As associações e cooperativas do semiárido participam ativamente da sustentabilidade da caatinga, por meio de projetos, implementando práticas e iniciativas resilientes. Todas possuem potencial, seja por meio do cultivo de frutas, hortaliças e/ou animais, que tanto são utilizados para subsistência quanto para comercialização, esta modalidade, a partir do desenvolvimento de produtos e serviços. Conheça nossos potenciais e venha ser um(a) parceiro(a).
Conheça associações e cooperativas
do semiárido alagoano
A Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (COOPCAM), fundada em 2010 na Serra das Pias, em Palmeira dos Índios, é destaque pela produção de derivados da jabuticaba, como doces, geleias e compotas. A COOPCAM é composta por mais de 40 famílias que se dedicam à agricultura familiar, promovendo produtos de alta qualidade e contribuindo para a sustentabilidade local.
Associação Municipal dos jovens Rurais-Terra Jovem
A empresa Associacao Municipal dos Jovens Rurais - Terra Jovem de CNPJ 05.921.397/0001-78, foi fundada em 03/06/2003 na cidade Água Branca no estado Alagoas. Sua atividade principal, conforme a Receita Federal, é 94.30-8-00 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais. Sua situação cadastral até o momento é Ativa.
O Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA é um movimento camponês, de caráter nacional e popular, de massas, autônomo, de luta permanente, cuja base social é organizada em grupos de famílias nas comunidades camponesas. O MPA busca resgatar a identidade e a cultura camponesa, na sua diversidade, e se coloca ao lado de outros movimentos populares do campo e da cidade para a construção de um projeto popular para o Brasil baseado na soberania e pelos valores de uma sociedade justa e fraterna.