Newsletter

25/08

Na semana passada, a Agenda de Enfrentamento trouxe uma importante temática: o Financiamento educacional na perspectiva do FUNDEB. E muitas coisas aconteceram!

Você sabia que agora o CINE IF agora é parceiro do CINE Vila Rica? Semana passada também tivemos a indicação de diversos materiais, incluindo podcasts, com reflexões sobre o FUNDEB.

Mas se você perdeu essas e outras atividades relacionadas à Agenda de Enfrentamento, temos uma novidade para você! A partir de hoje, o Fique Ligado, informativo semanal enviado aos alunos e servidores via e-mail, vai relembrar os temas e atividades desenvolvidas na semana anterior.

Nesta semana, a temática é o Sistema de Cotas no Brasil. Fique ligado em nossas redes sociais oficiais para não perder nada!

Nesta semana, iniciamos em nossa Agenda de Enfrentamento um debate sobre a importância das articulações em rede e da participação democrática de toda comunidade escolar para que as instituições de ensino possam estudar, com planejamento e responsabilidade, propostas pedagógicas relevantes para os nossos alunos, durante e após a pandemia da COVID-19.⠀

O Fique Ligado desta semana, enviado aos alunos e servidores, colabora para a compreensão do cenário atual em que se encontram a maioria das escolas públicas brasileiras, e da evidente desigualdade de condições de acesso à internet e infraestrutura de computadores e outros dispositivos de mediação com plataformas digitais de parte considerável de alunos e professores. Acesse seu e-mail e tenha uma boa leitura!

O tema da Agenda de Enfrentamento da COVID-19 desta semana foi motivado pelo assassinato brutal de João Pedro, de 14 anos, no Rio de Janeiro, que teve seu corpo encontrado no dia 19/05. No entanto, novas situações ao longo do mundo deixaram ainda mais urgente a necessidade de abordarmos esta questão.

Iniciando de maneira bem didática, com definições e dados, o informativo Fique Ligado desta semana, enviado para servidores e alunos, apresenta uma série de notícias e pesquisas sobre o genocídio na população negra no Brasil e no Mundo. Acesse sua caixa de e-mail e confira!

Na semana passada, o senado aprovou o adiamento do ENEM, que foi confirmado pelo MEC. Nas matérias do Fique Ligado de hoje, enviado aos e-mails de servidores e alunos, vamos evidenciar estas novidades, além de apresentar outros argumentos para esta decisão, com o humorista Gregorio Duvivier.

04/05

Em razão do contexto de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, estudos realizados no Brasil e no mundo comprovam o aumento da violência doméstica, incluindo o abuso sexual de crianças e adolescentes. Mesmo com o distanciamento social, é importante que estejamos atentos ao que acontece ao nosso redor.

Este é o assunto do Fique Ligado desta semana, que faz também o alerta: ao ter conhecimento sobre uma situação de violência ou exploração sexual de crianças e adolescentes, faça uma denúncia pelo Disque Direitos Humanos: disque 100.

22/06

Atualmente, a comunidade LGBTQIA+ está em exponencial crescimento, na busca pela superação e diminuição dos diversos preconceitos existentes em nossa sociedade. Isso incentivou várias pessoas a assumirem e sentirem orgulho de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, na medida em que incentivou também a busca pela aceitação individual e acolhimento de pessoas com vivências semelhantes.

Assim, partiu de Felipe Gonzaga a iniciativa de dar voz a essa comunidade dentro do IFMG - OP; permitir que essas pessoas se expressem como quiserem, contem suas experiências sem medo de julgamentos e que possam se sentir abraçadas e pertencentes a um grupo que se respeita, através do Pride Month IFMG.

O Pride Month IFMG nada mais é que o Mês do Orgulho LGBTQIA+ que abrange gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros, travestis, entre várias outras pessoas que não se enquadram como heterossexuais e cisgêneros. E este é o tema do informativo Fique Ligado de hoje, enviado por e-mail aos alunos e servidores do campus.

Convidamos toda a comunidade do IFMG a conhecer a página deste grupo no Instagram, @prideifmgop, e apoiar a comunidade LGBTQIA+.