Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Coordenadora:
SILVANA BELLINI VIDOR
Resumo:
O projeto tem o objetivo de desenvolver um curso de 40 horas em ambiente de educação à distância (EAD - Moodle) para oferecer formação continuada sobre Medicina de Felinos aos Médicos Veterinários que atuam na Clínica de Pequenos Animais e aos estudantes do curso de bacharelado em Medicina Veterinária. O curso dará ênfase ao conteúdo gerado de acordo com os níveis de medicina baseada em evidências. Abordará os conteúdos relacionados com o manejo Cat Friendly preconizado pela American Association of Feline Practice, peculiaridades terapêuticas dos gatos, e principais afecções: hepatobiliares e gástricas; cardiológicas; urológicas e nefrológicas; respiratórias; virais; dermatológicas; oncológicas; pediátricas e geriátricas; doenças virais e parasitoses; e nutrição e nutrição clínica. Ao final do desenvolvimento, espera-se criar um curso de atualização com características de MOOC (Massive Open Online Course), que apresente um alto grau de automatização. Espera-se envolver o aluno bolsista no desenvolvimento do conteúdo, na organização do curso e na redação de um manuscrito de artigo a ser submetido em revista sobre educação profissional. Espera-se obter experiência no desenvolvimento deste tipo de curso e ampliar o relacionamento do IFFar-FW com os profissionais da área de Medicina Veterinária.
Palavras-Chave:
medicina de felinos, gatos, medicina de pequenos animais
Programação:
O curso será disponibilizado pela plataforma MOODLE do IFFar Frederico Westphalen (IFFar-FW) já disponível para cursos para público externo. A quantidade de participantes concomitantes dependerá da possibilidade de suporte da banda de transmissão, a ser definida pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) do IFFar-FW. Neste primeiro momento de implantação, não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Público-alvo e desenvolvimento do curso
Será oferecido para médicos veterinários e estudantes de Medicina Veterinária, mediante apresentação, durante a inscrição, do registro no órgão fiscalizador da profissão (CRMVs), diploma de conclusão do curso de graduação, ou do comprovante de matrícula de graduação atualizado. A divulgação do curso será realizada pelas mídias sociais do IFFar-FW.
Terá carga horária de 40 horas com duração mínima de 4 semanas e máxima de 20 semanas. Ao final do curso, após obter nota mínima de 7,0/10,0 em todos os módulos, o aluno receberá certificado de conclusão. As inscrições, comunicações dos participantes com a organização do curso e envio de certificados serão feitos por e-mail criado para este fim.
Serão envolvidos, no projeto, os professores e professoras do curso de bacharelado de Medicina Veterinária do IFFar-FW, que serão convidados para realização dos vídeos e das apresentações de slides das aulas em suas áreas de atuação. Os alunos e alunas do curso de Medicina Veterinária serão responsáveis, juntamente com a coordenadora do projeto, pela organização, divulgação, suporte, organização de dados para certificação e auxílio em conteúdos teóricos ou práticos compatíveis com seu nível acadêmico.
As aulas serão realizadas, utilizando a maior quantidade possível de mídias, a fim de contemplar as diferentes formas de estudo de cada aluno: vídeos, apresentações de slides, textos, e materiais complementares (artigos, indicação de livros e de links relacionados ao conteúdo).
Conteúdo
Os conteúdos serão tratados com base nos Guidelines publicados até o momento e nos conceitos de Medicina baseada em evidências (VIDOR et al., 2018) em que os conhecimentos são atualizados pela literatura médico-científica. Também será frisada a importância da constante atualização profissional, assim como a pesquisa de literatura sempre atualizada para a solução de dúvidas e problemas concernentes ao atendimento clínico dos pacientes.
O curso pretende abordar o manejo, o diagnóstico e o tratamento das doenças mais frequentes dos felinos. As aulas serão apresentadas em forma de vídeos e apresentações de slides com áudio divididas em módulos:
1. Manejo Cat Friendly (3 horas): recomendações da certificação Cat Friendly da AAFP sobre: mobiliário e montagem das salas de atendimento e de internação dos gatos; a conduta dos profissionais no ambiente de internação e de consultório; métodos de contenção dos gatos para exame clínico e procedimentos hospitalares; recomendações de manejo para os tutores em casa: manejo hídrico e alimentar; transporte dos gatos para consultas e check ups; frequência recomendadas de check ups; enriquecimento ambiental e cuidados com comportamento; recomendações e dicas sobre administração de medicamentos, vacinação e everminação.
2. Peculiaridades terapêuticas (3 horas): características do metabolismo hepático e da estrutura da hemoglobina em gatos; ajustes de doses para gatos hígidos, hepatopatas e nefropatas; medicamentos e substâncias tóxicas para a espécie; atendimento e conduta clínica e hospitalar de gatos intoxicados;
3. Doenças hepatobiliares e gástricas (3 horas): prevenção, diagnóstico, tratamento e manejo de gatos com de doença inflamatória intestinal, tríade felina, lipidose hepática.
4. Cardiologia (2 horas): diagnóstico, tratamento e manejo da hipertensão e da cardiomiopatia hipertófica.
5. Urologia e nefrologia (3 horas): diagnóstico, tratamento e manejo das doenças do trato urinário inferior (DTUIF), cálculos renais e vesicais, cistites, doença renal crônica, insuficiência renal aguda; anestesia e manobra de desobstrução uretral.
6. Doenças respiratórias (3 horas): diagnóstico, tratamento e manejo das doenças respiratórias do trato superior (rinotraqueíte, sinusite crônica e pólipos) e inferior (asma e bronquite); atendimento de emergências respiratórias.
7. Principais parasitoses (3 horas): prevenção, diagnóstico, tratamento e manejo das parasitores intestinais, estomacais, pulmonares e hepáticas.
8. Doenças virais – (3 horas): prevenção, diagnóstico, tratamento e manejo das principais viroses felinas: peritonite infecciosa felina (PIF), imunodeficiência viral felina (FIV), leucemia viral felina (FeLV), calicivirose, herpesvírus felino e outros agentes do complexo respiratório felino.
9. Dermatologia (3 horas): diagnóstico, tratamento e manejo de alergia, dermatofitose, esporotricose, ectoparasitoses, granuloma eosinofílico.
10. Odontologia e oftalmologia (3 horas): diagnóstico, tratamento e manejo das principais alterações de palato, gengiva e dentes; gengivoestomatite, gengivoestomatite juvenil; diagnóstico, tratamento e manejo das principais alterações de pálpebras, córnea, lente e retina de gatos
11. Oncologia (3 horas): tumores mais comuns em gatos, diagnóstico, tratamento e prognóstico: linfoma, tumor de mama, carcinoma de células escamosas, mastocitoma, sarcoma de aplicação, osteossarcoma, carcinoma hepatobiliar, síndrome dígito pulmonar e tumores orais.
12. Nutrição e nutrição clínica (2 horas): recomendações para nutrição de gatos hígidos; uso de rações de prescrição; tratamento de suporte da anorexia; colocação de sonda nasogástrica e esofágica.
13. Pediatria (2 horas): doenças mais comuns em filhotes; cuidados de manejo de filhotes; protocolos de vacinação e everminação.
14. Geriatria (3 horas): doenças mais comuns em gatos geriátricos; check ups e exames complementares de rotina; cuidados de acessibilidade, manejo e higiene.
15. Medicina baseada em evidências (1 hora): a importância e as formas de obter atualização profissional periódica; como e onde encontrar literatura atualizada e de boa qualidade para resolver problemas de diagnóstico e tratamento dos pacientes.
As técnicas de contenção, coleta de sangue, colocação de sonda esofágica e nasogástrica, desobstrução uretral e outras técnicas ambulatoriais serão apresentadas em forma de vídeo, realizado em animais atendidos na rotina de atendimento do LEPEP de Cirurgia Veterinária e Anestesiologia, com a prévia autorização da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).
Medicina baseada em evidências
Os conteúdos serão tratados com base nos Guidelines publicados até o momento e nos conceitos de Medicina baseada em evidências (MBE) (VIDOR et al., 2018), em que os conhecimentos são atualizados pela literatura médico-científica de acordo com a ordem dos níveis da MBE: (nível 1) metanálise de múltiplos estudos controlados; (nível 2) estudo individual com delineamento experimental; (nível 3) estudo com delineamento quase-experimental como estudo sem randomização com grupo único pré e pós-teste, séries temporais ou caso-controle; (nível 4) estudo com delineamento não-experimental como pesquisa descritiva correlacional e qualitativa ou estudos de caso; (nível 5) relatório de casos ou dado obtido de forma sistemática, de qualidade verificável ou dados de avaliação de programas; (nível 6) opinião de autoridades respeitáveis baseada na competência clínica ou opinião de comitês de especialistas, incluindo interpretações de informações não baseadas em pesquisas.
Também será frisada a importância da constante atualização profissional, assim como a pesquisa de literatura sempre atualizada para a solução de dúvidas e problemas concernentes ao atendimento clínico dos pacientes.
Avaliações dos alunos e do curso
Ao final de cada módulo, os alunos poderão fazer uma avaliação (questões randomizadas automáticas) de seus conhecimentos para passarem ao módulo seguinte ao atingir nota mínima de 7,0/10,0 (em uma de três tentativas). A cada módulo, será disponibilizado material complementar como artigos, guidelines e links úteis, caso o aluno tenha interesse em aprofundar-se no conteúdo.
No início e no final do curso, os alunos deverão responder a um questionário online sobre como se sentem ao atender gatos. Com isso pretende-se medir o grau de segurança dos Médicos Veterinários sobre seus conhecimentos em Medicina de Felinos e sobre a contenção e o manejo dos animais em atendimento clínico e internamento (medo de acidentes com mordeduras e arranhaduras). Esses questionários serão validados com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Objetivos Gerais:
Objetivo geral
O projeto tem o objetivo de desenvolver um curso de 40 horas em ambiente de educação à distância (EAD - Moodle) para oferecer formação continuada sobre Medicina de Felinos aos Médicos Veterinários que atuam na Clínica de Pequenos Animais e aos estudantes do curso de bacharelado em Medicina Veterinária.
Objetivos específicos
1. Capacitar Médicos Veterinários para atendimento de felinos domésticos;
2. Capacitar Médicos Veterinários a utilizar a medicina baseada em evidências para os atendimentos de gatos;
3. Aumentar o nível de confiança dos Médicos Veterinários quanto ao conteúdo de Medicina de Felinos e diminuir a ocorrência de acidentes de mordeduras e arraduras ao utilizar as técnicas corretas de manejo e contenção dessa espécie;
4. Obter experiência na implementação de MOOCs, utilizando a plataforma Moodle;
5. Utilizar a plataforma Moodle de EAD do IFFar-FW para estabelecer um canal de comunicação institucional com os Médicos Veterinários.
Resultados Esperados:
Com o desenvolvimento do projeto espera-se:
1. Ter uma demanda grande de Médicos Veterinários da região atendida pelo IFFar-FW e de outras regiões pela formação em Medicina de Felinos;
2. Criar a cultura, junto aos Médicos Veterinários, de atendimento diferenciado dos gatos, melhorando a saúde geral dos felinos domésticos e aumentando a percepção de qualidade dos tutores quanto ao atendimento dessa espécie na região;
3. Desenvolver um curso, via plataforma Moodle, que funcione da forma mais automatizada possível para que possa atingir um número grande de alunos, sem a necessidade de muita carga horária de trabalho dos alunos bolsistas e do professor coordenador;
4. Adquirir experiência na oferta (desenvolvimento e gerenciamento) de cursos EAD no formato MOOC;
5. Redigir manuscrito de artigo abordando os dados recolhidos nos questionários de avaliação dos alunos (início e final do curso) e os dados da performance obtida pelos mesmos nas avaliações dos módulos. O manuscrito será submetido a uma revista científica da área da educação profissional.