Modos de ver o património industrial
multidisciplinares, territoriais, prospetivos
18 e 19 de novembro de 2025
Modos de ver o património industrial
multidisciplinares, territoriais, prospetivos
18 e 19 de novembro de 2025
No primeiro dia do encontro, foram abordados os temas "Património industrial, desenvolvimento sustentável e ação climática" e ‘"Dos impactos da desindustrialização aos novos usos de sítios pós-industriais".
Além de diversas intervenções, contámos com as participações dos oradores convidados Sofia Simões (LNEG) e Stefan Berger (Universidade de Bochum, Alemanha).
O dia terminou com uma sessão de flash talks, que permitiu a partilha rápida de projetos e ideias entre os participantes.
Fotografias: Breno Borges
O segundo dia do encontro foi dedicado aos temas "Indústria viva e processos de reconhecimento de novos patrimónios’" e "Património industrial e técnico: o que se espera dos museus e arquivos".
O programa incluiu várias comunicações e momentos de debate, e contou ainda com a participação especial dos oradores convidados Carlos Faísca (Universidade de Évora) e José Manuel Lopes Cordeiro (APPI/TICCIH).
Fotografias: João Lima NOVA FCT
Na quinta-feira, 20 de novembro, realizou-se a visita à SECIL, no Outão.
A visita — aberta também a participantes externos ao encontro — permitiu conhecer de perto uma indústria viva, numa fábrica em operação contínua desde 1906.
Fotografias: Breno Borges