Visita Estudo

No dia 22 de novembro O Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva visitou a Academia Distrital de Viseu no âmbito da disciplina de PAFD. Uma academia de futebol ao serviço da Associação de Futebol de Viseu situada no Mundão. A academia tem dois campos para a prática desportiva, um deles com relvado natural e salas de formação, com o objetivo de potenciar a qualidade dos atletas, garantindo aos clubes da associação, mais qualidade desportiva. 

No dia 17 de março os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (10ºI) e Técnico de redes Elétricas (11ºH) visitaram o Comité Olímpico Português e o Centro Desportivo Nacional do Jamor

De manhã, os alunos integraram-se do papel do Comité Olímpico Português na promoção do desporto e dos valores olímpicos. Reviram as participações dos jogos olímpicos ao longo da história, os atletas portugueses medalhados.

De tarde, os alunos ficaram a conhecer o complexo do Jamor, onde está sediado o Centro de Alto Rendimento do Jamor, conjunto de serviços orientados para a melhoria do rendimento desportivo, nos quais se incluem: alojamento, nutrição, avaliação e controlo de treino, acompanhamento clínico e um programa de altitude. Visitaram o estádio do Jamor e diversas instalações desportivas. 

A visita foi considerada enriquecedora e motivadora pelos alunos, que saíram com uma nova perspetiva sobre o mundo do desporto e do olimpismo.

No dia 10 de março os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e Técnico Comercial visitaram o JF79 - João Félix Sport Center, em Viseu. O complexo desportivo conta com vários campos de Padel, Futebol e Teqball, modalidades que os alunos puderam experimentar. A receção esteve a cargo de Luís Coelho e Bruno Moreira que apresentaram os objetivos do centro e elucidaram a sua orgânica e o modo como é feita a gestão. Para além dos professores, acompanharam a visita vários elementos do CLDS4G de Mangualde. 

No dia 8 de Março a empresa MOVECHO foi visitada pelos alunos de técnico de Mecatrónica e de técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.

O Agrupamento de Escolas de Mangualde foi à QUALIFICA – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego (14ª edição) – Exponor.

No dia 3 de março, 174 alunos dos cursos profissionais, cursos científico-humanísticos e CEF tiveram a oportunidade de apreciar as várias áreas desta Feira, uma montra viva de saídas profissionais, escolas e centros profissionais, cursos superiores, mestrados e pós–graduações, e ainda de participar em workshops e espaços interativos.

Na Qualifica 2023, abriram-se portas a profissões do futuro, canalizando as ambições dos jovens, cada vez mais empreendedores e aventureiros, para um mundo repleto de oportunidades.

Aconteceu…..

No passado dia 25 de janeiro, os alunos das turmas 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica e Técnico de Redes Elétricas e 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalações Elétricas e Mecatrónica do Agrupamento de Escolas de Mangualde, foram visitar o novo centro de produção da WEGEuro Indústria Eléctrica de Santo Tirso. A WEG é uma empresa brasileira de referência na área dos motores, geradores, transformadores e acionamentos elétricos. A unidade de Santo Tirso foi inaugurada em 2017 e tem uma linha de produção mais verticalizada com processos de maquinação, fabricação de rotor, bobinagem, montagem e laboratórios de ensaios elétricos dedicados. Atualmente a WEG emprega mais de 700 pessoas em Portugal e prevê inaugurar a nova fábrica em Santo Tirso em 2024 de modo a ampliar a produção de motores elétricos de grande porte e deslocalizar totalmente a atual fábrica na Maia.

A receção foi feita pela Dra. Gabriela Monroy e Dra. Ana Patrícia Martins do Departamento de Marketing e Comunicação que mostraram muita simpatia, disponibilidade e profissionalismo. Durante a visita os guias esclareceram os alunos e os professores sobre pormenores construtivos dos motores, sobre os tipos de ensaios que são feitos e foi possível observar a linha de produção de motores de baixa tensão. A segurança dos alunos e dos professores foi um dos aspetos de preocupação por parte da empresa, tendo fornecido Equipamentos de Proteção Individual a todos os visitantes.

Consideramos que os objetivos foram atingidos e ultrapassados já que a cordialidade, a prontidão e a simpatia de todos os intervenientes contribuíram para que os alunos se

sentissem motivados e interessados. Também, agradecemos a oferta de material didático que certamente será muito bem aplicado na lecionação dos conteúdos de máquinas elétricas bem como a futura colaboração na formação técnica dos nossos alunos.

Deixamos aqui alguns testemunhos dos alunos:

“Foi muito interessante.” | “Achei bastante interessante pois nunca tinha tido a oportunidade de visitar uma empresa tão grande no universo dos motores eléctricos. Aprendi pormenores construtivos dos motores que desconhecia. “ | “O guia, Eng. André, conseguiu captar a nossa atenção apesar do ruído da fábrica e dos EPI’s necessários, pois explicou cada etapa da montagem de um motor de forma interessante.” | “Achei interessante a política de segurança da empresa e a forma como estão organizados, uma vez que, todos os dias, os responsáveis de cada sector reúnem-se para fazer o balanço do dia anterior.” | “Se naquela empresa o esforço é o motivo da sua evolução é devido à sua boa organização.” | “Fiquei encantado com a forma como fomos recebidos e agradeço que um dia possamos lá voltar de novo.” | “Gostei da logística da empresa, parece tudo muito organizado.” | “Em termos de organização, é incrível!”.

Aconteceu…..

Do plano de intervenção/melhoria do EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais), faz parte uma ação que tem a ver com a visita dos alunos do 9º ano a empresas/instituições da região de forma a que os mesmos tenham um conhecimento  mais alargado do mundo empresarial que possa contribuir para a tomada de decisões mais conscientes.

Para a concretização destas ações, realizaram-se visitas a empresas da região entre os dias 12 e 20 de Dezembro de 2022.

Nesta primeira fase tivemos a colaboração da Felmica, Adega Cooperativa de Mangualde, Azurmetal, Gruman e Stellantis.

Foi opinião geral que estas atividades se deveriam repetir futuramente dada a sua pertinência, nesta fase em que os alunos terão de tomar decisões ao escolher a via de ensino pretendida.

Aconteceu…..

No Auditório do CTVE - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, em Coimbra, realizou-se uma sessão de mentoria do projeto “Pense Indústria i4.0 em que estiveram equipas com ideias a concurso. Participaram alunos do 11ºG- Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica com o professor acompanhante Nuno Brás, 10ºH – Curso Profissional de Técnico de Redes Elétricas com a professora acompanhante Idalina Silva e 11º A - Curso do Ensino Regular com a professora acompanhante Sara Sousa.

O concurso regional será a 6 de Abril.

No dia 4 de abril a turma do 12º G foi visitada pelo Diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTGV-IPV.

Os alunos puderam receber informações e tirar as suas dúvidas sobre os cursos disponíveis nesta instituição e que permitem o prosseguimento de estudos.

Tiveram ainda a oportunidade de ouvir o testemunho de um aluno com o mesmo percurso escolar e que  ingressou num CTesp encontrando-se agora a frequentar o mestrado. Este testemunho foi muito motivador para aqueles que ainda têm  dúvidas sobre o ingresso  no ensino superior. 

No dia 21 de março realizou-se uma visita ao IPG - Instituto Politécnico da Guarda. Estiveram envolvidas as turmas do 

 12ºG  – Técnico de Mecatrónica

 12ºH  – Técnico de Instalações Elétricas

 11ºH  – Técnico de Instalações Elétricas

 11ºJ   – Técnico de Apoio à Gestão

Os alunos foram acompanhados pelos professores Afonso Aires, Paula Ferraz e Nuno Pereira.

Todos tiveram oportunidade de observar vários espaços onde são desenvolvidas atividades relacionadas  com os seus cursos:

Laboratório de Águas; Robô Bombeiro; Egiecocar; Laboratório de Energias Renováveis- Mmi Workshop; Prototipagem- Mmi Workshop; Magic Key; Robótica; Exposição dos CETS com visita ao Show Room Biblioteca.