Posição atual: Professor Auxiliar / Responsável do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS)
Formação académica: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Principais interesses de investigação: Os principais interesses de investigação incidem sobre veículos submarinos, de superfície e aéreos não tripulados, software de planeamento e controlo para redes de veículos, optimização dinâmica e sistemas ciber-físicos e operações de veículos não tripulados para aplicações de ciência, segurança e defesa.
Principais atividades desenvolvidas: : No âmbito das actividades do LSTS projectou veículos autónomos submarinos, de superfície e aéreos tendo em vista a actividade operacional. Liderou também o desenvolvimento da open-source LSTS software tool chain, que é utilizada em mais de 20 países. Neste âmbito, o LSTS opera uma frota de veículos submarinos (12), de superfície (4) e aéreos (12), única no mundo, com demonstrações que avancaram o estado da arte em sistemas multi-veículo. Liderou e participou em operações que tiveram lugar nos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico e nos mares Mediterrâneo e Adriático. Estas operações foram levadas a cabo a partir de terra, de navios e também de submarinos tripulados. Foi o cientista chefe da campanha Exploring Fronts with Multiple Robots financiada pelo Schmidt Ocean Institute que teve por objectivo principal a demonstração de um novo processo de observação do oceano baseado na cooperação de veículos tripulados e não tripulados. Esta campanha, com a duração de 3 semanas, estudou parte da frente subtropical do Pacífico Norte, localizada a cerca de 1000 milhas nauticas a oeste de San Diego. Actualmente, é o coordenador do projecto H2020 de infra-estruturas robóticas Marine Robotic Research Infrastructure Network, que tem como parceiros alguns dos mais destacados centros europeus na área. Este é um dos 6 projectos H2020 em que participa actualmente.
Outras informações relevantes: Recebeu o prémio de inovação nacional na fileira do mar em 2006 pelo projecto do veículo submarino não tripulado LAUV, um prémio de mérito pedagógico da Universidade do Porto em 2008 e, ainda, o IEEE/OES rising star mid-career award in 2018. Foi o mentor da spin-off do LSTS Marine Systems and Technologies, LDA, que comercializa o veículo LAUV desenvolvido no LSTS. É o chair do Advisory Committee do Swedish Maritime Robotics Centre e membro do NATO MUS international advisory board. Participou em encontros de planeamento estratégico do Schmidt Ocean Institute e do OceanX. É o responsável da Universidade do Porto pelos protocolos de cooperação com a Marinha Portuguesa e com o Instituto do Mar e da Atmosfera, em Portugal, com a NASA-Ames, Naval Undersea Warfare Center, Universidade da Califórnia em Berkeley e Universidade do Hawaii, nos Estados Unidos da América, e ainda com a Norwegian University of Science and Technology, na Noruega. É um dos fundadores do exercício REP(MUS) co-organizado pela Marinha Portuguesa, pela Universidade do Porto, pelo Center for Maritime Research and Experimentation (NATO) e pela iniciativa MUS da NATO. É membro do grupo de planeamento do exercício Dynamic Messenger da NATO. Foi orador convidado em conferências nacionais e internacionais de referência. Foi o chair do IEEE AUV symposium que teve lugar no Porto em 2018 e é um dos co-chairs do IEEE/MTS Oceans 21 Global Conference. É editor associado do IEEE Journal of Oceanic Engineering. Publicou mais de 400 artigos, dos quais cerca de 50 artigos em revistas científicas internacionais.