Conheça alguns projetos destaques da nossa Mostra de Empreendedorismo e Inovação:
Salas participantes: 1º Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração e 1º Ensino Médio Integrado ao Técnico em Marketing
Objetivo: Propor a criação de um programa de divulgação cultural chamado “PODCultural” utilizando-se de podcasts para a divulgação da Cultura Urbana, proporcionando discussões que tragam o real sentido dela: o combate à exclusão social e o racismo, desmitificando a marginalização dessa cultura.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Orientação: Profa. Andreia Carlino Meneghelli
Coorientação: Prof. Edilson Wagner Rodrigues
Local gravação: Rádio Ibaté
1º Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração
1º Ensino Médio Integrado ao Técnico em Marketing
Agradecimento
Assista aos podcasts na íntegra acessando o canal do youtube da Rádio Ibaté:
3º Ensino Médio Integrado ao Técnico em Serviços Jurídicos
Projeto Me Escuta
INTEGRANTES: Ana Júlia de Freitas, Diego Dorinho, Paula Soares Milore, Rafael Hideo Makiyama, Willian Gabriel Ferreira
Professores Orientadores: Luiz Antonio Meneghelli, Carlos Roberto Valentim, Anibal de Souza Amaral Netto
Com as mudanças recentes tanto nos programas de ensino, quanto no sistema governamental, pudemos perceber uma crescente pressão mental em diversas pessoas, que, muitas as vezes não possuem formas ou recursos para contatar um psicólogo sobre o que acontece em suas vidas, diante dessa problemática criamos o projeto Me Escuta.
O objetivo do nosso projeto é levar a psicologia nas escolas para ajudar os alunos e até mesmo os professores a não ficarem sobrecarregados, e também, evitar problemas psicológicos, isso também terá reflexo principalmente no fato de manter o ambiente escolar um lugar muito mais agradável.
Para isso, pensamos no desenvolvimento de um inteligente artificial que atue como profissional da saúde, também pensando no desenvolvimento de um aplicativo/site para expandir o acesso a demais pessoas. A IA irá ajudar o aluno ou o professor a se concentrar e principalmente ajudá-los a manter a saúde mental, também diversas pessoas teriam acesso a ajuda profissional fornecida pela IA, ou seja, quem não possui condições financeiras para arcar com um psicólogo não precisará se preocupar.
A inteligência artificial funcionará da seguinte maneira, primeiro o paciente deverá preencher uma ficha técnica sobre seus problemas, e responder um questionário logo em seguida, para que a IA tenha um certo compreendimento da sua personalidade, esse processo ocorre por meio da psicanálise, dando uma base para que a IA desenvolva uma conversa com o paciente. A IA será treinada junto com um profissional da área e um programador, com todo o conhecimento possível das áreas de psicologia, psicanálise e psiquiatria.
Válido ressaltar, que a IA não busca substituir um profissional da saúde, pois a inteligência artificial não é capaz de compreender o sentimentalismo e a personalidade de forma profunda. O projeto Me Escuta, no entanto, ajudará a minimizar alguns problemas na aplicação da psicologia nas escolas, como:
· Falta de Orçamentos ou Recursos (muitas escolas não possuem recursos ou verbas para manter o profissional psicólogo na escola por muito tempo).
· Falta de comunicação (a falta de comunicação entre o profissional, o aluno ou até mesmo os pais, acaba interferindo no acompanhamento do aluno).
· Aumento de demanda (o grande recebimento de consultas do psicólogo nas escolas, não garante que ele consultará aquele mesmo aluno de forma frequente, o que acaba atrapalhando no desenvolvimento do aluno, e também cansando o psicólogo).
· Inclusão de pessoas com deficiência (a inclusão de alunos com deficiência necessita de uma parte especifica da psicologia, onde pode não haver um profissional especializado em tal área nas escolas, o que dificultaria o processo de psiquiatria).
Com este projeto, buscamos desenvolver um ambiente alegre e trazer saúde mental a diversas pessoas de forma prática e rápida, assim mantendo uma maior qualidade do local onde estiverem.
3º Ensino Médio Integrado ao Técnico em Serviços Jurídicos
PROJETO ANGELUS EDUC
INTEGRANTES: Giulia Tomaz Gomes, Henrique Scuzate Luiz, João Victor dos Santos Costa, Pedro Victor Ronchim Silva, Yuri da Silva de Arruda Camargo, Paula Soares Milore.
Professores Orientadores: Luiz Antonio Meneghelli, Carlos Roberto Valentim, Anibal de Souza Amaral Netto
EIXO: Segurança Pública
Resumo
Atualmente, o problema crescente das invasões escolares impacta a vida e a saúde física e mental das pessoas em várias partes do mundo, incluindo a cidade de Ibaté. Essas invasões geram pânico e preocupação, afetando não apenas os alunos, mas também suas famílias e a comunidade escolar como um todo.
Com o objetivo de garantir a segurança, este projeto propõe a criação de um aplicativo para estabelecer um ambiente de aprendizado seguro. O aplicativo denominado “ANGELUS EDUC” previne tragédias, facilita a comunicação em emergências e promove a conscientização sobre a segurança nas escolas. Ao oferecer treinamento e integração com as forças policiais, ele protege alunos e educadores, permitindo que se concentrem na educação.
O aplicativo contará com botões descritos nas cores verde, amarelo e vermelho, indicando o grau de gravidade da situação. Ele será simples e intuitivo, semelhante aos botões de pânico, mas destinado a escolas. Cada botão terá sua funcionalidade específica, facilitando a comunicação e resposta em casos de emergência. Essa ferramenta permitirá uma resposta rápida e eficaz em situações de crise, garantindo a segurança dos alunos, professores e funcionários da escola.
Com o Angelus Educ, a câmera do seu celular vira uma câmera de vigilância dentro do ambiente escolar e ao redor.