Veículos de comunicação expõem a crise causada pela exploração de sal-gema na capital de Alagoas, a incerteza sobre o futuro da região, as ações de setores da sociedade civil e iniciativas que buscam preservar os patrimônios que a tragédia ameaçou.
Por Inventário Participativo do Patrimônio de Maceió em Subsidência
10/12/2021 - Atualizado em 01/02/2022
Mesmo com cobertura tímida, veículos de comunicação divulgam o êxodo forçado de famílias, comerciantes e instituições que foram vítimas da tragédia em curso nos bairros do Mutange, Bom Parto, Bebedouro, Pinheiro e uma parte do Farol da cidade alagoana.
Veja uma seleção de links para entender o caso. Os links são de revista, documentários, de reportagens especiais, artigo, de programas de televisão, de sites oficiais de divulgação de dados, de sites institucionais, de um podcast e de perfis em redes sociais criados pelos moradores na internet.
Revista
Revista Saber Ufal #4
A quarta edição da revista Saber Ufal se dedica a expor os acontecimentos relacionados com a tragédia nos cinco bairros da capital de Alagoas e como a Universidade se envolveu na crise. A revista também destaca o desenvolvimento do inventário participativo, coordenado pelo grupo Representações do Lugar (Relu) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que vai catalogar todo o patrimônio material e imaterial dos bairros Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Mutange.
Vídeos
Vídeo do portal G1.com
O vídeo expõe como a mineração afetou bairros de Maceió exibindo fotos de antes e depois da tragédia.
Documentários
Documentário de Renata Baracho e Paulo Accioly
O documentário apresenta histórias de moradores e comerciantes que viram as vidas deles mudarem depois da tragédia. O filme também apresenta o projeto visual “A gente foi feliz aqui” e mostra como o trabalho retrata as famílias afetadas pelo afundamento em Maceió. O documentário está disponível na sessão “Tempos Urgentes” da 12ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano e participa do Júri Popular.
Documentário: A gente foi feliz aqui (2021) — Canal do YouTube: Renata Baracho
Documentário de Carlos Pronzato
O documentário aborda a tragédia afirmando que ela é “o maior crime socioambiental em curso no mundo” e que por causa dela, pessoas, negócios e empregos foram atingidos negativamente pelo afundamento presentes nos cinco bairros de Maceió. O documentário de Pronzato também “traz depoimentos de moradores, associações de vítimas, líderes comunitários, cientistas, militantes de movimentos sociais e representantes de órgãos públicos”.
Documentário: A BRASKEM PASSOU POR AQUI: A catástrofe de Maceió | Documentário completo de Carlos Pronzato — Canal do YouTube: Carlos Pronzato
Documentário de Chico Buarque
O filme-ensaio “é um registro cinematográfico da tragédia e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas”. Nele, Buarque registra os bairros atingidos pelo desastre e detalha visualmente as casas, ruas e o comércio praticamente esvaziados.
Documentário: O Sal de Nossas Lágrimas — Canal do YouTube: Chico Buarque
Documentário da Secretaria de Comunicação Social do Ministério Público Federal em parceria com a produtora Chá com Nozes
O documentário do MPF “retrata a história de moradores e o trabalho do Ministério Público Federal (MPF) e outras instituições no caso do afundamento de bairros em Maceió, Alagoas” o filme “é resultado de parte do trabalho realizado pela força-tarefa Pinheiro”. Com entrevistas, o histórico e os desdobramentos da tragédia, o trabalho mostra como o desastre mudou a realidade dos bairros maceioenses.
Documentário: Cidade Rachada - Atuação do MPF no caso do afundamento de bairros em Maceió (AL) — Canal do YouTube: Canal MPF
Notícias
Portal 082 Notícias
O portal divulga que "CNJ e Ufal discutem parceria para regularização fundiária em áreas destruídas pela Braskem. Foco é garantir a titularidade das habitações de famílias que não conseguiram negociar indenizações com a empresa porque viviam em moradias precárias nas áreas afetadas pela subsidência do solo".
Notícias: CNJ e Ufal discutem parceria para regularização fundiária em áreas destruídas pela Braskem — Foto: Reprodução/082noticias.com
Portal 082 Notícias
O portal divulga que "Procurador federal esteve em Maceió para conhecer realidade dos Flexais Acompanhado das procuradoras responsáveis pelo Caso Braskem, Vilhena visitou imediações do Mapa de Risco e se reuniu com representantes da prefeitura".
Notícias: Procurador federal esteve em Maceió para conhecer realidade dos Flexais — Foto: Reprodução/082noticias.com
Portal 082 Notícias
O portal divulga que "Procurador federal quer poder público na solução da tragédia provocada pela Braskem. Pela segunda vez em Maceió, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, defendeu que haja dedicação e firmeza até que se encontre uma solução para a tragédia provocada pela mineradora Braskem, que destruiu 4 bairros da capital alagoana (Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro). Segundo ele, o problema deve ser resolvido com recursos públicos e privados".
Notícias: Procurador federal quer poder público na solução da tragédia provocada pela Braskem — Foto: Reprodução/082noticias.com
Reportagens especiais
Portal Metrópoles
Os jornalistas Raphael Veleda e Igo Estrela do portal Metrópoles expõem a tragédia em curso em Maceió. Eles explicam que o chão está cedendo por causa do colapso de cavernas subterrâneas, o que resultou na remoção de milhares de pessoas. A reportagem destaca o histórico do desastre, as perdas e o que se espera para o futuro dos bairros.
Reportagens especiais: Afundamento de Maceió provoca êxodo urbano de 55 mil pessoas — Canal do YouTube: Metrópoles
UOL Notícias
Carlos Madeiro descreve o desastre nos bairros de Maceió com a desocupação das casas e dos estabelecimentos comerciais. A reportagem também destaca a preocupação com os imóveis de interesse histórico presentes nos bairros e a incerteza sobre o que será feito com a região que está sendo desocupada.
Programas de televisão: Prédios históricos são deixados para trás por conta do afundamento de bairros pela mineração em Maceió — Foto: Reprodução/noticias.uol.com.br
Organização Modefica
Juliana Afonso e Nina Rocha descrevem as histórias das moradoras dos bairros atingidos pela tragédia e destacam as consequências que o afundamento trouxe para a vida dos moradores.
Reportagens especiais: Memórias em Ruínas: as Mulheres Que Perderam Suas Casas e Histórias Para o Crime Ambiental da Braskem — Foto: Reprodução/modefica.com.br
Artigo
Artigo de Magdalena Vassileva et al.
O artigo apresenta a história do afundamento em Maceió expondo que o fenômeno forçou as autoridades a realocar os moradores afetados a partir de 2018. O trabalho também destaca que em 2004-2005 já existiam deformações, associa o afundamento a extração de sal e analisa os perigos envolvidos por causa da subsidência.
Artigos: A decade-long silent ground subsidence hazard culminating in a metropolitan disaster in Maceió, Brazil — Foto: Reprodução/nature.com
Programas de televisão
Cidades e Soluções - GloboNews
O jornalista André Trigueiro expõe o desastre nos bairros de Maceió destacando que “exploração provoca tragédia urbana”. O programa destaca a saída dos moradores dos bairros atingidos pelo afundamento causado pela mineração.
Programas de televisão: Cidades e Soluções: exploração provoca tragédia urbana em Maceió — Foto: Reprodução/canaisglobo.globo.com
É de Casa - TV Globo
Mona Lisa Duperron entrevista moradores e com um representante da empresa para expor o que está acontecendo em Alagoas. A reportagem destaca que “população e especialistas divergem sobre motivos que teriam causado o afundamento do solo”.
Programas de televisão: Bairros inteiros estão literalmente afundando em Maceió — Foto: Reprodução/gshow.globo.com
Sites oficiais de divulgação de dados
Site do Governo do Estado de Alagoas para informação
Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros – Prefeitura Municipal de Maceió
Mapeamento das áreas pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM: Ação Emergencial para o Bairro do Pinheiro em Maceió
Ações do Ministério Público Federal – AL
Braskem Alagoas
Sites institucionais
OAB-AL
O site da OAB informa que a entidade em parceria com a Fundepes e com o Centro Universitário Tiradentes (UNIT) divulga formulários para adesão à proposta de iniciativa popular que propõe emenda à Lei Orgânica Municipal para a criação do Conselho da Cidade e requalificação da área abrangida pelo afundamento do solo em bairros de Maceió.
OAB-AL - Site: OAB-AL divulga formulários para adesão à iniciativa popular que propõe requalificação da área abrangida pelo afundamento do solo — Foto: Reprodução/oab-al.org.br
Ministério Público Federal
O site do MPF divulga o resultado final do processo seletivo para compor o Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais. O comitê será o responsável por administrar os recursos para pagamento “dos danos sociais e morais coletivos causados à comunidade, direta e/ou indiretamente, em decorrência da extração de sal-gema pela Braskem, em Maceió (AL)”.
Ministério Público Federal - Site: Caso Pinheiro/Braskem: MPF e MP/AL divulgam resultado da seleção para composição do Comitê Gestor dos Danos Extrapatrimoniais — Foto: Reprodução/mpf.mp.br/al
Podcast
E Tem Mais - CNN Brasil
Monalisa Perrone relata o afundamento dos bairros de Maceió e entrevista um morador e a mineradora. Um geólogo também participa do programa e “descreve como se dá a mineração de sal-gema e fala das consequências a longo prazo do acidente em Maceió”.
Perfis criados pelos moradores na internet
Agente Foi Feliz Aqui
Reunindo Histórias
Projeto Ruptura