COMO VOTAR? SELECIONE UM ÚNICO NOME DO BOLETIM DE VOTO, INDEPENDENTEMENTE DO PESO DO SEU VOTO (1, 2 ou 3)
Nascido em Moçambique (1973), é licenciado em Física (FCUL) e Doutorado em Astronomia (U. Genebra). Atualmente é professor Catedrático no Departamento de Física e Astronomia da FCUP e investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço/Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP/IA). Desde 2019 é diretor de curso do Programa de Doutoramento em Astronomia (FCUP). Foi durante vários anos membro da direção do CAUP e do IA (do qual foi fundador), sendo presentemente líder do grupo de Sistemas Planetários da Unidade de Investigação.
Em 2009, foi-lhe atribuído uma Starting Grant pelo European Research Council (ERC), o que lhe permitiu criar uma equipa que conta atualmente com mais de 20 investigadores e estudantes de doutoramento a trabalhar na pesquisa de planetas extrassolares. Em 2022 foi-lhe atribuída uma segunda bolsa do ERC (Advanced Grant), que vai permitir construir um telescópio atualmente a ser instalado no Observatório de Paranal (ESO, Chile). Orientou 29 teses de doutoramentos (23 já concluídos com sucesso, 6 em curso).
Em 2004, foi o autor principal do artigo onde se publicou a descoberta do primeiro planeta potencialmente rochoso a orbitar outra estrela. Autor de mais de 500 artigos científicos em revistas internacionais de grande impacto (e fazendo parte da lista dos 2% cientistas mais citados de acordo com os estudos da Universidade de Stanford) foi, em 2010, um dos galardoados com o prémio internacional Viktor Ambartsumian, pelos estudos que relacionam as propriedades das estrelas e os seus planetas. É o investigador responsável em Portugal pelos projetos PoET, ESPRESSO, NIRPS e ANDES@ELT (ESO), e pelas missões espaciais CHEOPS e PLATO (ESA), tendo nesse contexto promovido diversas colaborações com a indústria.
Em 2022 foi-lhe atribuído o Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto.