O Núcleo de Documentação e Memória da Educação do RN/IFESP

O Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP) tem sua origem ligada à criação da Escola Normal de Natal, no contexto da Reforma da Instrução Pública do Rio Grande do Norte em 1908. Por cinquenta e sete anos funcionou em diferentes locais e prédios na capital do estado. Decorrente de legislações educacionais de Ensino Normal do país recebeu várias nomenclaturas, como instituição de formação docente de nível secundário, entre 1908 e 1994, quando foi transformada em ensino superior com a denominação de IFESP(Lei n. 6.575/1994).

Nesse transcorrer de sua história de formação de professores produziu um rico acervo constituído por documentos de natureza diversa, tornando-se portadora da memória escolar do estado, por conseguinte, nacional. Neste sentido, considerando a importância do acervo para a preservação da memória institucional, foi criado o Núcleo de Documentação e Memória do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (NDM/IFESP), em 2018. Somente, a partir de fevereiro de 2019, foi concretizada sua implementação por meio de ações de organização favorecendo assim o fortalecimento da sua identidade institucional e a pesquisa acadêmica.

Associa-se a importância desse Núcleo a compreensão que as instituições escolares são produtoras de conhecimento e, por isso, sob a obrigatoriedade de preservação de seus arquivos. Seus documentos são provas de direito de pessoas ou da administração e possuem um valor histórico-cultural para a comunidade, de modo que se constituem em fontes históricas, manifestação ou representação da memória, para finalidades científicas, didáticas, culturais, políticas, biográficas, dentre outros. O NDM/IFESP abriga acervos arquivísticos, contendo diversas espécies documentais que são fontes de pesquisa; podem ser considerados como lugares de memória, depositários de fontes produzidas e acumuladas na trajetória do fazer pensar o pedagógico no cotidiano das escolas.

Com essas considerações, é necessário destacar que parte do acervo do NDM/IFESP tem procedência da tentativa de criação do Museu de Educação do Rio Grande do Norte, em 1994, formatado por projeto institucional. No entanto, não obteve êxito.

Identifica-se nos registros sobre o referido Museu, a consultoria da museóloga Drª Ana Maria Casasanta, membro do Centro de Referência do Professor – Belo Horizonte, Minas Gerais. Assim como a elaboração de projetos e suas respectivas ações, dentre elas: reuniões de estudo com a participação de técnicos locais, encaminhamentos (plano de atividades visando à inauguração do museu), elaboração de sub-projetos (Formação do professor, Ensino de 1º e 2º graus, Movimentos de Educação, Escola Normal de Natal, RN –Imagens e Lembranças 1908-1997).

Ainda, dentre as ações, parcialmente realizadas, destacou-se a campanha de doação do acervo do pretendido Museu, cuja convocação destinava-se a particulares, instituições públicas, empresas, escolas privadas, dentre outras. Decorrente dessa mobilização junto à sociedade potiguar compreende-se constituir parte do acervo existente no NDM/IFESP.

Passados vinte e cinco anos o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, por meio de seus professores e pesquisadores da área História da Educação retoma esse projeto de fundamental importância para a memória da educação pública do Rio Grande do Norte, assim como período compreendido de atuação como instituição de formação docente, em nível superior.

O acervo mais antigo do Núcleo de Documentação e Memória do IFESP é constituído por documentos da Escola Normal de Natal, do Grupo Escolar Modelo e do Jardim de Infância Modelo.

• Livro de Exames da Escola Normal do Atheneu nº 01/1908

• Livro de informações sobre a Escola Normal de 1911.

• Livro de Posse de 1929 a 1945 (registro dos programas da Escola Normal de Natal)

• Livros Registro da correspondência da Diretoria da Escola Normal de

• Livro de Registro de Títulos, Nomeações, Apostilas, Portarias referentes a Escola Normal

• Livro de Atas do Grêmio Nísia Floresta – 1953 – 1959.

• Livro destinado as Atas do Grêmio Literário) − de 1953

• Livro Diário de Movimento da Escola Normal de Natal -1958

• Atas da hora pedagógica – 1958 a 1962

• Atas festivas – encerramento das aulas - 1959 a 1965

• Livro de posse, desligamento e transferência de funcionários – 1963 a 1968

• Livro de ata de reunião administrativa- 1958 a 1962, 1963 a 1968.

• Registro de saídas de ofícios – 1961 (conteúdo do assunto)

• Livro de atas das eleições e reuniões do centro cívico Profa Dulce Wanderley - 1973

• Livro de diário dos professores dos laboratório de artes industriais – 1975 – 1976

• Fotografias avulsas das décadas de 1940 a 1960 e álbuns de formaturas de 1950 a 1970.

• Cadernos de registros pedagógicos de professoras;

• Documentos que retratam a trajetória de vida de Profa. Crisan Siminéa, ex-diretora da instituição e patronesse da biblioteca.

• Compêndios didáticos.

Quem Somos

Mariza Silva de Araújo. Licenciada e bacharel em História (UFRN. Especialista em História da Cultura (UFRN). Mestra em Ciências Sociais (UFRN). Doutora em Educação (UFPB).

Ana Zélia Maria Moreira. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Ciências Sociais (UFRN). Mestra em Arquitetura e Urbanismo (UFRN). Doutora em Educação (UFRN).

Lenilson Neves da Costa. Arquiteto e Urbanista (UFRN).