para aquela pequena proporção da sociedade que consegue arcar com um plano privado de saúde.

Muitas vezes vemos o SUS na mídia, em especial, pautado por seu sucateamento, com filas imensas para atendimento, falta de infraestrutura e de profissionais, desabastecimento de medicamentos. Apesar de sabermos claramente que o SUS carece de mais investimentos, ainda há quem defenda cortes de verbas para a saúde, como as que temos presenciado nos últimos anos.

No momento em que vivemos, ao enfrentar essa grave pandemia, a importância do SUS salta ainda mais aos olhos. Se a nossa situação não é ainda pior do que está, com toda essa gravidade, é, sem dúvidas, por causa do SUS. Poderíamos estar em uma situação muito melhor se o SUS tivesse sua importância reconhecida por toda população e pelo poder público, e não enfrentasse tantos problemas de sucateamento como os que vem enfrentando.

Este é o tema do informativo Fique Ligado de hoje, enviado por e-mail aos alunos e servidores do campus.

Tema da semana:

Turismo em tempo de pandemia - 13/07 a 17/07

13/07

Em tempos de pandemia, o turismo enfrenta um período de grande dificuldade e muitos desafios lhe serão impostos. Na realidade, os desafios já foram impostos, desde que a pandemia teve início, para o Brasil no início deste ano. O setor entende a necessidade de discutir os “novos” tempos.

É necessário se reinventar e em conjunto, governos, gestores, hotéis, restaurantes, atrativos turísticos, e todo tipo de comércio ligado ao turismo, vêm propondo ações que permita a retomada do setor e principalmente, da economia. As primeiras ações em função da pandemia, se basearam em distanciamento social e medidas de higiene.

Entretanto, como estes locais iriam se manter abertos, recebendo as pessoas, compartilhando serviços e produtos, com o avanço da Covid-19? Infelizmente, para atender à necessidade de conter o avanço da pandemia, a maior parte do setor foi fechada e com isso, prejuízos incalculáveis tomaram conta de grandes, médios e pequenos empresários, inúmeros trabalhadores perderam seus empregos, as pessoas tiverem que se adaptar e se manter em suas casas.

Ouro Preto, por exemplo, cidade onde vivemos, com suas ruas de pedras repleta de pessoas do mundo todo, viu-se vazia por muitos meses. No entanto, aos poucos, as cidades vêm tentando retomar a sua vida “normal”, talvez um “novo normal”...

Este é o tema do informativo Fique Ligado de hoje, enviado por e-mail aos alunos e servidores do campus.

Tema da semana:

Saúde e Meio Ambiente - 06/07 a 10/07

06/07

Precisamos colocar como prioridade o cuidado com o meio ambiente, repensar nossas atitudes diárias, cobrar responsabilidade ambiental das empresas e principalmente cobrar dos gestores públicos um zelo maior pelo meio ambiente.

Hoje vivemos uma pandemia, amanhã pode ser outra crise ambiental. Meio ambiente não pode ser visto como um entrave ao desenvolvimento, pois antes disso é dele que vem todo nosso sustento e sobrevivência.

Este é o tema do informativo Fique Ligado de hoje, enviado por e-mail aos alunos e servidores do campus.


29/06

As cidades e seu patrimônio cultural exercem papel essencial na vida dos moradores, produzindo sentido, criando possibilidades, refletindo e reforçando injustiças sociais, traduzindo memórias e histórias.

Na atualidade, entendemos que um bem patrimonializado não deve ser avaliado somente em função de sua materialidade ou pelos valores histórico-artísticos que possua, mas principalmente, pelas possibilidades e potência em se fazer presente, em participar da vida cotidiana, na ressignificação permanente e cotidiana pela sociedade.

Nesse momento de isolamento social e de crise sanitária, política e econômica, o esvaziamento dos espaços urbanos e a impossibilidade de fruição e significação do patrimônio cultural trazem consequências tanto para a vida cotidiana das pessoas quanto das cidades.

Por outro lado, vivenciamos um momento em que é nítido um projeto político de esfacelamento das políticas públicas do setor da cultura, indicando uma desvalorização dos nossos lugares urbanos e priorizando a mercantilização do nosso patrimônio cultural.

Importante que, como instituição de ensino sediada em Ouro Preto, patrimônio cultural nacional e mundial, e abrigando o Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro e a Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural, o IFMG abra discussão e se comprometa com a melhoria da qualidade de vida urbana e com a preservação do patrimônio cultural.

E este é o tema do informativo Fique Ligado de hoje, enviado por e-mail aos alunos e servidores do campus.

01/07

Na live desta quarta-feira, 01/07, conversaremos sobre: Direito à cidade e preservação do patrimônio: como ficam em tempos de pandemia?

As cidades e seu patrimônio cultural exercem papel essencial na vida dos moradores, produzindo sentido, criando possibilidades, refletindo e reforçando injustiças sociais, traduzindo memórias e histórias. E nesse momento de isolamento social e de crise sanitária, política e econômica, quais as consequências nos lugares e em seus moradores?

Acompanhe pelo canal da Agenda de Enfrentamento da Pandemia da COVID-19 no Youtube. Link: https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA

02/07

Anota aí na sua agenda que essa semana teremos uma live EXTRA nessa quinta-feira!

E conversaremos sobre: Incentivar os debates interdisciplinares nos campos de estudos da história, da alimentação, das culturas e memórias interligados a gastronomia.

Este será o tema da nossa próxima live, que será realizada nesta quinta-feira! Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA


03/07

Essa semana, o Arteculando ideias traz para você algumas reflexões sobre o conceito de Patrimônio Cultural. Segundo a página do IPHAN, patrimônio cultural é “o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”. Apesar deste decreto ser de 1937, há muita pesquisa sobre o assunto, afinal, discutir patrimônio traz em si outras temáticas importantes, como: territorialidades, nossas identidades, nossas culturas...

Para reflexão, indicamos dois livros do professor, efetivo do IFMG, Alex Bohrer: o primeiro é Ouro Preto, um novo olhar , que, como sugere o título, dedica-se a promover uma releitura da cidade, sua história e seu vasto território de vivência humana; já o segundo é O discurso da imagem: Invenção, cópia e circularidade na arte, que aborda como as fontes iconográficas eram usadas para delinear os aspectos plásticos necessários para compor o teatro sacro.

Na literatura, nosso tema também está presente, por exemplo, em As cidades invisíveis , romance do escritor italiano Italo Calvino, publicada em 1972. Nela, as cidades se tornam símbolo complexo e inesgotável da existência humana. Já em Ouro Preto da palavra, o autor, o poeta Edmilson de Almeida Pereira, reúne narrativas que transitam entre a mitologia e a historiografia.

Para pensar em outras abordagens sobre Patrimônio, há também várias revistas disponíveis online lá no site do IPHAN, http://portal.iphan.gov.br/. Reportagens recorrentes também tem nos mostrado como essa é uma temática viva que atravessa diariamente nossas vidas. Por exemplo, podemos citar a reportagem do G1 sobre o reconhecimento de casas de candomblé e umbanda como patrimônio histórico cultural (g1.globo.com/…/casas-de-candomble-e-umbanda-de-uberaba-sao-…) ou o mesmo reconhecimento dado tanto às rendeiras e bordadeiras e a festa do Reinado de Ouro Preto (https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3214496498618043&id=305254979542224&sfnsn=scwshmo&extid=FKPo71v3MtHhn0yE)

Enfim... esperamos que você faça uma boa viagem! E, lembre-se: é importante esquentar a cuca e o corpo: então não deixe de dar aquela esticada na live do treinador físico Daniel Andrade neste sábado, às 10 horas da manhã, lá no Instagram! Nos vemos lá!

Pautas Identitárias - 22 a 26 de Junho

22/06

Atualmente, a comunidade LGBTQIA+ está em exponencial crescimento, na busca pela superação e diminuição dos diversos preconceitos existentes em nossa sociedade. Isso incentivou várias pessoas a assumirem e sentirem orgulho de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, na medida em que incentivou também a busca pela aceitação individual e acolhimento de pessoas com vivências semelhantes.

Assim, partiu de Felipe Gonzaga a iniciativa de dar voz a essa comunidade dentro do IFMG - OP; permitir que essas pessoas se expressem como quiserem, contem suas experiências sem medo de julgamentos e que possam se sentir abraçadas e pertencentes a um grupo que se respeita, através do Pride Month IFMG.

O Pride Month IFMG nada mais é que o Mês do Orgulho LGBTQIA+ que abrange gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, travestis, entre várias outras pessoas que não se enquadram como heterossexuais e cisgêneros. E este é o tema do informativo Fique Ligado de hoje, enviado por e-mail aos alunos e servidores do campus.

Convidamos toda a comunidade do IFMG a conhecer a página deste grupo no Instagram, @prideifmgop, e apoiar a comunidade LGBTQIA+.


24/06

Na live desta quarta-feira, 24/06, conversaremos sobre algumas vivências, desafios e experiências exclusivas das pessoas que se consideram parte da comunidade LGBTQIA+. Discutiremos sobre:

* o que é a comunidade LGBTQIA+

* os processos de descoberta e aceitação individual

* os processos de aceitação social (amigos, família, grupos nos quais estamos inseridos)

* se assumir ou não se assumir

* a importância de se ter uma rede de apoio

* a relação entre os rótulos e as experiências

* dificuldades no mercado de trabalho

Acompanhe pelo canal da Agenda de Enfrentamento da Pandemia da COVID-19 no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA

26/06

Neste domingo, 28/06, é o dia do Orgulho LGBTQIA+. E você conhece a história desse dia? No fim dos anos 60, a homoafetividade era considerada uma doença, mas não só: assumir-se LGBTQIA+ era crime nos Estados Unidos. Em busca de um espaço seguro e de lazer, um refúgio em meio à opressão sofrida, a comunidade LGBTQIA+ se reunia no Stonewall Inn, bar que, administrado pela máfia, era famoso por vender bebida alcoólica sem autorização e por sua grande "jukebox". Frequentemente, porém, o bar era invadido pela polícia, que assediava e agredia frequentador@s, até que um dia, 28 de junho de 1969, a comunidade reagiu, dando início a protestos que desencadearam uma revolução!

No Brasil, a história de violência contra LGBTQIA+s, não é muito diferente: mesmo com a criminalização da homofobia, no ano passado, o preconceito continua a fazer muitas vítimas. Por isso, essa semana trazemos para você uma série de sugestões que nos ajudam a construir uma sociedade de respeito às diferenças e em favor da diversidade.

Para compor melhor nossas ideias sobre o tema, sugerimos o artigo, disponível em PDF na internet, “E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora”, de Carlos Magno Camargos Mendonça. O autor, a partir da noção de cena musical, aproxima algumas performances realizadas nos anos 70, por artistas do teatro e da música, e certas performances queer da cena pop contemporânea brasileira.

Na literatura, também temos livros que tratam da temática LGBTQIA+, como o Com amor, Simon, romance de Becky Albertalli e sua trama, que trata da afirmação e os dilemas de um adolescente gay; ou o nacional Amora, de Natália Borges Polesso, um livro de contos que, além de falar sobre relação lésbica, traz diversos estágios e momentos vivenciados por mulheres. E a última leitura fica para Orlando, de Virgínia Wolf, disponível na nossa Biblioteca Virtual. Nele, a autora coloca em pauta a desigualdade de gênero e a sexualidade. Como é encarar o mundo sendo uma mulher, depois de já ter vivido como um homem? As linhas que separam os dois gêneros são mesmo intransponíveis?

Para embalar nossas ideias, deixamos também a sugestão da live da Gloria Groove/Daniel Garcia: rapper, compositor, dublador, ator e drag queen brasileiro, no dia 27 de junho, às 20 horas e a indicação de dois canais do Youtube: um, “Tempero Drag”, com a maravilhosa Rita Von Hunt e suas aulas sobre ciência política, filosofia, sociedade e o “Tá entendida”, com Yasmin Campbell e Tatiana Fernandes e suas discussões sobre sexualidade.

E aproveitando a internet, esse sábado também tem live do treinador físico Daniel Andrade, às 10 horas da manhã lá no Instagram! Nos vemos lá!

Boa semana: e que ela se torne cada vez mais colorida!

Tema: Articulações em rede: EaD versus Ensino Remoto - 15 a 19 de Junho

Nesta semana, iniciamos em nossa Agenda de Enfrentamento um debate sobre a importância das articulações em rede e da participação democrática de toda comunidade escolar para que as instituições de ensino possam estudar, com planejamento e responsabilidade, propostas pedagógicas relevantes para os nossos alunos, durante e após a pandemia da COVID-19.

Os links sugeridos (enviados por e-mail) colaboram para a compreensão do cenário atual em que se encontram a maioria das escolas públicas brasileiras, e da evidente desigualdade de condições de acesso à internet e infraestrutura de computadores e outros dispositivos de mediação com plataformas digitais de parte considerável de alunos e professores.

Temos um desafio grande pela frente, e, para que possamos construir propostas justas, democráticas, e com a garantia de eficiência e eficácia, precisamos nos articular, institucionalmente e em rede, para exigir mais investimento na educação e mais responsabilidade de nossos representantes nas esferas decisórias.

Durante a semana, teremos duas lives para discutir essas questões. Na primeira delas, na quarta-feira, receberemos o professor Fernando Cássio, da UFABC, e organizador do livro “Educação e Barbárie”, para falar sobre as bases para o debate sobre ensino remoto nas instituições públicas de ensino. Na quinta-feira, o programa Diálogos do IFMG campus Ouro Preto convida a Diretora de Ensino Ana Elisa Novais para falar sobre Cultura Digital e Desigualdade.

É em rede, conectados, em constante diálogo e com decisões participativas e democráticas, que poderemos pensar em projetos pedagógicos que permitam a cada área do conhecimento, sozinha ou construindo pontes de interlocução, respondam socialmente sobre suas contribuições para o direito à educação.

18/06

Nesta semana, teremos uma live extra dentro da programação da Agenda de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 do Campus Ouro Preto: uma palestra do 13° Encontro do Programa Diálogos. Em pauta, reflexões sobre a importância de assumirmos um papel crítico em relação às políticas públicas de direito à internet e ao conhecimento relacionado às mediações digitais, suas restrições e possibilidades, considerando o direito de todos(as) à educação de qualidade.

Acompanhe a live desta quinta-feira, 18/06, no canal da Agenda de Enfrentamento da Pandemia da COVID-19 no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA

17/06

O ensino não presencial implantado em diversas redes de ensino do país está ativamente excluindo, desprotegendo e discriminando estudantes. Enquanto isso, as pressões para a retomada das atividades de ensino em modalidade remota só aumentam nas universidades e institutos federais. A proposta dessa conversa é fazer uma análise realista do cenário, estabelecendo como base de discussão a garantia do direito à educação em suas várias dimensões.

Acompanhe a live desta quarta-feira, 17/06, no canal da Agenda de Enfrentamento da Pandemia COVID19 no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA



Tema: Inclusão - 08 a 12 de Junho

A inclusão de pessoas com deficiência é um desafio para todos nós, especialmente para a educação, neste momento ímpar em que estamos vivendo. O informativo Fique Ligado de hoje, enviado aos servidores e alunos, apresenta algumas notícias e um estudo relacionado a este tema, além do estatuto da pessoa com deficiência, como forma de estimular a reflexão sobre como podemos incluir e garantir os direitos de todos e todas.

Conversar sobre inclusão em tempos de tantas questões em torno desta pandemia nunca se fez tão necessário. Pensamos que no meio da crise a exclusão se intensifica. E diante das suas necessidades específicas e do quadro geral do Brasil e do mundo o Campus Ouro Preto convidou o campus Ribeirão das Neves para um breve diálogo sobre inclusão. Nosso papel enquanto escola, os caminhos que os NAPNEEs trilham na instituição e o envolvimento da comunidade.

Este será o tema da nossa próxima live, que será realizada nesta quarta-feira! Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA

O título do ARTEculando ideias dessa semana dialoga diretamente com uma das nossas sugestões de leitura. Disponível na biblioteca virtual, Uma escola para todos e para cada um (Galery, A., Pinto, A., Amaro, D. G., Rubinstein, E., & Vieira, P., 2017) fala desse movimento necessário em direção à escola inclusiva. Como transitar da cultura da homogeneidade para a diversidade?

Nessa mesma linha de reflexão, escolhemos outros títulos também disponíveis online: Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola (Anete Abramowics e Valter Silvério), sobre as diferenças na escola e os aspectos positivos do trabalho que é desenvolvido tendo as diferenças por mote da ação educativa; Fala, letramento e inclusão social (Maria Cecília Mollica, 2011), que traça métodos pedagógicos alternativos no trabalho de apropriação da língua e, por fim, Deficiência intelectual: da eliminação à inclusão, de Bartira Trancoso, que aborda desde o histórico da dificuldade intelectual e desenvolvimental de crianças e jovens até conceitos de bioecologia do desenvolvimento humano.

Na literatura brasileira, o tema da inclusão já foi tratado diversas vezes, mas escolhemos A terra dos meninos pelados (1937) de Graciliano Ramos, pois trata da importância de se viver com empatia. E, falando de inclusão, de nossa biblioteca e de indicações de leitura, não deixe de conferir nossos títulos disponíveis em braile! Fica o convite!

Mas se você prefere aproveitar esse friozinho para assistir um filme, sugerimos Como Estrelas na Terra, que conta a história de um menino e 9 anos com dislexia, e o documentário Revolução pela inclusão (NETFLIX, EUA, 2020, 106 min) sobre Camp Jered, um acampamento para adolescentes com deficiência que construiu um novo futuro para o movimento dos direitos das pessoas com deficiência, mudando a legislação de acessibilidade.

“Ah, mas eu só quero dar uma olhadinha no Insta...” Então não deixe de conferir o Insta da Anne Magalhães (@aannemagalhaes), artista visual, educadora de arte, performer, que interpreta em LIBRAS várias canções de artistas como Elza Soares, BaianaSystem, Baco Exu do Blues.

Boa semana e bom feriado!

Tema: Genocídio da população negra! - 01 a 05 de Junho

O tema da Agenda de Enfrentamento da COVID-19 desta semana foi motivado pelo assassinato brutal de João Pedro, de 14 anos, no Rio de Janeiro, que teve seu corpo encontrado no dia 19/05. No entanto, novas situações ao longo do mundo deixaram ainda mais urgente a necessidade de abordarmos esta questão.

Iniciando de maneira bem didática, com definições e dados, o informativo Fique Ligado desta semana, enviado para servidores e alunos, apresenta uma série de notícias e pesquisas sobre o genocídio na população negra no Brasil e no Mundo. Acesse sua caixa de e-mail e confira!

Porque é fundamental a construção de uma pedagogia antirracismo como forma de combate ao extermínio da população negra no Brasil?

Este será o tema da live de hoje, que contará com a participação de Douglas Aparecido e Du Evangelista, do Coletivo OuTro Preto, e mediação da professora Denise Ziviani.

Para assitir: clique aqui

Tema: ENEM - 18 a 22 de Maio

Na semana passada, o senado aprovou o adiamento do ENEM, que foi confirmado pelo MEC. Nas matérias do Fique Ligado de hoje, enviado aos e-mails de servidores e alunos, vamos evidenciar estas novidades, além de apresentar outros argumentos para esta decisão, com o humorista Gregorio Duvivier.

21/05 - ENEM

Na live de hoje, as diretoras de Ensino dos campi Ouro Preto e Bambuí discutem a agenda do ENEM à luz do direito à Educação, apresentando dados históricos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, medidas institucionais a respeito da agenda em curso e da preparação dos estudantes para o maior sistema de ingresso às universidades públicas do país.

A live será transmitida em https://www.youtube.com/channel/UCm1EKW9OIttjgkVCeLoIwLA

Inscreva-se!

19/05

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tinha o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Posteriormente ele se tornou critério de seleção para muitas universidades e para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Apesar da incerteza da data da prova é preciso pensar na preparação. Seguem duas iniciativas que podem te ajudar.

O projeto “Matemática para o ENEM 2020” tem como objetivo auxiliar os estudantes e interessados com o conteúdo de Matemática que é cobrado no ENEM. A proposta é realizar “live-aulas” no canal do Prof. Thiago Neves (docente do IFMG - OP) que estão previamente agendadas e organizadas por módulos e tópicos. Além disso, com a colaboração de professores e demais profissionais de diversas regiões, o projeto busca auxiliar os interessados com uma sala virtual para que sejam postadas as dúvidas com relação a exercícios e os colaboradores poderão orientar. Há uma equipe responsável que trabalha para que o projeto alcance mais e mais alunos e interessados: Profª Rafaela, Prof. Róger, Laryssa Gomes (que trabalha na edição de vídeos) e Pablo (que atua com as artes para o canal e divulgação). Para participar, basta se inscrever no canal do Youtube e ativar as notificações e acessar o site para se programar e assistir as Lives. O site estará disponível nos próximos dias.

Canal: youtube.com/user/MrThiagoneves22

O QuarentEnem foi criado por um grupo de estudantes de várias universidades e de ex-alunos do IFMG - Campus Ouro Preto, com a intenção de ajudar aqueles que irão prestar a prova do ENEM em 2020. Segundo eles, estavam preocupados com a situação atual dos vestibulandos e foram motivados pelo sentimento de empatia, uma vez que já enfrentaram o exaustivo processo de preparação para o Enem. Esperam que esta iniciativa possa ajudar os estudantes a seguir com seus estudos e sejam menos prejudicados nesse momento tão delicado dentro da educação brasileira. Eles propõem um método preparatório simples e objetivo, onde os alunos interessados podem manter o contato por mensagem na rede social Instagram, o Telegram e o grupo do Whatsapp. Parte da equipe de colaboradores: Anna Luiza Figueira Paula; Caetano Almeida Camelo da Costa; João Victor da Conceição; Isabella Alves; Isabelle Borelli; Isabela Drumond Fonseca; Arthur Peret Primola; Alexia Nascimento; Mariane Murase; Sabriny Melo; Pedro Henrique Oliveira da Costa Garcia; Gabriel Filipe Matos dos Santos; Mauro Vitor Faria; Marina Bernardes Diniz; Paula Ribeiro; Lívia Paraguassu; Karine Tomaz; Guilherme Colares; Júlia de Matos Fonseca; Gabriela Moura; Mirielly Miranda; Carlieze Isabel da Conceição.

Instagram: @quarentenem_