Quando: 04 de novembro, às 18:30
Onde: YouTube
Com o objetivo de conhecer flautistas e trabalhos envolvendo a flauta doce em diferentes regiões do país - em meio a uma pandemia - surgiu a ideia de uma Mostra Virtual de Performance.
Ficamos muito contentes em receber diferentes trabalhos frutos de performances, práticas e estudos – em diferentes estágios de caminhada com o instrumento – sendo alguns, resultados de apresentações, outros de trabalhos em contexto de pós-graduação e graduação, ou ainda, encontros intimistas à distância que tanto representam os anos de 2020 e 2021.
Com a abertura do Consort Bassano da Usp, neste programa teremos a oportunidade de conhecer flautistas de diferentes núcleos e cursos, como Roberto Dutra e Letícia Arnold, mestrandos em flauta doce sob orientação de Lucia Carpena na UFRGS; Luiza Mesquita, aluna de Patrícia Michellini na UFRJ; Adriano Trarbach, ex-aluno do projeto Dorcas e da extensão na Embap; o conjunto Trio Flautas em Si, com flautistas de Fortaleza e Brasília; o Grupo de Flautas Doce da UECE; e encerrando, o Grupo Syntagma, que comemora 35 anos e apresenta a bela e animada composição de Marcos Paulo Leão.
Esperamos que esta seja uma semente, que possa germinar e ter continuidade em nossos próximos Simpósios. Agradecemos a participação de todos e todas, com a esperança de que possamos nos conhecer em breve pessoalmente!
Programa
Abertura: Consort Bassano da USP
O Consort Bassano da USP é um corpo musical focado na pesquisa e na prática da música renascentista. Fundado pela Profa. Dra. Mônica Lucas (ECA/USP), o consort teve sua estreia em 2014 e desde então busca trazer ao público o resultado de tais pesquisas, sejam elas desenvolvidas pelos principais nomes da área ou por seus integrantes fixos. Com formação variável, o consort pode apresentar desde um trio de flautas doces até um grupo com mais de 20 músicos, incluindo sacabuxas, cravo, órgão, violinos, violas da gamba e cantores, dando ao consort uma flexibilidade muito grande, especialmente para a interpretação da música veneziana do século XVI. Para este projeto, o Consort Bassano da USP contará com diversas flautas doces renascentistas, tocadas por quatro integrantes: Luciana Castillo, Daniel Figueiredo, Giulia Tettamanti e Alfredo Zaine.
- Thomas Ravenscroft (1588-1635): Come drinke to me (1609)
- Cipriano de Rore (1515/16-1565): Anchor che co'l partire (1547)
Roberto Rodrigues de Sales Dutra
Natural de Recife-PE, é bacharel em flauta doce pela UFPE e atualmente cursa o mestrado em práticas interpretativas - Flauta Doce no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, tendo como orientadora a Profa. Dra. Lucia Becker Carpena.
Johann Sebastian Bach (1685 - 1750): Suite 1 em sol maior ( BWV 1007)
[Prelude e Allemande]
Adriano da Silva Trarbach e Ebba-Maria Künning-Zeijl
Adriano da Silva Trarbach (n. 2001), flautista doce e violoncelista brasileiro, encontra-se a viver na Alemanha desde 2018 e a estudar desde Outubro de 2019 flauta doce com o professor Peter Holtslag e desde Outubro de 2020 também violoncelo com o professor Clemens Malich na Hochschule für Musik und Theater Hamburg. Intensamente dedicado também à execução de violoncelo barroco, tem aulas com o professor Gerhart Darmstadt e frequentou masterclasses com Phoebe Carrai, Jennifer Morsches, Elinor Frey e Diana Vinagre. Atualmente, é bolsista da Deutschlandstipendium e da fundação Yehudi Menuhin Live Music Now e.V. Hamburg com o Trio Air Benders. Como membro do ensemble “The Muses’ Fellows", sob a direção de Monika Mandelartz, já gravou dois CD’s. O primeiro, intitulado "So frewe dich!" e publicado em 2021 para a editora Coviello Classics, inclui obras de Thomas Selle (1599-1663) dos manuscritos de Salzwedel. O segundo, gravado em abril de 2021 e ainda a ser trabalhado, é dedicado aos "Concerti Binis Vocibus" do mesmo compositor. Natural de S. Jerônimo-RS, Brasil, iniciou em 2011 a aprendizagem de flauta doce e, mais tarde, de violoncelo através do projeto Dorcas, que apoia crianças e jovens do bairro social do Bonfim, na região metropolitana de Curitiba- PR, onde cresceu. No Brasil e em Portugal, frequentou masterclasses com, entre outros, Ricardo Kanji, Luis Otávio Santos, Sigiswald Kuijken e Ryo Terakado, Diego Nadra, Rodrigo Calveyra e Joana Amorim.
Carlos Gardel: El día que me quieras (arr. Diego Collatti)
Letícia Arnold
Letícia Arnold é musicista e professora de música. É licenciada em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição na qual atualmente é discente do Programa de Pós-graduação em Música (área de concentração; práticas interpretativas), sob orientação artística da profª Drª Lucia Carpena.
Nicolas Chédeville (1705–1782): Sonata N° 6 “Il pastor fido”, Op. 13 (ca. 1737)
[2º movimento: Allabreve]
Trio Flautas em Si
O trabalho artístico do trio de flautas doces formado por Sueli Helena, Luciana Gifoni e Robson Lima começou em 2017, quando o duo Sopro Doppio, constituído pelos dois últimos, convidou a musicista Sueli Helena para fazer uma participação especial no concerto promovido naquela ocasião no Programa Theatro de Portas Abertas no Theatro José de Alencar (Fortaleza-CE). A afinidade musical entre os três integrantes, o prazer de tocar junto e o amplo e interessante repertório para trio de flautas despertou no grupo o desejo de dar continuidade ao trabalho. Em 2019, realizaram o espetáculo memorável Adega Musical, que contemplava a música antiga e a música moderna, dentro de uma ambiência de sarau no porão do Theatro José de Alencar, com direito a degustação de vinhos e suco de uva ao público. Em 2020, registraram em formato audiovisual o repertório deste espetáculo no teatro da ONG Casa de Vovó Dedé e em 2021, participaram – em modo virtual - do Festival Rota do Sol com a mostra musical Vento Solar. A música que apresentamos nesta mostra virtual foi gravada neste contexto de reinvenção e esperança, frente às dores que vimos enfrentando ao longo desta pandemia.
Edu Lobo (1943-) & Chico Buarque (1944-): Salmo (1985)
[Arranjo para trio de flautas baixo de André Vidal.]
Luiza Mesquita
Luiza Mesquita aluna de Patrícia Michellini na UFRJ. Flautista da Orquestra Jovem da Grota, e do Som Doce da Flauta Doce, organizado e coordenado por Lenora Mendes. Participou de MasterClass com Lenora Mendes e Cecília Peçanha. Participou como convidada de um concerto com o Música Antiga da UFF e auxiliou como monitora no projeto de extensão Flauta Doce em Sistema, organizado pela professora Patrícia.
Henry Eccles (1670-1742): A Ground from M. Eccles
[Organista acompanhador: Eduardo Antonello]
Grupo de Flautas Doce da UECE
O Grupo de Flautas Doce da UECE constitui-se em um dos projetos mais atuantes na história do curso de Música. Fundado em 1981, ele funcionou como projeto de extensão e passou por diversas transformações e coordenações. Sob orientação da professora Luciana Gifoni desde 2010, o projeto conta com bolsas de iniciação artística da UECE, que passou a se chamar DOCE DE FLAUTAS. A atividade do grupo DOCE DE FLAUTAS se expressa pelo repertório artístico de qualidade e diversificado, centralizado na família da flauta doce: sopranino, soprano, contralto, tenor e baixo. Formado por alunos e egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Música da UECE, o DOCE DE FLAUTAS traz ao público um vasto repertório que vai desde a música brasileira até o imaginário da cultura gamer (temas de jogos, filmes e séries) e música antiga europeia, em formato leve e descontraído, que estimula a sensibilização artística e a experiência de fazer musical coletivo por meio da performance. Com o espírito de colaboração participativa, o grupo DOCE DE FLAUTAS incentiva as trocas de saberes entre alunos e diretora, tornando o trabalho de transmissão e recriação musical uma atividade prazerosa, sociabilizante, educativa e criadora.
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Jesus bleibet meine Freude, da Cantata no. 147 [Arranjo: Dom Gregory Murray (1905-1992)]
Encerramento: Grupo Syntagma
Grupo Syntagma, o mais antigo grupo de câmara em atividade no Ceará, celebra seus 35 anos de atividades em 2021. A relação entre a música antiga europeia (medieval, renascentista e barroca) e a música do Nordeste constitui a temática do trabalho do grupo, através de uma minuciosa pesquisa que mostra a similaridade das estruturas musicais, rítmicas e melódicas entre esses dois períodos distintos, numa linguagem contemporânea. Em formação de camerata, o núcleo instrumental do Syntagma concentra-se na família das flautas doces, que se mesclam com a sonoridade de instrumentos antigos e modernos como o cravo, viola da gamba, krumhorn, violão, flauta transversal e percussão.
Marcos Paulo Leão: Caboclo Torto (2007)