O Seminário O ensino profissionalizante para jovens em Portugal: tensões, desafios e oportunidades em 50 anos de democracia visa debater o ensino profissionalizante a partir de diversos temas que concorrem para a sua configuração, possíveis reconfigurações e, sobretudo, para a sua valorização.
O ensino profissionalizante para jovens (EP) abrange várias modalidades de educação e formação profissional inicial, proporcionando uma certificação profissional e escolar, a partir de percursos diversos como cursos profissionais (CP), cursos de aprendizagem (CA), cursos de educação e formação (CEF), cursos de educação e formação de adultos (EFA), entre outros.
Desde o 25 de abril de 1974 que tais iniciativas de educação e formação têm sido introduzidas e alteradas ou descontinuadas, o que reflete diferentes abordagens às necessidades e mudanças no cenário social e educativo do país. Tais alterações são acompanhadas, por um lado, por uma representatividade significativa do EP nos indicadores da Educação em Portugal e, por outro lado, pelas representações, por vezes contrastantes, que dele têm os mais diversos setores da sociedade.
Entre os temas abordados neste Seminário, encontram-se a evolução histórica, social e cultural do ensino profissionalizante nos 50 anos da Democracia, e as suas vantagens e desafios para as pessoas, para o mundo do trabalho e para o ensino superior. Em paralelo decorre uma mostra do trabalho realizado por diversas entidades no âmbito das áreas de educação e formação que desenvolvem.
Este evento científico é organizado pela comunidade de prática de investigação JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FCPCEUP) e pela Comissão de Ensino e Internacionalização do Conselho Geral da Universidade do Porto e realiza-se nos dias 24 e 25 de outubro.