Comemoração da 11.ª Semana
do Ensino Artístico da UNESCO
do Ensino Artístico da UNESCO
26 > 30 DE MAIO DE 2025
ARTISTAS CONVIDADOS
26 > 30 DE MAIO DE 2025
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
Educação Visual / Oficina de Artes Plásticas
P1 - Bloco C
Desenho A / Oficina de Artes / Oficina Multimédia B
P1 - Bloco B
28 DE MAIO DE 2025
TORNEIO DE VOLEIBOL LUÍS JEREMIAS
26 > 30 DE MAIO DE 2025
MÚSICA | DANÇA !
Descrição sumária da "Semana do Ensino Artístico da UNESCO"
Finalidades/objetivos específicos
A Semana Internacional da Educação Artística visa aumentar a consciencialização da comunidade educativa para a importância da educação artística. A UNESCO apoia duas formas de educação artística: aprender as artes (ensino e aprendizagem das artes visuais e cénicas) e aprender por meio das artes (integração das artes na educação para melhorar e elevar o nível da aprendizagem).
A educação artística também intensifica, de maneira transversal, o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, sobre educação de qualidade; o ODS 5, sobre igualdade de género; o ODS 8, sobre melhorar as oportunidades de trabalho e emprego decente por meio da cultura e da criatividade; tudo isso no espírito do ODS 16, sobre a mitigação de conflitos e a construção da paz.
Temos como finalidade utilizar a educação artística como instrumento para desenvolver competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, permitindo um acesso equitativo à fruição e produção cultural.
Esta é uma atividade que integra a programação cultural do Projeto Cultural de Escola (PCE) da ESDJGFA, no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA), que procura atingir os seguintes objetivos:
promover a qualidade do ensino e das aprendizagens, assim como a inclusão de todos os alunos;
envolver os artistas e instituições culturais nas atividades educativas a desenvolver, de modo a ampliar o impacto pessoal e social que as suas intervenções podem ter na comunidade;
valorizar o património cultural e as artes como elementos essenciais para a coesão social e formação integral do cidadão;
valorizar a diversidade cultural, promovendo o diálogo e reconhecendo a importância das múltiplas vozes, territórios e recursos;
incentivar atividades físicas, artísticas e sociais para ajudar a equilibrar o tempo gasto em equipamentos digitais e melhorar a saúde física e mental dos nossos alunos;
promover a comunicação cara a cara;
promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação;
desenvolver o pensamento e ação inclusivo;
dinamizar projetos e atividades que promovam a solidariedade e o respeito pela diferença através de um pensamento e ações inclusivo.
Durante a Celebração da Semana do Ensino Artístico, planeamos enaltecer a arte, o património e a cultura através das seguintes iniciativas:
exposições individuais de artistas convidados no campo das Artes Visuais, abrangendo diversas formas de expressão, como desenho, pintura, escultura, arquitetura, design, fotografia, vídeo,(...);
intervenções musicais com música e dança interpretadas pelos nossos alunos de ensino articulado, nos espaços expositivos e antes das palestras dos artistas convidados;"
palestras ou conferências ministradas pelos artistas convidados, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da educação artística como vetor do diálogo, da inclusão social e da tolerância nas nossas sociedades multiculturais e interligadas, valorizando a formação estética do cidadão;
organização de atividades que promovam as competências, os valores e os comportamentos incentivados pela educação artística, tais como a criatividade, colaboração e resolução imaginativa de problemas.
Torneio de Voleibol Luís Jeremias no campo de jogos da escola.
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
A Comemoração da Semana da Educação Artística da UNESCO na ESDJGFA pretende responder aos princípios que orientam, justificam e dão sentido às dez áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). As atividades realizadas durante esta semana são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando oportunidades para o seu crescimento e valorização em diversas áreas. Ao promover a educação artística, estamos a contribuir para a formação de alunos capazes de comunicar, criar, apreciar e refletir sobre diversas formas de expressão artística, abrangendo as seguintes áreas de competências do perfil dos alunos:
Linguagens e textos (A)
Informação e comunicação (B)
Raciocínio e resolução de problemas (C)
Pensamento crítico e pensamento criativo (D)
Relacionamento interpessoal (E)
Desenvolvimento pessoal e autonomia (F)
Bem-estar, saúde e ambiente (G)
Sensibilidade estética e artística (H)
Saber científico, técnico e tecnológico (I)
Consciência e domínio do corpo (J)
Esta abordagem multidisciplinar permite não só o desenvolvimento de competências transversais, como a criatividade, a capacidade de expressão e o pensamento crítico, mas também promove a sensibilidade estética e artística, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos. Assim, a Semana da Educação Artística é uma oportunidade valiosa para complementar as aprendizagens em todas estas áreas do perfil dos alunos, preparando-os para uma vida pessoal, académica e profissional mais enriquecedora e consciente.
Estamos certos de que estas iniciativas contribuem para o desenvolvimento da resiliência, estimulam a apreciação pela diversidade cultural e pela liberdade de expressão, e cultivam a inovação e as habilidades do pensamento crítico, no âmbito da Apropriação e Reflexão, Interpretação e Comunicação, e Experimentação e Criação.
Público-alvo
Alunos;
Docentes;
Pessoal não docente;
Pais e Encarregados de Educação/Comunidade.
Dinamizadores / Organização
Departamento de Expressões e alunos do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais.
Coordenação
Joaquim Pimenta
Luís Ribeiro
Carla Azevedo
Apoio(s)
Biblioteca Escolar
Grupo Disciplinar de Filosofia
Plano Nacional das Artes
Plano Nacional de Cinema
APEVA - Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Valadares e Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves
Parceiros
Forum Cultural de Gulpilhares (Escola Oficial de Música)
EDOV - Escola Dança Orfeao Valadares
APEVA - Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Valadares e Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves.
EDOV - Escola de de Dança - Orfeão de Valadares
ACRAV - Associação Cultural e Recreativa os Amigos Vilarenses
ABDL - Associação de Dança Boombox Legacy
Rancho Regional de Gulpilhares
CM GAIA - Câmara Municipal de Gaia
Registos videográficos captados em edições anteriores