Aprendendo Algoritmos com Cubos Mágicos

FAIXA ETÁRIA  |  +11 anos

MATERIAL  |  01 cubo mágico tradicional

Nosso principal objetivo com esta oficina é a apresentação da ideia de algoritmos. Mas o que são algoritmos?

Algoritmos são sequências de ações bem definidas usadas para resolver um problema ou criar algo. 

Vamos exemplificar com uma tarefa que sempre fazemos: arrumar nosso quarto. Sempre que começamos, escolhemos qual a 1º tarefa a ser feita, qual a 2º e assim por diante. Geralmente, para que a gente chegue na 2º tarefa precisamos finalizar a 1º, assim tudo ocorre de forma correta! É exatamente desse jeito que algoritmos funcionam, transformando tarefas complicadas em pequenos passos mais simples, e nossa oficina de hoje irá te mostrar isso na prática. Hoje vamos aprender a resolver CUBOS MÁGICOS!

O cubo após embaralhado pode parecer impossível de se resolver, porém, utilizando a lógica, a ideia de algoritmos e a repetição de sequências, conseguimos resolvê-lo com facilidade.

APRESENTANDO O CUBO

O cubo mágico, que também é chamado de Cubo de Rubik, possui 3 tipos de peças diferentes:

Centros

Existem 6 peças de centro. Cada uma delas possui 1 cor e está localizada no centro das faces. As peças de centro são fixas!

Cantos

Existem 8 peças de canto. Cada uma delas possui 3 cores e está localizada nas pontas.

Meios

Existem 12 peças de meio. Cada uma delas possui 2 cores e está localizada entre as peças de centro.

O padrão original de cores em sequência é:

Branco oposto do Amarelo

Azul oposto de Verde

Laranja oposto do Vermelho


Dividimos o cubo em térreo (face oposta ao teto), 1º andar, 2º andar, 3º andar e teto:

1o andar

2o andar

3o andar

Teto

É muito importante que o cubo não seja muito rotacionado durante a sua resolução, já que sempre utilizaremos sua frente, topo e laterais como referência. Agora que já conhecemos o cubo mágico, chegou a hora de descobrir como resolvê-lo! Para isso, utilizaremos o método da Margarida.

PRÓXIMOS PASSOS DO TUTORIAL AINDA EM CONSTRUÇÃO!

POR FAVOR, CONSULTE NOSSAS REFERÊNCIAS NO FINAL DESTA PÁGINA :)

Etapa 1  –  Margarida 

A primeira etapa envolve procurar peças de meio brancas e levá-las até a face de centro amarelo, formando uma margarida. Você pode se deparar com três situações nesse processo:

Caso 1

Se a peça de meio branca estiver localizada no segundo andar (à esquerda ou à direita do centro da face) e sua posição correspondente estiver livre na face de centro amarelo, basta girar o lado da peça branca, como indicado  na imagem.

Caso 2

Se  peça de meio branca estiver localizada no segundo andar (à esquerda ou à direita do centro da face) e sua posição correspondente NÃO  estiver livre na face de centro amarelo, gire o terceiro andar até que a posição esteja livre e prossiga como o Caso 1.

Caso 3

Se a peça de meio branca estiver no primeiro ou no terceiro andar, gire a face correspondente à da peça até que ela esteja posicionada como os Casos 1 ou 2. Em seguida, basta prosseguir com as instruções correspondentes ao caso.

Etapa 2  –  Cruz Branca

REFERÊNCIAS