GT Educação e Cultura

Integrantes: Ivana Faustino Câmara, Isabela Brasil Magno, Larissa Lopes Ferreira, Larissa Lorena de Oliveira, Milena Plahtyn Fernandes, Roberta Cristina Pereira 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Paraná faz ciência 2023

Data: 06 a 10 de novembro

Local: Universidade Estadual de Londrina - UEL


O QUE É SEMANA NACIONAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA?


A Semana Nacional Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com atuação descentralizada, tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência e neste ano o evento completa 20 anos de existência. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.


SEMANA NACIONAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO PARANÁ


 

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, evento denominado Paraná Faz Ciência 2023, será realizada no período de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), como parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023). 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL.

Como atividades culturais e artísticas presentes no evento teremos manifestações de todas as linguagens artísticas:



Solenidade da 36ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
Data: 14/11/2023

Local: a definir


O que é o prêmio?


O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia tem como objetivo reconhecer e estimular a produção científica e tecnológica e de inovação e extensão paranaense, valorizando profissionais e jovens talentos que contribuem para o progresso do Estado. Podem concorrer à premiação pesquisadores e cientistas ligados a instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, entidades de classe e empresas públicas e privadas, além de inventores independentes. Em 2023, concorrem projetos nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias e Ciências Humanas e Sociais.


As categorias do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia são as seguintes: Pesquisador; Pesquisador-Extensionista; Estudante de Graduação: Inventor Independente: e Jornalismo Científico. Além de certificado, os vencedores recebem valor em dinheiro, tendo como base o vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva das instituições estaduais de Ensino Superior.



EVENTOS CULTURAIS DE UNIVERSIDADES/ INSTITUTOS FEDERAIS



PAISAGENS ELETRÔNICAS, VIAGENS SONORAS-UFPR


A Orquestra Filarmônica da UFPR recebe de Viena a claronista Anna Koch no concerto “Paisagens Eletrônicas, Viagens Sonoras”, como parte do SiMN 2023 (Simpósio Internacional de Música Nova), evento dedicado à música de concerto atual. Mesclando vertentes tecnológicas de última geração e instrumentais mais tradicionais, o concerto estreia as obras “Furnas IIb” de Felipe de Almeida Ribeiro, encomendada para a ocasião, com a participação da Anna Koch (Áustria) como solista; e “Passageira Paisagem”, de Vinicius Giusti, também encomendada para este concerto, peça eletroacústica composta com base no processo de ensaio de outras três obras apresentadas durante o SIMN 2023. Completa o programa “Ouro Preto¬ – Mariana”, de Denise Garcia, inspirada por uma viagem entre as duas cidades históricas. A regência é de Márcio Steuernagel.


Local: Auditório Mario Schoemberger, Rua Barão do Rio Branco, 370

Data: 8 de novembro de 2023

Horário: 20:00 horas

Entrada Franca

EXPOSIÇÃO “SUPERAGUI” MAE-UFPR PARANAGUÁ


O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta ao público a exposição “Superagui” que tem como objetivo proporcionar uma perspectiva única sobre a comunidade de Superagui, em Paranaguá, por meio da fotografia e dos relatos de seus moradores.


Originada a partir do curso “Fotografia e Turismo nas Ondas de Superagui”, sob a coordenação da professora Carla Ruschmann da UFPR Litoral, a exposição destaca imagens e depoimentos que refletem a autenticidade da vida na região. As fotografias e vídeos, capturados pelos próprios moradores com seus celulares, servem como uma forma de comunicação e apoio ao turismo local.


O MAE-UFPR convida a todos a prestigiarem esta exposição que celebra a vida e a cultura da comunidade de Superagui, através do poder da fotografia e das histórias compartilhadas por seus moradores.

Local: MAE-UFPR, Espaço Paranaguá – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico

SARAU QUIMERA- UTFPR 


Trazer à tona as veias artísticas da UTFPR. Esse é o objetivo do Sarau Quimera, um evento multicultural que será promovido na Sede Centro de 27 de novembro a 1º de dezembro. Ao longo da semana, serão realizadas atividades artísticas coletivas espalhadas pela universidade. Preparem-se para vislumbrar, dançar, cantar, ouvir, aprender e experienciar as 7 artes. Preparem-se para a arte como ruptura da monótona rotina do meio acadêmico. Aos artistas dentro da comunidade UTFPR, aguardem a abertura de nossa convocatória para a oportunidade de inscrever sua proposta de expressão artística. Seja parte da Quimera!


PROGRAMAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ


Curso de graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro 


Espetáculo “Tentativas Contra a Vida Dela”


O espetáculo teatral “Tentativas Contra a Vida Dela” é fruto da pesquisa desenvolvida no curso de extensão Laboratório de Criação e Montagem Cênica, realizado a partir de treinamentos e metodologias da cena desenvolvidas pelo experiente diretor Roberto Oliveira em seus 50 anos de carreira dedicados à arte do teatro. O curso é produzido pelo projeto de pesquisa Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), vinculado ao curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O NEC é focado na produção audiovisual entre a cena e a educação, a partir de temas e ideias que atravessam a regulação e a constituição dos corpos no ao vivo e na mediação tecnológica. 


A estreia do espetáculo está prevista para o dia 08 de dezembro, às 20h, no Teatro Universitário de Maringá. 


Para maiores informações, acesse o instagram do projeto

Museu Dinâmico Interdisciplinar 


Localizado no bloco O-33 do Câmpus Sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) atua como uma importante ponte de integração entre os saberes produzidos na universidade, as escolas da região e a comunidade em geral.  Atualmente, além das visitas ao espaço, o museu realiza cursos, espetáculos teatrais, exposições itinerantes, palestras e diversos outros eventos que contribuem enormemente com os processos de educação formal e não formal das pessoas envolvidas. Assim, além de disseminar o conhecimento científico para a comunidade e agir diretamente na formação de público, o MUDI também colabora com a formação de futuros(as) profissionais e pesquisadores(as) engajados(as) com a divulgação de seus saberes.


Horários de atendimento: 

De terça à sexta-feira: das 8h30 às 11h e das 14h às 17h

Quarta-feira: das 8h30 às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 22h

Domingo: 14h às 17h


Para maiores informações, acesse o site do museu


Eventos ligados ao MUDI 


Curso de Meditação Transcendental 


O curso de Meditação Transcendental (MT) tem como objetivo capacitar pessoas para formar um grupo de meditantes na Universidade Estadual de Maringá e verificar os benefícios que a prática regular da MT traz para as quatro áreas da vida:  potencial mental, saúde, relacionamentos e sociedade.


Próxima turma: de 20/11/2023 a 20/05/2024. 


As inscrições podem ser realizadas via formulário online

Exposição Virtual “Menarquia - Absorvendo ideias sobre menstruação” 


O projeto, idealizado pela Profa. Sônia Trannin de Mello,  apresenta uma coletânea de textos e reflexões sobre a menstruação e os absorventes ao longo da história. A proposta nasceu do desejo de oferecer um olhar amplo sobre esse tema, ainda tão repleto de tabus. A organização do site foi realizada por estudantes do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá. 


Para visitar a exposição, clique aqui

Educação - Patrimônio Cultural 


A Coordenação do Patrimônio Cultural - CPC, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, possui sua sede na Casa Gomm desde 2013, na Rua Bruno Filgueira, 850, no Batel. A CPC é responsável em cumprir a Lei Estadual 1.211/1953 que trata sobre o patrimônio histórico, artístico e natural do Paraná. Suas competências estão apresentadas no art. 28 do Regulamento aprovado pelo Decreto nº 8.352/2021, dentre todas salientamos aqui destacar o parágrafo “VII - o fomento ao conhecimento do patrimônio cultural por meio de ações educativas voltadas à identificação, valorização e proteção dos bens culturais”.  Uma dessas ações é a mediação na Casa Gomm, efetuada por meio de visitas guiadas, para escolas ou grupos previamente agendados.  

No ano de 2023 a CPC efetivou na Casa Gomm mais de 10 visitas mediadas pela equipe do Setor de Educação Patrimonial, com escolas públicas do ensino fundamental. Nas mediações procura-se desenvolver noções sobre patrimônio cultural, o que envolve a preservação e conservação de um bem tombado, como por exemplo, a Casa Gomm. O visitante possui a experiência de verificar a estrutura e arquitetura de uma das maiores edificações em madeira da capital paranaense tombada pelo Estado do Paraná. Ao mesmo tempo, é possível aproveitar para conhecer as exposições do período.

Nos próximos meses, a CPC retornará com a Exposição “Bens Tombados de Curitiba: maquetes e fotografia”, em parceria com o Departamento de Arquitetura da UFPR, feita por estudantes da graduação.

Para participarem dessa experiência entre em contato com o Setor Administrativo pelo telefone (41) 3312-0416 ou com o Setor de Educação Patrimonial (41) 3312-0407.


Fotos de divulgação abaixo: