Carta de São Luís 

Nos dias 11 e 16 de julho de 2023,  em encontros remoto e presencial, realizamos o IV FORDHIFs, Fórum dos Docentes de História da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como parte do 32० Simpósio Nacional de História da ANPUH realizado em São Luís, Maranhão. 

Nos últimos seis anos procuramos mobilizar a categoria por meio da aproximação, diálogos e compartilhamentos no sentido de organizar nossas experiências, resistências e lutas pela valorização do  ensino de História na EPT. Concomitante aos Simpósios Nacionais de História da ANPUH, realizamos três fóruns com debates, mesas e publicação sobre o significado da História no ensino, pesquisa e extensão: Brasília em 2017, Recife em 2019 e Rio de Janeiro em 2021, no formato remoto. 

Desde 2017 o FORDHIFs tem adotado uma postura crítica e de resistência propositiva à chamada reforma do “Novo Ensino Médio”. Imposta de forma autoritária e verticalizada na esteira do golpe de 2016, esta contra-reforma conservadora e reacionária tem sido marcada pelo sucateamento, precarização e privatização da educação, desvalorização docente, adoção da pedagogia das habilidades e competências, desvalorização e redução da carga horária da formação geral, em especial e como alvo principal, a disciplina de História, as demais disciplinas de Ciências Humanas (Geografia, Filosofia, Sociologia) e Arte. 

Em oposição a esse processo que ameaça uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade, direito de todos, dever do Estado, os docentes de História da rede federal de educação profissional produziram inúmeros trabalhos em ensino, pesquisa e extensão que corroboram a comprovada qualidade do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais fundamentada na formação emancipatória, omnilateral e centrada no trabalho como princípio educativo.  

Após dez anos de derrotas, retrocessos e ameaças para o campo democrático, progressista e humanista, vislumbramos novas oportunidades, possibilidades e lutas na atual correlação de forças com a eleição de um governo de frente ampla liderado pelo Partido dos Trabalhadores. Nesse sentido, o IV FORDHIFs de 2023 delimitou as seguintes linhas de ação no âmbito de nossa participação enquanto Fórum da ANPUH:

E para concluir, recitamos o grande poeta maranhense Ferreira Gullar: 

A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquina. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz

Resistimos e sobrevivemos, mas não nos esqueçamos que a luta é contínua, continua e continuará em novos combates pela História e pelo Ensino de História. Que o FORDHIFs seja a nossa voz e nosso canto que arrasta consigo os docentes de História da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. 

São Luís, Maranhão,  16 de julho de 2023.

Representantes do FORDHIFs junto à ANPUH (2023-2025)

Thiago de Faria e Silva - Instituto Federal de Brasília - IFB (2a Tesouraria)

Ana Luiza Araújo Porto - Instituto Federal de Alagoas - IFAL (indicada do FORDHIFs para a Diretoria de Educação Básica na Diretoria Ampliada)

Luciano de Azambuja, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): Conselho Editorial da Revista História Hoje.

Coordenação - FORDHIFs (2023-2025)

Mariana Emanuelle Barreto de Gois (IFS)

Anselmo Machado (IFS)

José Gerardo Bastos da Costa Júnior (IFRN)

Zilfran Varela Fontenele (IFCE)

Ana Luiza Araújo Porto (IFAL)

Marciane de Souza (IFRO)

Thiago de Faria e Silva (IFB)

Matheus Pontes (IFMT/IFGoiano)

Lenício Dutra Marinho Júnior (IFMG)

Rodrigo Cardoso Soares de Araujo (IFSULDEMINAS)

Amanda Ribeiro (IFMG)

Plínio Guimarães (IFES)

Geisa Ribeiro (IFES)

Carla Medeiros Silva (IFRJ)

João Carlos Escosteguy Filho (IFRJ)

Thiago Augusto Divardim de Oliveira (IFPR)

Andréa Mazurok Schactae (IFPR)

Tiago Coelho (IFSC)

Luciano de Azambuja (IFSC)

Ivan Furmann (IFC)