Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e Medicina 2022

Página atualizada em 27/03/2024

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro constituiu uma série de cátedras para comemorar os 100 anos da UFRJ em 2020. Fizemos a Cátedra CCF de Fronteiras da Biologia e da Medicina 2020. Agora, o CBAE acaba de selecionar novas propostas de Cátedra, entre as quais a nossa. Baseado no sucesso da Cátedra anterior, e continuando no estudo das fronteiras da Biologia e da Medicina, vamos nos focar nos temas Sociedade, Fronteiras e Educação. 

catedrático:

Manoel Luis Costa ICB/UFRJ              (email: manoelluiscosta@ufrj.br)

equipe:

Márcio Tavares d'Amaral  ECO/UFRJ

Cláudia Mermelstein ICB/UFRJ .

Miria Pereira IBCCF/UFRJ

Tais Kasai Cenabio/UFRJ

Arnon Jurberg Estácio

MedCine - Cineclube de Medicina e  Ciências da UFRJ

Pessoal

Responsáveis pela Cátedra CCF 2022:

catedrático Manoel Luis Costa - professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Ciências Biológicas – Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ

Cláudia Mermelstein - professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências Biológicas – Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ .

Márcio Tavares d'Amaral  - professor emérito da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Letras, UFRJ

Coordenadores da Cátedra:

Miria Pereira - Professora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências Biológicas – Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ.

Tais Kasai - Professora Adjunta do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciências Biológicas – Biofísica pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ.

Arnon Jurberg - Professor da Universidade Estácio de Sá. Doutor em Ciências Biológicas - Biologia do Desenvolvimento pelo Instituto Gulbenkian de Ciência/Universidade Nova de Lisboa.

Catarina Freitas (até 2022) - Professora Adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Bioquímica pela Universidade de Lisboa/Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal.

O livro digital das Conferências da Cátedra CCF 2020 pode ser obtido através de email para manoelluiscosta@ufrj.br ou na aba "livro".

Este email serve também para interessados na edição impressa do livro. 

Aconteceu na Cátedra CCF:


(em maio-junho de 2023)

processamento.pdf

Mesa-redonda sobre Bibliometria em Ciências Biomédicas

(em dezembro de 2022)

registro da atividade no YouTube

Mesa-redonda sobre Bibliometria

Tivemos uma apresentação da profa Jacqueline Leta sobre Informetria em geral. Depois o prof João Menezes falou sobre estudos sobre canabis. O prof Cristiano Coutinho falou sobre o uso do conceito evolução na pesquisa médica. A aluna Marnie Leão falou sobre o uso da Transição Epitélio Mesênquima no ensino de biologia celular para medicina. A aluna Sarah Azevedo falou sobre o uso da microscopia em diferentes áreas da pesquisa biomédica. Finalmente, a aluna Marianna Seixas falou sobre diferenças de vocabulário entre área básica de biologia celular e área aplicada da medicina. Foram várias participações muito interessantes, que aconteceram remotamente no dia 9/12/2022, que podem ser acompanhadas no vídeo acima.

Mesa-redonda sobre Ensino Básico para Medicina 

(em setembro/outubro de 2022)

registro das sessões no YouTube

Mesa-redonda sobre Ensino

No dia 29/9 tivemos uma apresentação da profa Miriam Struchiner sobre ensino híbrido. Depois a profa Fernanda Moll comentou sobre currículo e a relação básico-clínico. O prof João Menezes falou sobre a liberdade de escolhas dos alunos. O prof Cristiano Coutinho destacou que o ensino deve ser uma narrativa, baseada na evolução e no desenvolvimento. A aluna Marianna Seixas falou sobre a dimensão amorosa no aprendizado. Finalmente, a aluna Larissa Melo deu depoimento sobre suas experiências. No dia 13/10, a aluna Marnie Leão falou sobre sua perspectiva no ensino. O aluno Azuil Barrinha falou sobre as pressões durante a formação do aluno. A professora Andrea da Poian falou sobre ensino de bioquímica. A professora Claudia Mermelstein falou sobre formas alternativas de avaliação. Foram várias participações muito interessantes, seguidas de discussão muito produtiva no final, que podem ser acompanhada nos vídeos acima, que aconteceram nos dias 29/9 e 13/10 no CBAE.

Catedra CCF 2022 mesa-redonda Educação.pdf

pdf da apresentação inicial

CBAE-CATEDRA-2022.pdf

pdf da apresentação de Miriam Struchiner

“O impossível de ensinar (aos que fazem) o impossível do curar”.pdf

pdf da apresentação de Marianna Seixas

mesa redonda sobre ensino - Azuil.pptx.pdf

pdf da apresentação de Azuil Barrinha

Registro das atividades do grupo

Conferência sobre "Estudo da Relação entre a Biologia celular e a Medicina usando análise de vocabulário"

Manoel Luis Costa

agosto de 2020

Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Fórum de Ciência e Cultura

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aula "Introdução à Biologia Celular"

Manoel Luis Costa

agosto de 2020

Festival do Conhecimento da UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Conferência sobre "Ciência e Sociedade"

Cláudia Mermelstein e Manoel Luis Costa

29 de julho de 2021


Acaso Cultural

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro constituiu uma série de cátedras para comemorar os 100 anos da UFRJ em 2020. Fizemos a Cátedra CCF de Fronteiras da Biologia e da Medicina 2020. Agora, o CBAE acaba de selecionar novas propostas de Cátedra, entre as quais a nossa. Baseado no sucesso da Cátedra anterior, e continuando no estudo das fronteiras da Biologia e da Medicina, vamos nos focar nos temas Sociedade, Fronteiras e Educação.