Cultura

Conferir uma exposição de um museu, assistir a um filme ou ver uma apresentação de teatro são opções que, mesmo em isolamento social, podem ser desfrutadas em casa. Confira, a seguir, uma programação completa!

(Crédito da imagem: Reprodução/Jornal da USP)

USP cultura em casa

Onde encontrar uma programação on-line completa e interessante? O projeto USP Cultura em Casa, criado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, oferece uma série de conteúdos organizados e produzidos pelos centros de cultura, programas, museus, institutos e unidades ligados à instituição. Basta acessar a página (clique aqui) e navegar pelas seções Arte, Patrimônio Cultural, Ciências e Comunidade.


Acervo permanente da Pina

Por meio de imagens panorâmicas e do uso da realidade virtual, é possível visitar (clique aqui) um dos principais museus de São Paulo sem sair de casa: a Pinacoteca. A experiência imersiva permite conferir a coleção permanente que traz um aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras.

(Crédito da imagem: Reprodução/Pinacoteca)


(Vídeo publicado em 31/5 pelo Coral USP)

Mais perto da música

A série #CORALDAUSPEMCASA, produzido e compartilhado pelo Coral da USP, traz conteúdos musicais para serem apreciados e inseridos na sua rotina diária durante este período da pandemia. Além de textos sobre música, vídeos com aulas e exercícios vocais, é possível conferir apresentações passadas e atuais gravadas pelos integrantes do coral em suas casas. Veja a programação e acompanhe nas páginas oficiais do Facebook, Instagram e YouTube:

- Quarentécnica (segundas-feiras): aulas de técnica vocal;
- Notas musicais (terças-feiras): publicações sobre canto coral;
- MPB: histórias e arranjos (quartas-feiras): histórias de canções da MPB e arranjos vocais;
- Grupos vocais em pauta (quartas-feiras): publicações sobre grupos vocais antigos;
- #TBT CoralUSP (quintas-feiras): recordações do Coral USP;
- Da Me Ni Po Tu La Be (quintas-feira): aulas de técnica vocal e percepção;
- Sextando em casa (sextas-feiras): produções da equipe artística cantando ou tocando em casa.

Vamos falar de cinema?

O Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) lançou uma série de podcasts chamada Cinusp em Casa (clique aqui), que tem como proposta promover o debate, a partir de uma conversa descontraída, sobre mostras e filmes que ficaram em cartaz no próprio Cinusp. No seu canal do YouTube (clique aqui), também é possível conferir encontros que já aconteceram e contaram com a participação de diretores, atores e docentes de diferentes departamentos da Universidade de São Paulo para discutir sobre os filmes exibidos.

(Crédito da imagem: Reprodução/Cinusp)
(Vídeo publicado em 25/6 pela Sala São Paulo)

Concertos digitais

Confira a programação on-line que a Sala São Paulo oferece! São concertos ao vivo ou reprises realizados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), além de outras atrações. De Beethoven a Tchaikovsky, de Luís Tinoco a Robert Schumann, todo o material está disponibilizado no seu canal do YouTube (clique aqui).

Confira outras dicas

  • Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
    A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) disponibiliza (clique aqui) um acervo digital de variados gêneros literários e produções teóricas. Vale a pena navegar também pela plataforma interativa Atlas dos viajantes no Brasil (clique aqui), que reúne a experiência de famosos viajantes, de diferentes nacionalidades e ocupações, que percorreram o território brasileiro entre os séculos XVIII e XIX.
    Para os vestibulandos, a BBM, em parceria com os cursinhos populares Clarice Lispector, Florestan Fernandes, Poli e Psico, oferece encontros literários (confira a programação aqui) sobre os novos livros obrigatórios da Fuvest. A transmissão ocorre ao vivo, mas também está disponível no canal do YouTube da BBM.

  • Museu da Casa Portinari
    Cândido Portinari é um pintor de renome internacional. O museu, que leva o seu nome, fica localizado na cidade de Brodowski, interior de São Paulo, exatamente na casa onde o artista nasceu. Faça a visita virtual (clique aqui) para conferir as obras de Portinari de perto, além de saber mais sobre sua vida.

  • Museu da Língua Portuguesa
    Já visitou o Museu da Língua Portuguesa? Essa é a oportunidade de conhecer e rever as exposições que fizeram parte da memória desse espaço. Navegue aqui.

  • Museu de Zoologia da USP
    O Museu de Zoologia da USP inaugura uma experiência nova para aqueles que não conhecem ou querem revisitar a exposição Biodiversidade – conhecer para preservar (clique aqui), que completa cinco anos e está aberta a um tour virtual. Detalhes do grande acervo sobre a fauna brasileira são possíveis de serem visualizados pelo público.

  • Museu do Ipiranga
    Com saudades de um dos pontos icônicos da cidade de São Paulo? Antes mesmo da pandemia, o Museu do Ipiranga já estava fechado para visitação pública por conta das reformas. Enquanto não é possível conferir de perto cada detalhe do seu espaço, veja as palestras realizadas entre os anos de 2016 e 2020 (clique aqui) ou desfrute da exposição A independência do Brasil na tela: imaginando grito do Ipiranga (clique aqui), que apresenta a famosa pintura Independência ou morte, de Pedro Américo.

  • Orquestra Sinfônica da USP (Osusp)
    Oportunidade para conhecer os concertos, palestras e entrevistas produzidos pela Osusp. O material está disponível no canal do YouTube (clique aqui).

  • Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo
    Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, a SPcine Play (clique aqui), única plataforma pública de streaming brasileira, que apresenta produções audiovisuais ligadas à mostras e festivais de cinema, além de outros conteúdos relacionados à programação cultural da cidade de São Paulo. Mais de 200 filmes em seu catálogo estão disponíveis gratuitamente.

  • Teatro da USP (TUSP)
    Convida você a participar de uma série de atividades com o objetivo de trazer para reflexão a função social do teatro. Saiba os detalhes das ações desse projeto, o TUSP em Casa (clique aqui).

Os conteúdos apresentados são de inteira responsabilidade das instituições/pessoas que os produziram.