Atividades

 I Jornadas da Saúde - TAS e o ciclo da vida


Depois de um conjunto desafiante de múltiplas adaptações, que as primeiras jornadas da Saúde sofreram. A experiência mostrou-nos que, mesmo com muitas dificuldades e obstáculos, como a persistência é o nosso mote decidimos tornar possível a realização deste evento. o programa das nossas Jornadas foi estruturado com a participação de ilustres convidados que trouxeram com a sua experiência e a sua vasta sabedoria um conjunto de

sessões interessantes e variadas, trazendo um pouco da realidade dos diversos temas focados nas jornadas, tendo como mote o ciclo da vida estas jornadas promoveram o diálogo aberto sobre as questões da Infância e Adolescência terminando com o envelhecimento, através do cruzamento de perspetivas multidisciplinares e experiências diversificadas sobre o tema. Ancorado numa abordagem participativa, na qual a audiência participou e tomou-se parte do debate. Estas Jornadas potenciaram o encontro entre o saber e o saber-fazer nas mais variadas áreas, colocando em contacto investigadores, técnicos, profissionais e estudantes, e todos os interessados nestas matérias, que tiveram a oportunidade de se lançar no debate de temas fundamentais e pertinentes na realidade atual. Cientes que as nossas Jornadas foram pioneiras, fica o desafio para a continuação de novas iniciativas como esta .Saímos todos com o coração cheio e mais ricos com a certeza que é pelo exemplo que construímos .

 ‘Profissionais nas Empresas Viseu Dão Lafões’, precisam-se!


O Projeto 'Profissionais nas empresas Viseu Dão Lafões' foi lançado, no presente ano letivo, pela equipa disciplinar de Eletrotecnia do Agrupamento de Escolas de Mangualde em colaboração com a Câmara Municipal de Mangualde. O principal objetivo deste projeto é

aproximar os alunos dos cursos profissionais de Mecatrónica, Eletrotecnia, Eletrónica, Automação e Computadores das empresas da região de Viseu Dão Lafões. Pretende-se, desta forma, sensibilizar os alunos para a necessidade de obterem uma qualificação técnica

e científica sólida; tomarem contacto com o meio industrial e com tecnologia recente e inovadora; conhecer as respostas técnicas e tecnológicas no mundo do trabalho; perceber quais as competências valorizadas pelas empresas, entre outras.

Lançámos o desafio a um grupo de empresas e selecionámos, nesta primeira fase, cinco empresas da região: Luso Finsa - Indústria E Comércio De Madeiras, S.A; Movecho, fábrica de móveis; HR Group - Empresa de vestuário; Stellantis e Felmica Minerais Industriais –

MCS PORTUGAL.

Sabemos da importância que a ligação entre a escola e o mundo empresarial tem na formação dos nossos alunos e acreditamos que os alunos dos cursos profissionais são uma mais valia para as empresas. No âmbito do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), o Agrupamento de Escolas de Mangualde tem feito um esforço contínuo no sentido de melhorar a eficiência do sistema de educação e formação profissional e,neste caso em específico, promover a melhoria da formação técnica dos alunos.

As empresas atrás referidas abriram-nos as portas mostrando-nos a forma como trabalham, e a tecnologia que utilizam. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer, em primeira mão, o que é que as empresas valorizam quando contratam colaboradores e isso foi muito apreciado pelos mesmos, que se mostraram muito interessados e motivados durante as visitas.

Findo este ciclo de visitas técnicas, a conclusão que tiramos é a seguinte: as empresas precisam de colaboradores profissionalmente qualificados; as empresas valorizam muito o ensino profissional e atribuem-lhe um peso significativo na hora de recrutar. 

 Encontro com Bruno Oliveira  - Empresário e Diretor Técnico do Generation Fit Center.


Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada por um diretor técnico de um prestigiado ginásio de Mangualde. Os alunos expressaram o agradecimento a Bruno Oliveira pela generosidade em compartilhar o seu conhecimento e experiência. O Agrupamento de Escolas de Mangualde continua comprometido em proporcionar experiências educacionais enriquecedoras que vão para além das salas de aula, preparando os seus alunos para desafios e oportunidades do mundo profissional. 


 Descobre e Aprende em Viseu Dão Lafões  Pasteis de Feijão do Patronato


Na quinta feira, dia 25 de janeiro os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Acão Educativa deslocaram-se ao complexo paroquial, para participarem nas filmagens, no âmbito do projeto educativo promovido pela Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões (CIMVDL), que consiste na identificação de locais e experiências com relevância pedagógica nos 14 municípios do território, possibilitando aos alunos realizarem aprendizagens transdisciplinares. 


 Encontro com Isabel Geraldo - Presidente do Gigante Sport Mangualde


A Presidente do Gigantes Sport Mangualde – Isabel Geraldo, participou numa aula da turma do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva, no âmbito do Módulo de Futebol.

Com entusiasmo, partilhou as suas experiências à frente do clube, enriquecendo a compreensão dos alunos sobre a gestão de um clube desportivo.


O Agrupamento de Escolas de Mangualde tem acolhido projetos de Empreendedorismo:


Pense Indústria- Promovido pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro- Coimbra e o projecto “Wanted – Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”. No âmbito do Projeto Pense Indústria, a nossa Escola conquistou o 1º lugar na Final Regional com o projecto FlyAlert FlySafe- apresentado pelos alunos do segundo ano do Curso Profissional de Redes Eletricas, Carlos Soares, Gonçalo Fernandes e João Carvalho.

- O projeto ‘Wanted’ – acontece no AEM, desde a 1ª edição -2011/2012, na qual jovens, acompanhados por professores, participam na iniciativa promovida e dinamizada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, pelas escolas dos seus 14 municípios.

O projeto Wanted foi lançado em fevereiro, com as Conferências Teen. Foi proporcionado aos jovens o contacto com excelentes oradores/empreendedores que percorreram as escolas do território de Viseu Dão Lafões. Seguindo-se posteriormente sessões de geração de ideias, nas quais os/as jovens deram azo à sua criatividade. Internamente formaram-se 7 equipas, duas avançaram até à final. Participaram nos bootcamps “Cria o Teu Futuro”, nos quais as equipas desenvolveram competências empreendedoras. A penúltima fase do programa Wanted 2022/2023 passou pela submissão de um videopitch por parte de cada equipa concorrente, à apreciação e selecção de um júri, com a missão de escolher 12 entre as 50 ideias apresentadas pelas Escolas do Território da CIMVIseu Dão Lafões.

A Escola Secundária Felismina Alcântara fez parte, com duas ideias, do grupo das 12 ideias seleccionas, as quais foram oriundas de jovens do Ensino Profissional e do CEF.

FlyAlert FlySafe- desenvolvida pela equipa do segundo ano do Curso Profissional de Redes Eletricas, Carlos Soares, Gonçalo Fernandes e João Carvalho; e “VigiDrone”apresentado pela equipa do CEF 22A pelos alunos Afonso Albuquerque, Francisco Tavares e Rui Costa “, acompanhados pelo Sr Prof. Nuno Brás.

Uma Escola que se norteia pelo desenvolvimento dos Valores veiculados no Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória, o desenvolvimento destes projetos – Pense Indústria i4.0 e Wanted - ativam competências nas áreas da iniciativa, criatividade, resiliência e de empreendedorismo.

Escola Aberta


Nos dias 27 e 28 de Abril, tivemos, como já é habitual, o evento “Escola Aberta”.  A Escola Secundária Felismina Alcântara recebeu durante estes dois dias os alunos dos 9º anos que assistiram à divulgação da oferta formativa tomando conhecimento das potencialidades de cada curso e das saídas profissionais associadas. 

Estes alunos tiveram ainda a oportunidade de apreciar trabalhos que os seus colegas dos cursos profissionais têm realizado abrangendo áreas da eletrónica, robótica, automação, informática, gestão, saúde e ação educativa  e ao mesmo tempo interagir na construção de pequenos objetos, nomeadamente eletrónicos.

Puderam ainda participar em jogos da matemática e outros oferecidos nas várias bancadas de atividades e visitar a viatura PANDUR do Exército Português .

Durante as tardes destes dois dias, através de conversas descontraídas, pretendeu-se aproximar as empresas dos nossos jovens criando sinergias entre empregadores e a nossa instituição de ensino.

Agradecemos, a disponibilidade e colaboração com que os nossos parceiros acolheram esta iniciativa.

Agradecemos a todos os participantes pelo seu empenho e dinâmica no desenvolvimento das atividades.

Aula Aberta


Nos dias 23 e 27 de fevereiro, os alunos dos 11º e 12º anos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas de Mangualde abriram as portas das suas salas de aula aos seus colegas do 9º ano. Estes alunos tiveram a oportunidade de observar atividades desenvolvidas nas aulas técnicas dos cursos profissionais, em áreas como a mecatrónica, redes elétricas, eletricidade e eletrónica e saúde.

Foram os próprios alunos dos cursos profissionais que explicaram as dinâmicas dos seus cursos, facilitando a interação e o manuseamento de equipamentos e materiais.

Finalistas do Cursos Profissionais 


No dia 21 de julho, os finalistas dos Cursos Profissionais festejaram pela primeira vez a  conclusão dos seus cursos com a agitação das pastas e fitas reforçando e valorizando a identidade cultural do Ensino Profissional. A ideia partiu dos Encarregados de Educação, tendo sido levada   à discussão em Assembleia de Delegados do Ensino Profissional, pelo seu presidente.  A iniciativa foi aprovada em assembleia e seguidamente  apresentada à  Direção da Escola que a acolheu calorosamente, reforçando a identidade cultural  e a valorização do Ensino profissional. Os/as  jovens dos  Cursos Profissionais  Técnico de Instalações Elétricas  e  Técnico de Informação e Animação Turística passaram do pensamento à ação e de forma pioneira celebraram na ESFA a conclusão dos seus cursos, entre a companhia dos seus encarregados de educação, pessoas amigas, dos seus Diretores de Turma, Diretores de Curso, e Professores que os acompanharam ao longo desta etapa e evidentemente sempre dignificados pela presença da Direção do AEM.

WhatsApp Video 2022-07-22 at 09.28.50.mp4

Concurso Municipal de Ideias- Wanted-| CIM Viseu Dão Lafões FINAL


No dia 24 de junho  de 2022, no concurso  intermunicipal de Ideias, Rui Conceição e Pedro Marques - finalistas do Curso Profissional de Informação e Animação Turística - representaram o nosso Município com a ideia- Turismo Industrial

Concurso Municipal de Ideias- Wanted-| CIM Viseu Dão Lafões 


No dia 19 de maio de 2022, Rui Conceição e Pedro Ferreira- Finalistas do Curso Profissional de Informação e Animação Turística - vencem o Concurso Municipal de Ideias- Wanted- promovido pela CIM Viseu Dão Lafões.

Turismo industrial- Rota d Indústria Mangualde é a ideia que representará  Mangualde no  Concurso Intermunicipal.

Programa Generator | Associação Nacional de Jovens Empresários


No dia 13 de maio de 2022 a Associação Nacional de Jovens Empresários-ANJE promoveu na ESFA, no âmbito do Empreendedorismo, a  divulgação do programa Generator. Nuno Lourenço e José Moura foram os oradores. Estiveram presentes alunos do ensino  regular e profissional, sendo de salientar o interesse demonstrado.

durante e após a sessão.

ESCOLA ABERTA  - 26 E 27 de Abril

A Escola Secundária Felismina Alcântara recebeu os alunos dos 7º, 8º, e 9º anos. 

Os alunos do 9º ano tiveram oportunidade de assistir à  divulgação da oferta formativa 2022-2023.

Os alunos do Curso Profissional de Turismo e da Associação de estudantes proporcionaram aos visitantes uma visita guiada através das várias exposições/laboratórios e salas temáticas cuja dinamização esteve a cargo dos professores dos vários departamentos e dos seus alunos.

Agradecemos a todos os participantes pelo seu empenho e dinâmica no desenvolvimento das atividades. 

Diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTGV-IPV

No dia 4 de abril de 2022 a turma do 12º G foi visitada pelo Diretor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da ESTGV-IPV.

Os alunos puderam receber informações e tirar as suas dúvidas sobre os cursos disponíveis nesta instituição e que permitem o prosseguimento de estudos.

Tiveram ainda a oportunidade de ouvir o testemunho de um aluno com o mesmo percurso escolar e que  ingressou num CTesp encontrando-se agora a frequentar o mestrado. Este testemunho foi muito motivador para aqueles que ainda têm  dúvidas sobre o ingresso  no ensino superior. 

No dia 2 de março  de 2022, realizou-se uma ação de informação/sensibilização dinamizada pelo Instituto Politécnico de Viseu e Instituto Piaget, no âmbito do protocolo efetuado com as Escolas de Mangualde relativamente à rede PEPER (Promoção do Ensino Profissional em Rede).

“A Rede PEPER promoverá uma maior articulação entre os diversos agentes/entidades de educação/formação, com o objetivo de articular e construir percursos formativos que permitam alinhar os cursos profissionais de nível 4 aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), licenciaturas e mestrados, garantindo aos alunos desses cursos o prosseguimento de estudos

e o aumento do número de alunos no ensino superior proveniente dos cursos profissionais. A divulgação da oferta formativa de nível superior, em complementaridade com a oferta formativa de nível 4, será mais efetiva, no sentido de capacitar os jovens, jovens adultos e desempregados, das oportunidades de prosseguimento de estudos, contrariando, assim, a desertificação do interior, contribuindo para a fixação de jovens na região, com competências técnicas e dinâmicas empreendedoras capazes de corresponder às suas necessidades de desenvolvimento. A criação da Rede PEPER prevê, também, a existência de vagas preferenciais para os alunos dos cursos profissionais das instituições parceiras acederem aos CTeSP.” (http://peper.ipv.pt/redepro/index.php?)


Workshop "Criatividade e Geração de Ideias"

No dia 3 de novembro de 2021, foi realizado o workshop "Criatividade e Geração de Ideias" no âmbito do projeto "Pense Indústria i4.0 " dinamizado pelo CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.

Várias turmas do ensino profissional tiveram a oportunidade de participar.


Magusto  e Dia mundial da alimentação atividades desenvolvidas pelos alunos do curso profissional de Ação Educativa 11º ano. 

WhatsApp Video 2022-01-07 at 18.49.30.mp4

Curso Profissional de Animação Sociocultural


Apresentação da peça de teatro "O meu caso" de José Régio.

A turma respondeu ao desafio de criar dois grupos de teatro e, deste modo, fazerem abordagens diferentes ao mesmo texto.

Tapete Sensorial -Curso Profissional de Animação Sociocultural  

Natal - Curso Profissional de Animação Sociocultural

Memória das vítimas do Holocausto - Curso Profissional de Animação Sociocultural

Curso Profissional de Técnico de Artes do Espetáculo 

Bairro do Amor

Abril

Variações

A Deficiência