20 de Novembro 2025, 9h00-13h00
No âmbito do Encontro Nacional “Modos de Ver o Património Industrial”, realizar-se-á uma visita à Fábrica da SECIL-Outão, em Setúbal.
LOCAL DE ENCONTRO: NOVA-FCT (nota: a participação na visita só é possível através do transporte disponibilizado pela Organização do Encontro).
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, estando o número de vagas limitado a 35 participantes. Será dada prioridade aos participantes inscritos no Encontro.
Inscrição sujeita a confirmação.
As inscrições podem ser efetuadas aqui.
A indústria do cimento artificial ou cimento Portland introduziu-se e começou a desenvolver-se em Portugal na viragem do século XIX para o século XX.
A fábrica do Outão, instalada na margem direita do rio Sado, a poucos quilómetros de Setúbal, é a mais antiga das três fábricas do atual grupo Secil. A sua produção iniciou-se em 1906.
As outras duas fábricas da marca no nosso país são a da Maceira-Liz, inaugurada em 1923 e na qual se encontra o Museu do Cimento, e a de Cibra-Pataias, fundada em 1950.
Este grupo empresarial Secil está hoje presente em oito países. A sua atividade centra-se na produção e comercialização de cimento, betão, agregados, argamassas e cal hidráulica.