A lista Renovar e Fortalecer aposta na unidade, na sustentabilidade, na comunicação, na responsabilidade social, no humanismo e na transparência; acredita em decisões que alavancam comportamentos, em visões que devem ser partilhadas e cultivadas, em impulsos que potenciam o desenvolvimento de círculos virtuosos e na necessidade de resistir à vaga desumanizadora que ameaça as pessoas e a sociedade.
A Unidade fortalece e tem o poder de conferir uma identidade reforçada às instituições. UNINDO a Universidade do Porto num desígnio comum, é necessário dotá-la dos meios para atingir este objetivo. A Universidade do Porto são as suas gentes, a sua cultura organizacional, o seu património e o avanço civilizacional, sempre alicerçado na ciência e no conhecimento. Uma Universidade de excelência premeia o mérito pedagógico, científico, da terceira missão e da gestão estratégica, de modo a atrair estudantes, investigadores e docentes de elevado mérito. Um docente, um investigador, têm de ser motivados, através da disponibilidade para a reflexão e a criação, da liberdade de ensino e de investigação, de pensamento crítico e racionalidade, que lhes permitam ascender aos níveis superiores da sua carreira profissional, mas também devem ter o apoio indispensável a uma gestão administrativa competente para o exercício da sua missão com excelência.
Tornar a SUSTENTABILIDADE um desígnio, uma bandeira, um hino maior da Universidade do Porto, iluminando e motivando o seu desenvolvimento, é um dos eixos orientadores principais desta lista. Sustentabilidade em todas as suas facetas: responsável, ambiciosa e visionária no ensino, na investigação, na relação com a sociedade e nas práticas internas. A Universidade do Porto pode e deve ser um farol da sustentabilidade, ter a ambição de ser uma Universidade Maior, de Mérito Internacional.
Uma Universidade deve promover a COMUNICAÇÃO e a unidade na diversidade através do encontro interno, do encontro com a sociedade envolvente e do encontro com a comunidade internacional. Quebrar muros, fomentar a confiança e a cooperação entre escolas, é essencial para o aumento de competitividade da Universidade do Porto. Promover a pertença a um Campus único onde todas as Faculdades encontrem o seu espaço e haja um espaço comum, espaço de descoberta e de interação.
A U.Porto deve ter um papel relevante na RESPONSABILIDADE SOCIAL, contribuindo para a definição de políticas públicas, para a definição de estratégias para a investigação, para o desenvolvimento empresarial nacional, para a cultura, para a saúde. Estas são vertentes maiores que urge promover. A cooperação com outras escolas de referência, nacionais e internacionais, é outra forma de promover o encontro com a diversidade e, assim, alavancar o crescimento da U. Porto.
Por último, cabe-nos recordar que o Conselho Geral tem importantes funções eletivas, de aprovação de regulamentos, estratégias e outros documentos relevantes para a vida da universidade, bem como um papel proativo de influenciador, pelo que estas funções têm de ser amplamente divulgadas e democratizadas, num exercício permanente de TRANSPARÊNCIA e de apelo à audição e participação de todos. O Conselho Geral não pode continuar a ser um órgão de acesso restrito e estratificado, distante dos seus representados, devendo, antes, tornar-se um espaço mais plural e aberto, verdadeiramente próximo da comunidade U. Porto.
w
A lista Renovar e Fortalecer sabe que uma universidade que não motive e valorize os seus Recursos Humanos está votada ao desânimo, à estagnação, à ineficiência, a ser ultrapassada e até ao fracasso, num mundo cada vez mais competitivo e exigente para com as universidades. Cada docente, cada investigador, tem necessidades humanas, sociais e competências profissionais únicas; respeitar e cultivar as primeiras e valorizar e potenciar as segundas, são a melhor estratégia para o crescimento sustentável de uma instituição e é a Visão da lista Renovar e Fortalecer.
Finalmente, é necessário o reconhecimento da diferença e do tratamento equivalente nessa diferença, nomeadamente o reconhecimento das especificidades de cada curso e de cada unidade orgânica.
Se te revês nestes princípios vota Renovar e Fortalecer!