Vê aqui o nosso Programa e os nossos Palestrantes!
13h30 Receção e acolhimento
14h00 Sessão de abertura
Fernando Freire de Sousa, Presidente do Conselho Geral da UP
Amélia Veiga, Vice-Diretora da FPCEUP
João Caramelo, Direção do CIIE
Sofia Marques da Silva, Coordenadora do JEDI e membro da CEI-CGUP
Moderação: Alexandra Doroftei
14h30 Painel 1. Evolução histórica e contextualização socioeducativa do ensino profissionalizante inicial para jovens
Francisca Simões, Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP
António Soares da Costa, Coordenador do Núcleo de Formação Profissional da Delegação Regional do Norte do IEFP
Moderação: João Caramelo
16h00 Intervalo
9h Receção e acolhimento
9h30 Painel 2. Vantagens e desafios do ensino profissionalizante para as pessoas e para o mercado de trabalho
Helena Resende, Agrupamento de Escolas Serafim Leite
Eunice Neves, CINDOR
Luís Caseiro, Departamento de Formação e Desenvolvimento do Grupo Salvador Caetano
Moderação: Paula Gil
11h Intervalo
11h30 Painel 3. Valorizar o ensino profissionalizante em Portugal: romper com representações sociais
Natália Alves, IE-UL
Joaquim Azevedo, UCP
Alexandra Doroftei, CIIE-FPCEUP
Moderação: Marta Sampaio
13h Almoço
14h30 Painel 4. Vantagens e desafios do ensino profissionalizante para o ensino superior
Berta Baptista, ISEP-IPP
Sofia Marques da Silva, FPCEUP
Filipe Chaves, ETESP-IPCA
Moderação: José Albino Lima
16h Síntese do seminário e encerramento
Marta Sampaio, CIIE-FPCEUP
Paula Gil, CIIE-FPCEUP
Alexandra Doroftei, CIIE-FPCEUP
Mª Francisca Simões é Licenciada e Mestre em Geografia - Planeamento Regional e Urbano, pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi investigadora do CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano e do IESE - Instituto de Estudos Sociais e Económicos, no domínio da elaboração de estudos de planeamento e ordenamento territorial e da avaliação de políticas de emprego e formação. Pertence aos quadros do IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional. Entre 2008 e 2012 foi Diretora do Departamento de Coordenação e Gestão da Rede de Centros Novas Oportunidades, na ANQ - Agência Nacional para a Qualificação. Entre 2019 e 2023 foi Diretora de Departamento do Departamento de Qualificação de Jovens da ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Desde Outubro de 2023 exerce funções de vogal do conselho diretivo da ANQEP.
Luís Caseiro é desde 1999 responsável pelo Departamento de Formação e Desenvolvimento do Grupo Salvador Caetano. Neste âmbito, responsável pela formação transversal dos colaboradores das várias empresas do GSC, responsável pela Avaliação e gestão de Desempenho e pela Gestão de Carreiras. É também, responsável pela Formação e qualificação de Jovens do GSC – gestão de 7 Centros de Formação, frequentados por cerca de 950 jovens do Sistema de Aprendizagem.
Eunice Neves é atualmente Diretora do Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria desde 2014, dirigiu anteriormente diversos serviços municipais de educação, formação, juventude, desenvolvimento económico-social e planeamento estratégico. Licenciada em Relações Internacionais, frequentou mestrados em sociologia e em estudos americanos, sendo pós-graduada em gestão de projetos em parceria e também em mediação de conflitos, para além de várias especializações relevantes, como o programa de marketing de produtos e serviços de luxo, o programa de aprendizagem com base em processos de cocriação, o curso de inovação ou o curso de alta direção em administração pública, entre outros. Uma apaixonada pela formação, multifacetada e reconhecida pelo seu dinamismo e visão estratégica, é desde sempre uma impulsionadora de projetos em parceria, alicerçados na qualidade, rigor e inovação. É no CINDOR que faz convergir diferentes áreas que a fascinam e tão bem se complementam.
Natália Alves é doutorada em Ciências da Educação, especialidade Sociologia da Educação, pela Universidade de Lisboa, professora associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, investigadora da UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do mesmo instituto e coordenadora do grupo de investigação e ensino de Políticas de Educação e Formação. Entre os temas de pesquisa que tem vindo a privilegiar nos últimos anos salientam-se as políticas públicas de educação e formação para jovens e adultos nomeadamente no que se refere aos modos de regulação transnacional, nacional e local assim como seus efeitos nas trajetórias académicas e profissionais de jovens e adultos.
Joaquim Azevedo é Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa. É membro (cooptado) do Conselho Nacional de Educação e doutorou-se em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, em 1999. Foi Secretário de Estado dos Ensinos Básico e Secundário do XII Governo Constitucional, em 1992/93 e membro do Comité Diretor do CERI - Centro de Estudos e Investigação sobre Inovação em Educação, da OCDE. Foi o primeiro Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP e Diretor da Escola das Artes. É editor da Revista Portuguesa de Investigação Educacional e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel Leão. É também coordenador do projeto socioeducativo Arco Maior.
Berta Batista é docente no ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto há mais de 25 anos. É Presidente do Conselho Pedagógico, Assessora da Presidência para a formação não graduada e Diretora da ISEP-Academy, onde se ministram várias formações certificadas por parceiros tecnológicos internacionais.
Filipe Chaves é Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (2002) onde fez também o Mestrado em Design Industrial, em colaboração com a ESAD (2006), e o Doutoramento em Engenharia Mecânica também na Universidade do Porto, em colaboração com o Virginia Tech (2013), na área da Mecânica da Fratura em Adesivos Estruturais. É desde 2024 Professor Coordenador no IPCA, tendo sido nomeado Diretor da Escola Técnica Superior Profissional em 2019, onde tem vindo a criar Cursos Técnicos Superiores Profissionais com empresas e autarquias (Barcelos, Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde), tendo atualmente mais de 2500 estudantes, maioritariamente provenientes de cursos profissionais de nível 4. É Membro dos Conselhos Municipais de Educação de Braga, Vila Nova de Famalicão e Esposende. Investigador no INEGI (Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial) desde 2006. Poderá fazer o favor de consultar mais informação em www.filipechaves.com.
Sofia Marques da Silva é Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e membro integrado do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE), integrando a sua direção e coordenando a comunidade de prática de invetsigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação. Mais recentemente, tem-se dedicado ao estudo de percursos educativos de jovens, sentimentos de pertença, escolas e comunidades resilientes em regiões de fronteira. É ainda diretora da revista Educação, Sociedade & Culturas (CIIE).
Alexandra Doroftei é investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutorou-se em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, com foco no Ensino e Formação Profissional, em particular nos Cursos de Aprendizagem e na sua relação com a Justiça Social. É membro da Comunidade Prática de Investigação JEDI - Juventude, Educação, Diversidade e Inovação. Os seus interesses de investigação incluem ensino e formação profissional, justiça social, sucesso escolar, abandono precoce da educação e formação, e ensino superior. É autora do blogue https://ensinoprofissionalizantejovenspt.blogspot.com/.