Palestrantes

Adriano Honorato Braga

Alexandre Ferreira (Casemonstro)

Carlos Silveira

Christiane Borges

Daniel Basconcello Filho

Daniela Lyra Cardoso

Daniele da Rocha Schneider

Diana Santos

Douglas Esteves

Ednaldo da Costa Oliveira

Eloir José Rockenbach

Fábio Marques

Fábio Souza

Felipe Gonzalez

Fernando Tomé

Juliana Moreno

Ka Menezes

Martha Santos

Renatha Candida da Cruz

Rodrigo Furtado Mendonça

Soraya Alves Lacerda

Thalia Santos de Santana

Tiago Silva Mochileiro

Wendell Bento Geraldes

Adriano Honorato Braga

Adriano Honorato Braga é pai da Bianca e casado com a professora Ramayane. Possui mestrado em Ciência da Computação e atualmente é professor efetivo do Campus Ceres do IF Goiano, atuando desde 2016 como Diretor de Ensino. É coordenador do NEPeTI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia da Informação) atuando principalmente nos projetos Meninas Digitais no Cerrado e Treinamento de Olimpíadas Científicas utilizando pensamento computacional e cultura maker, ambos projetos vinculados à SBC (Sociedade Brasileira da Computação). Além de torcedor do Palmeiras.

Alexandre ferreira

Há mais de 25 anos, Alexandre trabalha na área de tecnologia/educação. Criou a Casemonstro, realiza palestras e Oficinas de Robótica educacional usando uma metodologia lúdica e divertida, além da Oficina de Chão, metodologia de ensino com base em sua experiência em RPG (mais de 30 anos) e tecnologia, criando assim uma forma única de aprendizado. Realiza Oficinas de Chão em diversos eventos, mas ela nasceu na Campus Party e se consolidou. Criou diversos Casemods, sendo os mais famosos deles o Iron man e o Gundam! Criatividade, inovar, pensar de forma criativa! Coordenador pedagógico no projeto Include que leva robótica para as comunidades, projeto esse da Campus Party, legado da Campus. Alexandre sonha em mudar o mundo através do conhecimento.

Carlos silveira

Professor titular do IFG Câmpus Goiânia. Doutor em Ciências Ambientais, Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação, Graduado em Engenharia de Computação e Técnico Industrial em Eletrônica (1998) pela Escola Técnica Federal de Goiás. Atua principalmente nas áreas de informática na educação, inteligência computacional, sensoriamento remoto, automação, controle e robótica. Participa do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar do campus Inhumas (NEPEInter) e Núcleo de Telecomunicações do campus Goiânia (NuTel). Desenvolve projetos de extensão de robótica educacional e informática na educação. Orientou projeto de pesquisa que recebeu o 11º Prêmio Destaque Nacional do CNPq (2013), categoria bolsista de Iniciação Tecnológica. Recebeu o Prêmio Amigos da CT&I em Goiás (2019) promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

christiane Borges

Tecnóloga em Redes de Comunicação (CEFETGO) e Mestre em Engenharia Elétrica e da Computação (UFG). Fundadora do Grupo de Robótica para Meninas Metabotix e membro do Grupo de Robótica GYNBOT. Atualmente, professora no Instituto Federal de Goiás (IFG) campus Luziânia, Coordenadora do Eixo de Design Factory do CiteLab IFG e Coordenadora de Recursos Humanos do Polo de Inovação EMBRAPII IFG.

DANIEL bASCONCELLO filho

Daniel Basconcello Filho é professor de robótica livre. Seu objetivo é mudar o mundo através do compartilhamento irrestrito de conhecimento. Ativista da cultura livre, usa tecnologias sociais como ferramenta de transformação. Atualmente realiza pesquisas sobre duas áreas revolucionárias da ciência de vanguarda: Impressoras 3D e interfaces homem-máquina. Conheça um pouco mais sobre Daniel no site que ele edita, o www.robotizando.com.br

Daniela Lyra Cardoso

Responsável pela pesquisa, elaboração, e avaliação de projetos pedagógicos para diferentes contextos educacionais na Casa Thomas Jefferson desde 2013. A paixão pela educação norteia o trabalho realizado à frente do primeiro Makerspace aberto dentro da Casa Thomas Jefferson, o THOMAS MAKER. Desde 2015, presta assessoria a variados departamentos para liderar o projeto Achieving 21st Century Skills, uma iniciativa que visa reformular os espaços e processos de aprendizagem, tomando por base o movimento “maker” com foco na alfabetização midiática, no desenvolvimento das habilidades de liderança e na construção colaborativa de conhecimento. Em colaboração com a Embaixada Americana e a equipe multidisciplinar do THOMAS MAKER, concebe projetos, campanhas, programas e narrativas inovadoras para escolas públicas e privadas e para a rede de Centros Binacionais (Espaços Americanos) no Brasil e no mundo. Os programas desenvolvidos para a rede pública de ensino fomentam o protagonismo de alunos e educadores, por meio do desenvolvimento de um modelo mental Maker para a construção de novas competências: colaboração, criatividade, resolução de problemas. Desde 2018 Dani é mentora e facilitadora do STEAM TECH CAMP BRASIL, um projeto fruto da parceria entre o Departamento de Estado Americano e a POLI-USP, tendo colaborado, com o apoio da CTJ, com alguns programas e ações regionais, frutos do Tech Camp Brasil.

daniele da Rocha Schneider

Doutora em Informática na Educação (UFRGS), mestra em Educação (UFSM), especialista em Educação Ambiental (UFSM) e Graduada em Química (UNIOESTE). Professora da Universidade Aberta do Brasil – UFSM, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER/UFSM) e colaboradora da EJR Robótica Educacional.

diana santos

Formada no Técnico em Informática e em Pedagogia. Atua instrutora de cursos online e como Professora de Robótica da Casa Hacker, além de colaborar com o projeto Franzininho.

douglas esteves

Presidente do Laboratório Hacker de Campinas. Diretor Casa Hacker Mestrando em Engenharia de Computação na FEEC Unicamp, pesquisador no projeto Escola 4.0 Profissional de Tecnologia da informação no Centro de Computação da UNICAMP

Ednaldo da costa oliveira

Professor. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Pós-graduado: Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes. Graduado em Teologia pela Universidade Internacional – UNINTER. Pós-graduando em Sistemática pela FASSEB. Técnico e juiz de campeonatos de robótica desde 2013.

eloir josé rockenbach

Gestor de TI, Empreendedor na área de Tecnologias Educacionais (EJR Robótica Educacional/Jabuti Edu Nuvem)

Eloir José Rockenbach é formado em Magistério e graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Maker desde criança, atua na área da Cultura Digital Livre. Apaixonado pelas Tecnologias da Informação na Educação e Inovação. Desenvolvedor e Instrutor de Robótica Educacional. Mentor dos Projetos Jabuti Edu, Jabuti Edu Nuvem, Projeto REPTO, CIRDI, entre outros.

fábio marques

Professor de Engenharia Elétrica, Telecomunicações e Eletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), onde trabalha desde 1997. Mestre em Engenharia Elétrica e Computação na área de Telecomunicações. Graduado em Telecomunicações e Técnico em Telecomunicações. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: Communications Theory, Image and Video Processing, Routing and Traffic Engineering, Power Line Communications (PLC), Open-Source Software (OSS),Open-Source Robotics (OSR) and Free and Open-Source Hardware (FOSH).

fábio souza

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware. Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas.

felipe gonzalez

Especialista em inovação e design educacional. Co-fundador da consultoria criativa Comnaction, embaixador do Angelhack e Consultor da iniciativa Generation Unlimited para o UNICEF Brasil.

juliana moreno

Tecnóloga em Redes de Telecomunicação e Licenciada em Matemática pelo IFG, professora de matemática, professora de cubo mágico, youtuber, membro do programa mentalidades matemáticas Brasil (cocriado pelo Instituto Sidarta e pelo Centro de Pesquisas Youcubed, da Universidade de Stanford) e pós-graduanda em Neurociência.

ka menezes

Professora da UFBA. Pedagoga Hackerista. Usuária e Defensora de Tecnologias Livres. Participante do Raul Hacker Club. Vencedora do Prêmio Capes de Tese 2019 na área de Educação. Mãe do Ian!

martha santos

Educadora Maker no Fab Lab Recife. Tem sua trajetória marcada pelo desenvolvimento de experiências de aprendizagem envolvendo programação, modelagem e fabricação digital para crianças e adultos, usando ferramentas livres e abertas. Participa como palestrante e oficineira em diferentes eventos como o Fórum Internacional de Software Livre (FISL), Campus Party, Arduino Day, Mostratec, entre outros.

Renatha Candida da Cruz

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Coordenadora de Área do IFMaker Uruaçu e do Projeto Meninas Cientistas.

rodrigo furtado

Rodrigo Furtado é o criador do kit de invenções elétricas Meta-Circuitos e fundador da startup MetaMaker. A MetaMaker ajuda crianças e jovens a se expressarem como cientistas, inventores e pequenos inovadores. Eles desenvolvem kits de eletrônica, marcenaria e robótica de uma forma acessível para inspirar essa próxima geração de inventores.

http://rodrigofurtado.metamaker.com.br/

Soraya Alves Lacerda

É bibliotecária de formação, mas se considera uma educadora por paixão. Trabalha na Casa Thomas Jefferson desde 2015, quando foi convidada para apoiar a implementação e coordenar o primeiro Makerspace dentro de uma instituição de ensino em Brasília, o THOMAS MAKER. Além de coordenar e administrar o espaço, ela e Daniela Lyra são duas das representantes da CTJ, no projeto educacional Achieving 21st Century Skills desde 2015, juntamente com diversos Centros Binacionais Brasileiros, em parceria com o Departamento de Estado Americano e o Smithsonian Institute. Para o projeto, ela e a equipe interdisciplinar do THOMAS MAKER desenham projetos e programas com narrativas inovadoras para a comunidade em geral, para escolas públicas e privadas, compartilhando-os com a rede brasileira de Centros Binacionais / Espaços Americanos. Ela acredita em um sistema educacional ativo e inovador, e também que as narrativas implementadas com professores e jovens estudantes - de escolas públicas ou privadas - desenvolvem seu protagonismo, juntamente com habilidades essenciais para ser um profissional relevante no cenário do século 21: colaboração, criatividade, e resolução de problemas. Desde 2018 Sora é mentora e facilitadora do STEAM TECH CAMP BRASIL, um projeto fruto da parceria entre o Departamento de Estado Americano e a POLI-USP, tendo colaborado, com o apoio da CTJ, com alguns programas e ações regionais, frutos do Tech Camp Brasil.

Thalia Santos de Santana

Professora dos cursos de Informática do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (INF/UFG). Ama a educação e tecnologia, adora ser professora e é apaixonada por escrever e pesquisar. É uma das coordenadoras do projeto Meninas Digitais no Cerrado, e colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia da Informação (NEPeTI), com atuação em projetos relacionados à pensamento computacional, ensino de algoritmos e robótica.

tiago silva mochileiro

Empreendedor social. Graduado em Gestão de recursos humanos e Pós graduado em gestão de pessoas e administração. Diretor do PROJETO Conversando Sobre carreira. Idealizador da Jornada pela EDUCAÇÃO que atua em 3 missões de futuro (1 mundo onde mais jovens leiam, 1 mundo onde mais jovens empreendam e 1 mundo onde mais jovens inspiram). Também foi Palestrante da Bienal Internacional do Livro, 2015 . Palestrante do EBA 2015 e 2018 Também desembarcou no maior encontro de software livre da América Latina, LATINOWARE 2016 e 2017, 2018 também foi speaker do TEDx Pajuçara 2016. Tiago é mais conhecido como Mochileiro pela EDUCAÇÃO. Já percorreu 65 cidades brasileiras, distribuindo cerca de 7.500 livros, e levando a mensagem da educação que salva vidas. Mais de 10.000 jovens já assistiram suas palestras pelos rincões do Brasil.

Fernando Tomé

Sócio da consultoria Comnaction Inteligência Social & Digital. Idealiza, organiza e faz curadoria de iniciativas de inovação e empreendedorismo digital para empresas e governos de todas regiões do Brasil. Após trabalhar 17 anos como executivo e empreendedor em Comércio Exterior com foco em países emergentes, foi co-fundador de três startups (Astrópolis, Eloos e Cotabox). Foi diretor da Campus Party Brasil e desde 2015 é representante no Brasil da Angelhack, empresa do Vale do Silício que realiza a maior série de hackathons do mundo. Estudou Economia no Mackenzie, Relações Internacionais no NUPRI/USP e Gestão de Negócios e Inovação na Escola de Negócios Fatec Sebrae. Ministra cursos e palestras de inovação, empreendedorismo e cultura digital. Faz parte da equipe de realização da 17ª Latinoware 2020.

Wendell Bento Geraldes

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Especialista em Informática na Educação. Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no IFG campus Luziânia. Entusiasta do Software Livre e do movimento STEAM. Membro Alumni da rede STEM TechCamp BRASIL.