No dia 9 de maio decorreu, no Auditório da Escola Secundária de Felgueiras, a fase final dos Debates da Liberdade.
Nesta fase final, o Debate ocorreu entre as 2 turmas finalistas, 11º D e 11º F, (das 6 que participaram na 1ª e 2ª fases, dezembro e fevereiro de 2023/2024) dos cursos cientifico-humanísticos do 11º ano da nossa escola. Esteve em discussão o tema «Liberdade de expressão & o impacto da cultura Woke na sociedade contemporânea» a partir da visualização de curtas-metragens de animação e de 5 questões fundamentais: Onde começa a nossa liberdade de expressão? Como podem as escolas promover um ambiente de livre expressão? O que pode acontecer quando não há liberdade de expressão? Em 2024, em Portugal, pode punir-se alguém por expressar as suas opiniões ou crenças? Cultura “woke”, o que é?
Um livro acontece edição nº 44
Poemas em Liberdade
Este nº 44 de “Um livro acontece” é constituído por poemas de alunos da ESF (2023/2024), resultado da oficina de escrita criativa, realizada pela biblioteca escolar, nos meses de fevereiro e março.
Como se comemora os 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, o tema não podia deixar de ser Liberdade.
Seleção de textos: Carla Brandão, Eugénio Ribeiro e Rosa Guimarães
Arranjo gráfico: Ricardo Monteiro
Apresentação do filme documentário realizado por alunos e professores da ESF por proposta do Conselho Nacional de Educação - Projeto EDA-50, concluído em outubro de 2023.
Sinopse: A livraria Melo existiu em Felgueiras entre 1964 e 2018?. Desde o seu encerramento, ficou um espaço vazio na cidade. Este filme pretende recuperar a memória de um tempo em que vender livros era um risco e podia levar à prisão tanto do livreiro como do leitor. Era o tempo do “gato e do rato”. Que espaço tinha na cidade uma livraria tão pequena? Como se vivia em Felgueiras nos anos 1960? E às mulheres, que vida lhes estava destinada?
Até que chegou “o dia mais belo”, o dia 25 de Abril de 1974. Uma alegria imensa.
E depois?
A semifinal do concurso Grafema a Grafema realizou-se no passado dia 19 de abril, no auditório da biblioteca, com a participação de 16 alunos(as) de 8 turmas do 3º ciclo. Após cinco rondas divertidas de soletração de palavras muito difíceis, foram apurados para a fase final municipal os alunos(as) Bárbara Sousa, do 9º A, Inês Pereira e Miguel Sousa, do 9º C.
A fase final terá lugar no dia 14 de abril, às 10:00h, na Biblioteca Municipal.
Realizou-se, no dia 11 de abril, na Biblioteca Municipal de Felgueiras a prova oral de seleção da fase municipal da 1ª edição do Concurso Leituras no Douro, Tâmega e Sousa.
A aluna Margarida Branco, do 12º D, representou a Escola Secundária de Felgueiras com uma participação bastante criativa de narração de uma história, inventada no momento, a partir de um objeto sugerido pelo júri da prova.
A aluna estará presente na fase final do concurso, no dia 21 de maio, em Marco de Canaveses. Parabéns, Margarida! Parabéns ESF!
A biblioteca, em colaboração com a Galeria Piso 2, lançou novo desafio, desta vez às turmas 7º A, B e C, 8º A, e D e 9º A, B, C e D, para a realização da atividade de escrita criativa Se podes ver, repara.
Depois de uma visita comentada à exposição Metamorfose, de Mariana Castro, pediu-se aos alunos que escolhessem um quadro, observassem a figura humana e a transformassem na personagem principal de uma pequena história.
Aqui fica a seleção de textos feita pelas professoras de Oficina de Leitura e Escrita e pela professora coordenadora da biblioteca.
Esta é terceira conversa sobre uma fotografia que ganha vida pela voz do avô de uma aluna do 8º C. Uma atividade da Biblioteca ESF que pretende aproximar da escola os Encarregados de Educação e os familiares dos(as) alunos(as), partilhando diferentes experiências de vida.
Dia Mundial da Leitura em Voz Alta 2024
Faz Ouvir a tua Voz!
1 de fevereiro. 2024
A censura não é de hoje.
Há textos que, por algum motivo, em algum lugar e ocasião, foram proibidos ou censurados, institucional ou informalmente. Lê-los e partilhá-los é fazer justiça à coragem dos seus autores.
Faz a tua pesquisa aqui
Atividade Top
Se podes ver, repara! voltou com mais uma exposição na nossa Galeria Piso 2, desta vez da autoria da ilustradora Eveline Oliveira.
Com o acompanhamento do professor Ricardo Monteiro, a turma 10º E deslocou-se à exposição para participar na Oficina de observação artística e escrita criativa.
Começamos por fazer uma visita guiada à exposição, depois escolhemos uma obra que por algum motivo nos tivesse prendido a atenção e sentamo-nos junto dela a escrever…
Aqui ficam alguns textos que resultaram desta oficina e que podes ler na Revista ESF.ON de outubro.
No dia 24 de outubro de 2023, teve lugar, na biblioteca, a atividade Leituras dialogadas, com a turma 7º C.
O que fizemos foi: a partir da leitura do primeiro capítulo de "A História Interminável", de Michael Ende e de um conjunto de questões propostas pelos alunos, dialogamos, refletimos e elencamos conclusões sobre algumas problemáticas que a história colocava, como a curiosidade pelos livros, o bullying, a desvalorização da escola e as relações familiares.
Debates da Liberdade
“Há um antes e um depois do 25 de Abril”
Porquê debater?
No dia 4 de maio decorreu, no Auditório da Escola Secundária de Felgueiras, a fase final dos Debates da Liberdade.
Os Debates da Liberdade são uma atividade integrada no projeto da escola e da Estratégia de Educação para a Cidadania que pretende comemorar os 50 anos do 25 de Abril, durante o biénio 2022/2024, com o tema agregador “Há um antes e um depois do 25 de Abril de 1974”.
Os objetivos desta atividade são os consignados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e que se fundam em valores como os da “dignidade humana e da construção de uma sociedade mais justa e os da ação sobre o mundo como bem comum a preservar” (PASEO, 2017, p. 17).
Estes valores revestem-se da preocupação de trazer a realidade para o centro das aprendizagens vividas e assim estimular a capacidade de reflexão e o pensamento crítico sobre o presente, conhecendo o passado, para preparar o futuro.
O tema em debate
Nesta fase final, o Debate ocorreu entre as 2 turmas finalistas, 11º D e 11º G, (das 8 que participaram na 1ª fase, em 14 de dezembro de 2022, e das 4 da 2ª fase, em 1 de março de 2023) dos cursos cientifico-humanísticos do 11º ano da nossa escola e esteve em discussão o tema “Um olhar sobre a Constituição da República Portuguesa” a partir de 5 questões fundamentais: Qual foi a importância da CRP em 1976? Quais são os principais direitos consagrados na CRP? Atualmente, o que falta cumprir da CRP? O que mudarias no país para que a CRP fosse cumprida? Sabendo que está em curso uma revisão da Constituição, o que mudarias atualmente na CRP?
Os debates puseram em evidência a reflexão, capacidade crítica e expressão dos alunos, perante um público que se mostrou atento e interessado.
“Valeu a pena!”
O júri, presidido pela professora Isabel Amorim e composto por professores e alunos representantes de cada uma das turmas participantes, deliberou que a turma vencedora foi o 11º G. No entanto, o júri ressalvou que ambas as turmas tiveram um desempenho excelente, mostraram-se muito bem preparadas, com fundamentação aprofundada e sustentada em exemplos pertinentes
O Vice-diretor da escola, professor Emílio Esteves, encerrou os debates, presenteando os oradores e salientando, mais uma vez a empenhada participação dos alunos e a sua capacidade de superação num encontro que não se quer de confronto mas de partilha e comunhão de interesses e preocupações comuns, referindo-se também a um trabalho de equipa dos professores, dos alunos apresentadores (11º H), dos alunos moderadores (11º A), dos alunos de multimédia (11ºJ). A todos foi entregue um certificado de participação.
Tratou-se de uma atividade que, na expressão livre e fundamentada de opiniões e perspetivas, celebrou com conhecimento e criatividade a liberdade de Abril.
Um livro acontece - Nos 100 anos de Eugénio de Andrade | Um Livro Acontece é uma atividade com uma longa história na ESF, que já vai na 42.º edição, e consiste na publicação de um opúsculo (pequeno livro) com textos selecionados por temáticas e/ou géneros textuais. Este número será dedicado ao poeta Eugénio de Andrade.
Os Debates da Liberdade são uma atividade integrada no projeto da escola e da Estratégia de Educação para a Cidadania que pretende comemorar os 50 anos do 25 de Abril, durante o biénio 2022/2024, com o tema agregador “Há um antes e um depois do 25 de Abril de 1974”.
Os objetivos desta atividade são os consignados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e que se fundam em valores como os da “dignidade humana e da construção de uma sociedade mais justa e os da ação sobre o mundo como bem comum a preservar” (PASEO, 2017, p. 17) .
Estes valores revestem-se da preocupação de trazer a realidade para o centro das aprendizagens vividas e assim estimular a capacidade de reflexão e o pensamento crítico sobre o presente, conhecendo o passado, para preparar o futuro.
A recriação do episódio "Jantar no Hotel Central" pela turma 11º I. Um excelente momento de cultura e convívio entre alunos, professores e encarregados de educação, na Escola Secundária de Felgueiras, dia 17 de fevereiro de 2023.
No próximo dia 4 de fevereiro de 2023 realiza-se a Maratona de Leitura em Voz Alta promovida pela Rede de Bibliotecas de Felgueiras. Participa!
No dia 11 de janeiro de 2023, teve lugar, na Escola Secundária de Felgueiras, a fase escolar do Concurso Nacional de Leitura. As obras escolhidas foram “Constantino, Guardador de vacas e de sonhos”, de Alves Redol, para o 3º ciclo, e “As aventuras de João Sem Medo”, de José Gomes Ferreira, para o Secundário.
Grafema a grafema é um concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas de Felgueiras e tem alcançado bastante êxito nas suas edições anteriores, motivando a participação entusiástica de crianças e jovens e envolvendo toda a comunidade escolar.
No dia 19 de abril, de 2023, teve lugar a fase escolar de seleção dos três alunos do 3º ciclo que representarão a Escola Secundária de Felgueiras na fase concelhia do concurso, no dia 9 de maio. A Lara Margarida, do 7ºD; o Renato Silva, do 9º F e o Rodrigo Marques, do 7º C chegaram à ronda final, depois de uma luta renhida (e muito divertida!) entre os oito excelentes concorrentes! Sem papas na língua, todos puseram à prova a sua destreza em dizer palavras bem complicadas grafema a grafema.
Parabéns a todos e um agradecimento especial aos nossos três finalistas!
Para contares com a tua biblioteca, terás de conhecê-la . Com a ajuda do quizz que preparamos para ti, vai ser fácil!
Aponta ao QR code e começa a responder!
E se precisares de ajuda, já sabes que estamos mesmo aqui ao teu lado.