Mulherzinhas
Um clássico de Louisa May Alcott que narra a história das irmãs March (Meg, Jo, Amy e Beth) que com o pai num cerco de armas, enfrentam dificuldades económica e a complexidade da entrada na vida de “Mulherzinhas” e na sociedade da época.
Uma história onde as diferenças unem-se e a partir de um livro surge uma “missão”.
Um baile; um vizinho sempre sozinho; a amizade floresce e o romance quiçá acontece. No meio de diversões, livros e representações, a união faz a força. Um telegrama; a mãe tem de ir; Beth cumpre um pedido, mas algo acontece... As irmãs arrependem-se; Amy tem de escapar e uma amizade intensifica-se. Passou um tempo, como está Beth? A mãe tem de voltar e consigo trará alguém. Reunidos novamente. O amor está no ar, é por amor e não por dinheiro!
Mantendo-se fiéis a si próprias e à sua missão, as irmãs com ajuda de sua mãe desvendam os mistérios do amadurecimento e os problemas que porventura passamos, alguns influenciados pela época. E em todas as relações amigos, vizinhos ou desconhecidos, elas surpreendem.
Uma viagem ao passado numa história sem nada de abismal, o que a torna tão especial?
Maria Cabral nº 16 - 9ºB
A distância entre nós
Um livro romântico!
Stella e Will, dois pacientes que têm uma doença chamada fibrose quística, uma doença que impede de os pulmões funcionarem normalmente e que os impede de estarem juntos. Will começa por gostar de Stella e ela ao início não aceita. Com o passar do tempo, o melhor amigo de Stella que tinha a mesma doença morre e fez com que ela se fosse mesmo abaixo. Entretanto, Will, com a perda do melhor amigo de Stella, aproxima-se mais dela. Agora a pergunta é:
- Eles apaixonam-se com o passar do tempo e acabam por namorar?
- Eles ficam amigos?
Leiam o livro…
Aconselho este livro a quem gostar de romance. É uma história bonita para se ler.
Bruna Soares nº8 - 9º B
As aventuras de Tom Sawyer
“As aventuras de Tom Sawyer” conta a época da infância de um rapaz, Tom, que vivia com a sua tia Polly, o seu meio irmão Sid, e a sua prima Mary. A história passa-se em meados do século XIX, na pequena vila de St. Petersburg, junto às margens do rio Mississípi.
Tom Sawyer é um rapaz muito desobediente e esperto, que detesta as segundas-feiras, a escola e a igreja. Adora nadar com os seus melhores amigos, principalmente com Huckleberry Finn. Os dois têm uma amizade inseparável e, muitas vezes, Tom escapa da escola para ir passear com Huck. Numa aventura noturna dos dois, acabam por presenciar um assassinato e juram não contar nada a ninguém, mas a consciência, não os vai ajudar.
Entretanto os dias passam e a paixão de Tom por Becky só aumenta. Nas férias, finalmente chega o dia do julgamento do assassinato do doutor Robinson, mas Tom, vendo que uma pessoa inocente ia ser condenada, conta então a verdade sobre aquela terrível noite. O verdadeiro assassino consegue escapar, deixando Tom muito inseguro.
Após uma viagem de família, Becky regressa à pequena vila e convida todos os seus amigos para um piquenique, onde Tom e Becky acabam por se perder, dando de caras com o verdadeiro assassino. Felizmente os dois conseguem sair da gruta. A história acaba com Huck a ser adotado por uma senhora muito simpática e as crianças a entrarem na fase da adolescência.
Andreia Figueira nº 3 - 9ºB
O Homicídio Perfeito - um guia para raparigas
Pippa é uma jovem de 17 anos que para o seu trabalho de final de ano decide investigar o caso de Andie Bell, que há cinco anos foi assassinada pelo namorado, Sal Singh, que depois se suicidou. Toda a gente em Fairview conhece a história. A verdade é que cinco anos depois a tragédia ainda assombra a cidade e Pip não consegue tirar da cabeça a sensação de que a história está mal contada, porque era amiga de Sal desde pequena, e ele sempre fora muito amável com ela. Primeiro ela só quer pôr em causa o resultado da investigação policial, mas depois Pip descobre um rasto de segredos perigosos, que podem provar a inocência de Sal. Agora, há alguém em Fairview que não quer que Pip desenterre a história e procure respostas, e é a vida de Pip que está em risco.
Cristiana Ribeiro nº10 - 9ºB
Eleanor & Park
Quando Eleanor entra no autocarro escolar, é recebida por comentários sarcásticos e risos por causa da sua aparência diferente. Ela tem um cabelo ruivo volumoso e usa roupas largas e masculinas com acessórios nada normais, como gravatas. Acaba por se sentar ao lado de Park e é nessa situação embaraçosa que os dois se conhecem. Influenciado por esse clima, Park acaba por não gostar dela no começo. Mas, nos dias seguintes, os dois vão se aproximando aos poucos. Graças ao fantástico mundo de banda desenhada acabam por se tornar amigos e apaixonam-se.
No decorrer do livro, vamos conhecendo melhor as duas personagens e as suas respetivas famílias. Eleanor é uma rapariga forte que não tem vergonha de ser quem ela é, mesmo tendo uma vida muito difícil: sofre de bullying na escola e tem que conviver com um padrasto que ela não gosta, uma mãe fraca, pai ausente e irmãos que não a entendem.
Já Park tem família e vida perfeitas. A mãe, coreana, e pai, um ex-soldado americano, são um casal que mesmo depois de vários anos casados ainda são apaixonados um pelo outro. Park tem também um irmão mais novo, Josh, que não é muito explorado no livro.
O livro, que conta uma história de amor entre dois adolescentes que se sentem deslocados, conquistou o autor John Green do livro “A culpa é das estrelas”
Beatriz Rodrigues nº 5 - 9º B
Era uma vez um rapaz
Este livro relata a história de um homem solteiro, de 36 anos que vive de forma abastada e sem ambições profissionais. A sua vida tem uma reviravolta quando se cruza com um rapaz de 12 anos. Ambos mudam a sua forma de pensar e crescem mutuamente.
Esta obra leva-nos a refletir sobre as relações afetivas, os diferentes tipos de violência e o consumo de drogas leves. Além disso, ensina-nos que “há que perder algumas coisas para ganhar outras”
Maria Henriques, nº17- 9ºB
Procura dentro de ti
O livro que apresentei à minha turma chama-se “Procura dentro de ti”. É um livro de autoajuda, de Chade Meng-Tan, que foi um engenheiro de Software na Google. Saiu da Google para se dedicar só à divulgação da sua mensagem e nos seus cursos sobre felicidade, meditação e paz mundial.
Dominar a mente não é um talento, é algo que se pode aprender e neste livro existem conselhos que se podem pôr em prática através de atitudes simples: ensina a forma “correta” de meditar (não existe porque meditar é um ciclo de seguir a respiração, distrair-se e voltar a recuperar a atenção).
O livro divide-se em três partes: treinar a atenção e a concentração, desenvolver o autoconhecimento e o autocontrole e métodos para criar hábitos mentais que tragam positividade e felicidade.
O objetivo do autor ao escrever este livro foi ensinar a construir uma vida melhor dentro e fora do trabalho.
Cristiana Almeida, nº11 - 9ºB
Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo
O mestiço Percy Jackson tem problemas na escola, mas não é de forma alguma seu maior desafio. Ele descobre que seu verdadeiro pai é Poseidon, o deus do mar, o que significa que Percy é um semideus (mestiço) - meio humano, meio deus. Enquanto isso, Zeus, rei dos deuses, acusou Percy de roubar seu raio, a primeira verdadeira arma de destruição em massa.
Agora Percy deve se preparar para a maior aventura de sua vida, e os riscos não poderiam ser maiores.
Com nuvens ameaçadoras pairando sobre o planeta e sua vida em perigo, Percy viaja para um lugar especial, um campo de treinamento mestiço, onde aperfeiçoa seus novos poderes para evitar uma guerra devastadora entre os deuses. Lá ele conheceu dois outros semideuses: a guerreira Annabeth, que estava procurando por sua mãe, a deusa Atena; e seu amigo de infância e protetor Grover, um sátiro corajoso cujas habilidades também deveriam ser testadas.
Grover e Annabeth se juntam a Percy em uma incrível aventura transcontinental que os leva 600 andares acima da cidade de Nova York (a porta de entrada para o Monte Olimpo) e do famoso letreiro de Hollywood, sob o qual está o fogo do mundo dos mortos.
O destino da humanidade e a vida da mãe de Percy, Sally, dependem do resultado desta jornada.
Gonçalo Amaral nº12 - 9ºB
A rapariga do fim
Esta historia começa com uma investigação de uma modelo que se suicidou porque as suas fotos íntimas (corpo) foram partilhadas na internet
A agente Tess, uma das personagens principais, foi a pessoa que desde do início estranhou este suicídio, a única que investigou o caso, pois o mesmo tinha sido arquivado.
Ela não tinha pistas nenhuma. Havia vários suspeitos, mas houve uma onda de crimes que tirou este suspense: todos os casos eram de suicídios exatamente como aconteceu com a primeira vítima. Tess foi juntando as peças e reparou que havia um serial killer ou um ladrão de vidas como o chamavam que utilizava uma espécie de um jogo (só com modelos) onde fazia promessas e perguntas pessoais com o intuito de obter fotos do corpo das modelos para as colocar na Internet e arruinar a carreira delas.
Ninguém esperava que fosse aquela pessoa! Tantos suspeitos e afinal não é nenhum! É alguém sobre quem nunca recaiu a mínima suspeita.
Andreia Ferreira nº4 - 9ºB
Sem ti não há verão
«Sempre achei que passaria ali todos os verões da minha vida. A casa de verão era o único lugar onde eu queria estar, o único lugar onde eu alguma vez quis estar.»
Este livro conta-nos a história de uma menina chamada Belly que, normalmente, costumava contar os dias que faltavam para o verão e que só pensava voltar à casa de praia onde costumava passar o seu verão com dois grandes amigos, o Conrad e o Jeremiah.
No entanto, as coisas não correram tão bem assim e o Jeremiah conta a Belly que o Conrad tinha desaparecido. Então, ele pede-lhe ajuda para encontrar Conrad. A Belly está disposta a ajudar, mas para isto acontecer, eles terão de regressar à casa de praia.
Será que vai voltar a ser tudo como antes ou esta amizade não tem mais volta a dar?
Este livro conta-nos uma história intensa sobre o amor e a forma como nos ajuda a seguir o nosso caminho.
Ana Sofia Marques, nº 2 - 9ºB
The Giver - O Filho
O Filho é a conclusão do romance The Giver escrito pela reconhecida escritora Lois Lowry. Neste livro, Claire é uma jovem que vive numa aldeia isolada, fortemente controlada pelos mais poderosos. Aos 12 anos recebe a designação de trabalho: ser mãe biológica.
Dois anos mais tarde, Claire está em trabalho de parto e algo corre mal. A criança acaba por nascer por cesariana. Este acontecimento faz com que Claire perca a sua certificação como mãe e tenha que trabalhar na fábrica. Antes de sair do hospital, Claire descobre que deu à luz um rapaz, Número 36, que será posteriormente entregue a uma família.
Como o laço com a criança é muito forte, Claire não se consegue afastar e trava amizade com um funcionário, para que assim possa estar secretamente junto do filho.
Quando o menino faz um ano, a criança é declarada inapropriada para uma família e Jonas, amigo de Claire, foge com a criança para que esta não seja eliminada.
Claire abandona a aldeia a bordo de um navio, acabando por ir viver para outra localidade. Aí fica vários anos, enquanto tenta recuperar as suas memórias. Entretanto, recorda-se que tem um filho e tenta encontrá-lo, trocando-o pela sua juventude.
No final, mãe e filho reencontram-se no leito de morte de Claire e Gabe, o filho, usa os seus poderes especiais para salvar a mãe. Acabam por viver juntos todos os bons momentos que lhes tinham sido roubados no passado.
Rita Moreira, nº -20 - 9º B
Trilogia “O Senhor dos Anéis”
Os livros que li durante as férias de Natal foram os três livros que constituem a trilogia do Senhor dos Anéis.
Esta saga conta as aventuras que Frodo (um hobbit normal) e os seus camaradas passam até conseguirem destruir o Um Anel.
Nesta história, tudo gira a volta desse anel que é tecnicamente um símbolo do poder máximo. Não pode cair nas mãos de Sauron, o inimigo e criador dele, por isso é decidido que o Um Anel deve ser destruído e o único isso onde pode acontecer isso é as Fendas da Condenação, em Mordor (território do inimigo).
Ao longo da sua jornada, Frodo conhece pessoas impressionantes tais como, Aragorn (Passo de Gigante) que é um caminhante, Legolas (um elfo), Gimli (um anão), Boromir (herdeiro do reino de Gondor) e Gandalf, O Cinzento (feiticeiro já conhecido de Frodo).
Valores como a lealdade e a coragem estão muito presentes durante a ação, principalmente da parte de Sam (também hobbit e “mordomo” de Frodo), que nunca saiu de perto do seu amo.
É impressionante como o autor conseguiu ter tamanha imaginação para criar um mundo totalmente diferente do nosso (a Terra-Média), raças todas diferentes e misteriosas (nomeadamente os elfos), e montanhas, reinos, rios, tudo com um nome. Admiro muito o escritor por este feito.
Estes livros são intemporais e serão lembrados durante eras.
Alexandre Sousa, nº 1 - 9ºB
“O Bloco das Crianças”
O bloco das crianças é um romance autobiográfico escrito por Otto B.Kraus, sobrevivente do Holocausto. Fala-nos sobre um grupo de crianças que se conhecem no campo de concentração de Auschwitz. Em especial, Alex Ehren, poeta, professor e também prisioneiro no bloco 31 de Auschwitz - o bloco das crianças, onde dava aulas ilegalmente às crianças do seu grupo, tentando protegê-las o melhor que podia dos horrores inconcebíveis do campo.
A partir desta personagem, Otto Kraus conta-nos a história de várias centenas de crianças judias que viveram no campo de Auschwitz entre 1943 e 1944.
Inês Du - 9º B